fbpx

O movimento que faz o futuro! A 3C Plus celebra sua primeira década de existência! #3CPlus10anos 

Compartilhe

Ensino, varejo e cobrança: tendências do mercado para 2024

6 minutos
Correspondente Bancário
tendências do mercado para 2024

Entender o cenário dos negócios e antecipar-se é mais que uma vantagem competitiva, é algo essencial para todos os segmentos.

Saber qual será o comportamento do consumidor é o que irá reger a movimentação do mercado. Por isso, neste artigo te apresentaremos algumas tendências do mercado para 2024 nos segmentos de ensino, varejo e cobrança.

Boa leitura!

Por que entender as tendências do mercado é necessário? 

O mercado está em constante evolução. Por isso, atualizar-se delas é necessário para pequenas e grandes empresas que querem vender e, consequentemente, lucrar mais.

Isso se faz necessário, pois assim é possível entender alguns pontos essenciais no jogo dos negócios, são eles:

Tendências para o mercado de ensino

Começo de ano é uma das épocas com o ritmo mais acelerado para instituições de ensino. Pois são muitas pessoas que tem como objetivo fazer um novo curso, crianças ingressando na vida escolar ou pais buscando novas escolas para os filhos.  

São inúmeros fatores levados em consideração na hora de escolher um estabelecimento de ensino, como a metodologia utilizada, os profissionais, estrutura, etc.

Além disso, estar a par de novas tendências é, também, decisivo na hora da escolha final dos consumidores. Sendo assim, separamos neste artigo alguns insights valiosos para o ano de 2024.

1. Uso da tecnologia na gestão escolar

O uso de novas tecnologias vem sendo destaque em vários segmentos. Porém, se sua instituição de ensino ainda não é adepta à elas, isso pode ser o grande causador da perda de alunos. 

Servindo para facilitar o dia a dia das equipes, prospectar novos clientes ou acompanhar demandas de alunos, o uso de soluções tecnológicas chegou para ficar e substituir sistemas arcaicos e ineficazes.

Por isso, contar com ferramentas ágeis, que entreguem a possibilidades de performar mais, é de grande valia para o ano de 2024.

2. Análise de dados para tomada de decisão

Decisões certeiras devem ser tomadas com base em dados sólidos. Por isso, complementando o uso de novas tecnologias, a análise de métricas também é algo que veio para ficar.

Embora seja uma aposta para o próximo ano, a ferramenta da 3C Plus já possui essa funcionalidade muito bem estruturada. São diversos modelos de relatórios, capazes de entregar dados em tempo real. Isso possibilita que o gestor tenha um controle muito maior sobre o funcionamento de todo o sistema escolar.

3. Personalização da aprendizagem

Pensar na experiência do cliente é uma necessidade em qualquer tipo de negócio, independente do tamanho. Por isso, a personalização da aprendizagem se dá através desse ponto de vista.
Ter uma aprendizagem personalizada não diz respeito apenas à metodologia de ensino. Mas, também, como se comporta a comunicação que a instituição tem com famílias e alunos.

tendências para o ensino em 2024

Tendências para a cobrança

Durante o ano de 2023, o time de especialistas da 3C Plus participou de inúmeros eventos, onde se pôde observar alguns comportamentos e tirar insights valiosos sobre o mercado da cobrança. Dois muito importantes foram o CMS Financial Innovation e o RD Summit.

1. Soluções All in One

O termo All in One, em tradução livre, significa tudo em um, ou seja, tudo o que você precisa em um só lugar.

São poucas as ferramentas que oferecem isso. Porém, o que observamos no mercado é que tudo que entregue mais facilidade nos processos é bem aceito. 

Um software All in One reúne todas as ferramentas que a empresa precisa. Assim, a gestão de tarefas é executada com mais tranquilidade, diminuindo a incidência de erros.

2. Segmentação estratégica

Quanto mais personalizado o seu atendimento, maior a taxa de aderência. Portanto, personalize suas ações conforme o público.

É importante considerar esse ponto em todos os canais de comunicação da sua estratégia de recuperação de crédito. Bem como em métodos que podem ser aplicados na operação, como o conceito best time to call

3. Expansão da Inteligência Artificial

Essa é uma tendência que surgiu em 2023, mas continua forte em 2024.

Sendo assim, a tendência é que as instituições utilizem para melhorar a experiência do cliente, trazendo mais agilidade com chatbots e outras funcionalidades. 

tendências para a cobrança em 2024

Tendências para o varejo

Além da transformação digital, o que irá ditar o ritmo do mercado de varejo no próximo ano serão as mudanças que vem acontecendo no comportamento dos consumidores.

Porém, é importante ressaltar que o uso de novas tecnologias terá um papel essencial para quem quer manter o cliente engajado.

1. Consumo de marcas com propósito

Comprar analisando os valores da marca, é essa a movimentação do público.

O consumidor está ficando cada vez mais atento às marcas que consome, não só ao produto que ela entrega, mas também, ao propósito que ela carrega. 

Por isso, se você quer vender mais, tenha valores fortes e deixe isso transparente aos seus consumidores. 

2. Mundo digital

Com toda certeza, você conhece alguém que tem esse hábito ou já fez uma compra online. Essa prática vem mais forte em 2024, pois os usuários estão cada vez mais conectados, procurando informações e adquirindo mercadorias.

Portanto, empresas que não estão no digital e não usam esse ambiente estrategicamente, estão abrindo as portas para a concorrência sair na frente.

3. Foco na experiência do cliente

Conforme as mudanças no perfil do consumidor, a sua empresa precisa se atualizar também. Por isso, focar na experiência do cliente é um dos caminhos mais certeiros para ter sucesso no objetivo.

Seja no ambiente físico ou digital, invista em ações e faça uso de ferramentas que promovam a conexão do cliente com a marca.

tendências para o varejo em 2024

Tendo em vista todas as tendências que apresentamos aqui, chegou o momento de se atualizar para começar 2024 com foco na inovação.

Dica bônus: contar com ferramentas de alta performance farão o seu negócio estar mais alinhado com as novidades do mercado.

Se você quer mais insights como esse, confira os conteúdos no nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais.

Até a próxima!

Veja também

atendimento ao cliente
4 minutos
Correspondente Bancário
Operador de Call Center
plugins premium WordPress