fbpx

Como treinar uma equipe grande?

como treinar uma equipe grande

Todo gestor que deseje bons resultados em sua empresa precisa buscar as melhores formas para treinar uma equipe grande. Isso porque, não é possível ter um time de alta performance sem investir na capacitação dos seus colaboradores.

Uma pesquisa da Gallup, em parceria com a Harvard, revelou que profissionais de alta performance não se estabelecem em equipes medianas. Isso significa que não adianta contratar os profissionais mais qualificados para o trabalho; se não houver investimento em desenvolvimento para o restante do time, estes profissionais não se manterão por muito tempo na empresa.

Portanto, separamos algumas dicas que o ajudarão a treinar uma equipe grande e, assim, alavancar os resultados do seu negócio.

Se atualize

De nada vale exigir funcionários capacitados se eles não têm a referência de um gestor capacitado. Portanto, estude constantemente técnicas de gestão, atendimento, abordagem, e tudo mais que faça sentido para o seu nicho de atuação.

Além disso, invista tempo estudando o mercado de atuação da sua empresa. Isso é importante para se manter atualizado nas várias mudanças que ocorrem no mercado no decorrer dos tempos. Uma boa dica é visitar outras empresas e possuir cases de sucesso em que você possa se inspirar e, até mesmo, buscar conselhos quando necessário.

Conheça seus colaboradores

Para saber qual é o treinamento mais indicado para sua equipe, é essencial que você conheça seus funcionários. Para isso, busque saber quais são as suas habilidades e quais os pontos fortes e fracos de cada um.

Assim, você consegue perceber as oportunidades existentes em seu time e identificar quais pontos devem ser trabalhados para melhorar sua performance.

Invista em capacitações para treinar uma equipe grande

Cursos e treinamentos são, mais do que meros gastos, investimentos no futuro da sua empresa. Ao capacitar funcionários, você os incentiva a entregar melhores resultados e os torna engajados com o propósito da organização.

Portanto, é importante capacitar todos os colaboradores do time, sejam eles líderes, sub líderes, gestores ou colaboradores recém chegados na equipe.

De maneira bem básica, você pode fornecer dois tipos de treinamento aos colaboradores:

  1. Treinamento técnico (hard skill): visa desenvolver as habilidades técnicas do funcionário, aumentando seus conhecimentos e atualizando-os acerca das mudanças mercadológicas e tecnológicas que envolvem o seu setor. Um bom exemplo disso é o onboarding realizado para inserir o colaborador dentro da realidade da empresa. Além disso, podemos citar também os cursos específicos para a área de atuação de cada colaborador, bem como os treinamentos de reciclagem para atualizar funcionários antigos;
  1. Treinamento comportamental (soft skill): busca aperfeiçoar o comportamento dos funcionários, baseado na cultura da empresa. Este modelo de capacitação parte de sentimentos, comunicação e motivação pessoal dos funcionários, melhorando o engajamento e a harmonia no ambiente de trabalho. Exemplos disso são os treinamentos motivacionais e comportamentais, além dos alinhamentos internos que visam tratar a respeito da cultura da empresa.

Além disso, algo que é muito importante para o desenvolvimento dos funcionários, tanto nas hard skills quanto nas soft skills, é a cultura do feedback. Através do feedback, é possível alinhar entregas e expectativas, tornando claro ao colaborador quais os seus pontos fracos e fortes, e de que forma a empresa espera que ele desenvolva isso.

Busque constância ao treinar uma equipe grande

É importante lembrar que treinar uma equipe grande não se resume a aplicar estratégias de forma esporádica. Investir em treinamentos é desprender esforços contínuos para o desenvolvimento dos colaboradores.

Contudo, diante disso, muitos gestores podem se perguntar: e se eu me esforçar para desenvolver o funcionário e ele sair da minha empresa? Bom, Henry Ford já nos deu uma resposta a esta pergunta:

Assim, após se capacitar e buscar conhecer sua equipe de colaboradores, busque investir continuamente em cursos e treinamentos para eles. Dessa forma, o time estará constantemente atualizado e preparado para exercer sua função da melhor forma possível.

Faça uma avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que visa mensurar a performance dos colaboradores, analisando suas skills e entendendo se eles têm o desempenho esperado pela empresa. Dessa forma, é possível criar um plano, junto ao colaborador, para melhorar e desenvolver suas habilidades dentro da organização.

Além disso, a avaliação de desempenho auxilia na melhoria da empresa como um todo, pois, além de observar o colaborador individualmente, avalia também as respectivas equipes. Isso faz com que fique mais fácil aprimorar processos e treinar uma equipe grande.

Uma dica de ouro, aqui, é contar com o auxílio de ferramentas para o acompanhamento de funcionários. A discadora automática da 3C Plus, por exemplo, conta com inúmeras funcionalidades que auxiliam o gestor a monitorar sua equipe. Uma delas é o “Modo Espião”, que permite ao gestor acompanhar as chamadas realizadas por sua equipe em tempo real sem que os funcionários saibam que ele está ali. Neste modo, o gestor consegue falar com o agente de forma que só ele escute, possibilitando, assim, que o gerente auxilie o colaborador e o indique o melhor script de vendas para o cliente em questão. 

Além disso, a ferramenta permite ouvir gravações de chamadas, acompanhar métricas de produtividade e intervalos, e dar feedbacks para as interações com clientes. Neste último, é possível criar auditorias para classificar e avaliar as ligações dos agentes com notas, o que auxiliará o gestor a buscar os treinamentos certos para melhorar a performance do time.

Treinar uma equipe grande é fundamental para que sua empresa tenha bons resultados. Colaboradores capacitados tornam-se mais produtivos e engajados com o restante da equipe, e são a força motriz que impulsiona os resultados do seu negócio. Lembre-se do que disse o escritor Robin Sharma:

“Quanto maior é o seu sonho, mais importante é o seu time!”

Agende uma demo e comece a eliminar a ociosidade da sua operação agora com a 3C Plus!

Eduarda Falcão

Eduarda Falcão

Eduarda trabalha com redação há mais de 5 anos, e é uma profissional versátil na área de comunicação. Ama a língua portuguesa e acredita no potencial transformador que a escrita carrega.
Eduarda Falcão

Eduarda Falcão

Eduarda trabalha com redação há mais de 5 anos, e é uma profissional versátil na área de comunicação. Ama a língua portuguesa e acredita no potencial transformador que a escrita carrega.

Veja mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Central de atendimento:
11 4063-7921

© 2023 3C PLUS®. Política de privacidade

plugins premium WordPress

Descubra como o discador automático pode acelerar a produtividade da sua empresa

Descarte até 91% das chamadas improdutivas e economize tempo, dinheiro e esforços