fbpx

O movimento que faz o futuro! A 3C Plus celebra sua primeira década de existência! #3CPlus10anos 

Compartilhe

Porque fazer a gestão de relacionamento com o cliente e como aplicar isso em seu negócio

6 minutos
FerramentasGestão
porque fazer a gestão do relacionamento com o cliente

Com o excesso de informações dos dias atuais, os consumidores estão cada vez mais exigentes no momento de se interagir com alguma empresa. Por isso, é essencial realizar a gestão do relacionamento com o cliente.

Contudo, fazer isso nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso esforço, dedicação e disciplina para que ela seja feita da melhor forma e atinja os objetivos propostos. Afinal, gerir o relacionamento é lidar com pessoas e, portanto, não é uma tarefa linear ou engessada.

Neste artigo, trataremos da importância da gestão do relacionamento com o cliente, dando algumas dicas para colocar isso em prática no seu negócio.

O que é a gestão de relacionamento com o cliente?

A gestão do relacionamento com o cliente é um conjunto de esforços e estratégias que buscam otimizar a interação entre empresa e cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Assim, nessa estratégia, pensamos em todas as ações para se relacionar com o consumidor, tornando-o um cliente fiel à sua marca.

Para fazer um bom gerenciamento do relacionamento, é comum que sejam utilizados softwares de CRM, que servem como facilitadores nesse processo. 

Por que é importante fazer esse gerenciamento?

Que o mercado está cada vez mais competitivo, é fato. Agora, o que fazer, então, para se destacar perante o consumidor?

Apenas conhecer tendências, prospectar e realizar vendas não é o suficiente, é preciso um relacionamento sólido com os clientes, focado em suas experiências com a empresa.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Harvard Business School, aumentar a retenção de clientes em apenas 5% aumenta os lucros da empresa em até 95%.

Além disso, segundo o autor Philip Kotler, reter um cliente custa de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um novo. Ou seja, investir na gestão do relacionamento com clientes ainda traz uma maior economia para a empresa.

Outros pontos que tornam o gerenciamento de relacionamento com clientes tão importante:

  • Fidelização do cliente: gerenciar o relacionamento com o cliente implica em mais clientes fiéis ao seu negócio;
  • Experiência do consumidor: oferecer uma boa experiência ao consumidor gera confiança, e é a melhor forma de garantir que ele volte a fazer negócio com você;
  • Jornada do cliente: ao gerenciar o relacionamento com seus clientes é possível analisar a jornada do cliente, auxiliando na criação de estratégias de marketing, prospecção e retenção.

Como fazer a gestão do relacionamento com o cliente?

Até aqui, já entendemos como a gestão de relacionamento com o cliente é fundamental. Agora, como fazer isso de maneira efetiva?

Para te ajudar com essa dúvida, separamos 5 dicas de como aplicar isso em seu negócio:

1. Conheça seu público e tenha as informações dos clientes atualizadas

Conhecer o seu público é o primeiro passo para gerir o relacionamento com o cliente. Afinal, como você saberá que estratégias seguir se não conhece quem será atingido?

Então, busque conhecer o seu público e sua cartela de clientes, entendendo seus gostos e preferências. Isso auxiliará na criação de ações mais relevantes e eficientes, e com maiores chances de se reverterem em vendas.


Além disso, mantenha essas informações armazenadas, organizadas e atualizadas. Fazendo isso, a gestão do seu relacionamento com os cliente ficará muito mais fácil, e você poderá garantir o contato com a pessoa certa.

Saiba mais sobre o contato com a pessoa certa no vídeo abaixo:

2. Utilize um bom CRM

Aposte em tecnologias para te ajudar a armazenar as informações a respeito dos seus clientes e monitorar o comportamento deles.

Ferramentas de CRM auxiliam na centralização dos registros de contato, interações e compras de todas as pessoas que chegarem até o seu negócio. Isso otimiza, e muito, o gerenciamento de relacionamento com o cliente.

E é justamente o que a sigla CRM (Customer Relationship Management) significa: Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.

Com um CRM, o gestor consegue armazenar e atualizar informações, transformando-as em dados mensuráveis sobre seus clientes, o que é fundamental para o sucesso de campanhas e estratégias.

gestão de relacionamento com o cliente

3. Ofereça atendimento personalizado

Em tempos de atendimento robotizado, ter um atendimento personalizado e de qualidade para o seu cliente é um diferencial e tanto!

Atender bem os consumidores e personalizar as suas interações com eles auxilia na retenção e fidelização de clientes, o que, como já vimos, traz muitas vantagens à empresa.

4. Treine a sua equipe para uma boa gestão de relacionamento com cliente

De nada adianta planejar estratégias e ações se a sua equipe não estiver bem treinada para gerir o relacionamento com os clientes.

Uma equipe capacitada faz total diferença em qualquer segmento de atuação. Portanto, invista na sua, treinando-a, alinhando objetivos e metas e garantindo que todos fiquem inteirados acerca deles.

Além disso, caso utilize uma ferramenta de CRM, capacite o seu time para boa utilização dela. Isso inclui atenção ao registrar as informações no sistema, a inserção de detalhes relevantes para o relacionamento ou para decisões estratégicas, entre outros.

Outro ponto que merece destaque, aqui, é a importância de um bom pós-venda

Esse termo diz respeito ao atendimento prestado após a finalização da venda, e representa todas as ações realizadas para que o consumidor se torne um cliente recorrente.

E, apesar de muitas vezes ser deixada de lado, é tão importante quanto todas as outras etapas do processo comercial. Afinal, ela determina se o cliente manterá o relacionamento com a empresa após a experiência de compra. 

Então, treine a sua equipe e oriente-os a oferecer um bom pós-venda. Isso, com certeza, fará a diferença em sua estratégia de gerenciamento de relacionamento com o cliente.

5. Ofereça diferentes canais de atendimento

Em um relacionamento, é necessário que ambas as partes envolvidas se sintam confortáveis para interagir.

Para isso, é necessário possuir canais abertos e facilitados de comunicação com o cliente, em que ele possa escolher de que forma quer dialogar.

Dentro disso, então, uma estratégia que funciona muito bem é a estratégia all-in-one. Nela, a empresa possui vários canais de comunicação para atender ao cliente.

Aliás, mais do que ter várias opções de canais, essa estratégia faz com que a empresa tenha todos eles integrados, em um só lugar, facilitando a troca e o armazenamento de informações importantes.

Isso garante ao cliente a opção de escolher por onde será atendido e sem ter a inconveniência de repetir informações já compartilhadas, o que representa uma melhor experiência dele com o seu negócio.

Colocando essas dicas em prática, com certeza será possível criar boas estratégias de gestão de relacionamento com o cliente, garantindo consumidores fiéis e engajados à sua marca.

Para mais dicas e conteúdos como esse, confira também os demais artigos em nosso blog e acompanhe as nossas redes sociais. Até a próxima!

Veja também

mensagens que vendem
6 dicas para vender mais consignado
6 minutos
Correspondente Bancário
Os altos índices de inadimplência na Black Friday podem servir como grandes oportunidades para os call centers de recuperação de crédito. Confira as dicas para preparar sua operação.
plugins premium WordPress