fbpx

O movimento que faz o futuro! A 3C Plus celebra sua primeira década de existência! #3CPlus10anos 

Compartilhe

Como construir um script de vendas

4 minutos
Call Center
script de vendas

Um bom script de venda faz parte dos mandamentos para vender mais por telefone. Veja como elaborar o seu e decolar em vendas!

O telefone é uma das ferramentas mais poderosas quando o assunto é vender e fortalecer o vínculo com clientes. Diferente das vendas online, o contato telefônico aproxima e humaniza a sua empresa, contudo, é preciso ter um bom roteiro para que a abordagem seja assertiva e converta a prospecção em venda.

Na prática, o Script de Vendas é um roteiro que orienta a sua equipe de vendedores na jornada com cada cliente, antes mesmo do primeiro contato até a finalização da prospecção, elevando as taxas de sucesso.

Dessa forma, preparamos um passo a passo de como construir um script de vendas que seja completo e faça sentido para sua empresa e para o seu cliente:

01-  Conheça seu cliente

A pesquisa é uma ferramenta poderosa e que precisa fazer parte da construção do script – ela vai evitar que a sua abordagem seja engessada e que seja longe da realidade da empresa em prospecção.

Antes de passar a mão no telefone e começar o processo de vendas, entenda quem é o seu cliente. Responda perguntas como:

  • Qual o ramo de atuação?
  • Quem são seus concorrentes diretos?
  • Qual o tamanho da empresa?
  • O meu produto/serviço faz sentido para eles e o modelo de negócio?
  • Quais as principais dores?
  • Existem objeções que podem ser mapeadas antes mesmo do primeiro contato?

02- A jornada do cliente

Antes de estruturar um script de vendas, tenha definido no seu planejamento a jornada que o cliente fará dentro da sua empresa, desde a prospecção até o pós-venda, também conhecido como Customer Success.

Cada etapa terá uma abordagem, contudo todas deverão comunicar a mesma mensagem, evitando que haja mal entendidos, promessas que não podem ser cumpridas e até outros problemas causados pela comunicação.

03-  Ouça a sua equipe

Se a sua equipe possui vendedores experientes com o perfil que deseja trabalhar, convoque-os para esse momento de elaborar o script.

A voz da experiência é sempre carregada de boas vivências, argumentos sólidos, erros e acertos e certamente terá boas observações a serem consideradas.

04- Escuta ativa

Uma oportunidade pode se tornar uma experiência desagradável em segundos.

Por isso, antes de anunciar seu produto ou solução, converse com seu cliente e crie um clima mais leve para a ligação, faça perguntas e ouça atentamente, conduzindo o diálogo de maneira leve até chegar na sua proposta (lembre-se: não é um monólogo!).

Não esqueça de trazer para a conversa as informações coletadas, elas são essenciais para a fase de negociação. 

É necessário ressaltar que não há uma “receita do sucesso”, mas tem algumas ações que podem estragar a prospecção no primeiro contato, como perder tempo falando de si e de sua empresa.

O foco da venda é o cliente!

05-  Não pare no tempo

De todas as dicas, essa é a essencial. Manter um script desatualizado, engessado e até que não tenha nenhuma ligação com a realidade da prospecção é um tiro no pé.

De tempos em tempos, revise as abordagens, analise os resultados e entenda as métricas que essa operação está resultando e confira o nosso e-book, com 6 motivos que indicam que você está perdendo vendas por telefone!

Não existe uma fórmula mágica, tampouco um modelo pronto que seja 100% eficiente para todas as ligações.

Com a prática, você e sua equipe podem trabalhar a desenvoltura para adaptar uma boa abordagem durante uma ligação, que é sentir o feeling de como agir em cada situação. 

Com o script de vendas estruturado, é hora de colocar a mão no telefone e focar no resultado!

Agora, se você quer aperfeiçoar o seu Call Center para aumentar as suas vendas e lucrar mais com a sua operação, consulte o Guia que irá mudar os resultados da sua operação! 

Veja também

mensagens que vendem
6 dicas para vender mais consignado
6 minutos
Correspondente Bancário
Os altos índices de inadimplência na Black Friday podem servir como grandes oportunidades para os call centers de recuperação de crédito. Confira as dicas para preparar sua operação.
plugins premium WordPress