fbpx

O movimento que faz o futuro! A 3C Plus celebra sua primeira década de existência! #3CPlus10anos 

Compartilhe

Mensagens que vendem: como vender mais por mensagens de texto

5 minutos
Vendas
mensagens que vendem

Na era digital, a comunicação transcendeu as chamadas tradicionais. Mensagens de texto se estabeleceram como uma ferramenta poderosa de comunicação com o cliente, tornando-se indispensáveis na prospecção.

Afinal, além de ser muito eficiente, enviar mensagens de texto costuma ter um custo mais baixo quando comparado a outros meios de prospecção. 

Porém, vale lembrar que não basta somente enviar, acertar na mensagem é fundamental para conquistar o cliente!

É essencial, além de ter um mailing higienizado e enriquecido, conhecer os hábitos de consumo do público, dominar as técnicas de negociação e possuir um bom script de vendas para elaborar mensagens que vendem.

Por isso, nesse artigo, vou te ensinar o segredo de mensagens que realmente vendem e a forma correta de enviá-las para os clientes. Vem comigo?

Enviando mensagens que vendem

Ao entrar em contato com clientes por mensagens de texto, seja por SMS ou pelo WhatsApp, é importante entender que quanto mais direcionada e específica for a mensagem, melhor será o resultado.

Por isso é importante ser muito estratégico ao fazer o filtro do mailing, além de mantê-lo sempre higienizado, segmentando muito bem o público de interesse. Dessa forma, será mais fácil elaborar uma mensagem que chame a atenção do cliente

Para isso, você pode pincelar uma informação sobre uma situação ou contrato específico. Isso aumenta consideravelmente a possibilidade de retorno por parte do cliente.

Se você vende consignado, por exemplo, pode fazer um filtro de clientes que acabaram de completar 60 anos e recebem a “aposentadoria por invalidez”, informando que agora todos os bancos permitem a contratação do crédito.

Mas, vale destacar: isso não vale apenas para esse nicho de vendas. Você pode utilizar a segmentação em diversos outros segmentos, como vendas de cursos, planos ou até mesmo produtos.

Ao se referir a uma característica específica, as chances de resposta aumentam, já que o cliente percebe que não se trata de uma chamada genérica.

Porém, atenção! Ao aplicar essa estratégia, leve em conta a realidade em que seu negócio está inserido.

Dependendo da região que você atende, por exemplo, quanto mais filtros você aplicar à sua base, menor será a quantidade de leads disponíveis. Em algumas situações, usar uma base mais ampla com uma comunicação genérica pode ser uma estratégia interessante.

Inclusive, nesses casos, vale a pena conhecer e utilizar quebras de objeções e gatilhos mentais para aumentar as chances de conversão.

Utilizando gatilhos mentais ao enviar mensagens

É muito importante entender os gatilhos mentais que estão por trás do sucesso de mensagens que vendem.

Eles nada mais são do que as decisões que o cérebro toma no piloto automático para evitar o esgotamento diante de tantas decisões tomadas ao longo do dia.

É como se o cérebro filtrasse quais decisões precisam realmente de uma atenção especial.

Afinal, fazemos escolhas o tempo todo. Acordamos e precisamos decidir entre sair da cama logo ou ignorar o despertador. No café da manhã, escolhemos entre um café preto ou algo mais saudável. Além de muitas outras decisões que tomamos ao longo do dia e que são tão comuns que passam despercebidas.

Portanto, os gatilhos mentais atuam como um estímulo no cérebro, provocando uma reação de tomada de decisões automática, sem chegar ao nível totalmente consciente.

E é aí que os gatilhos mentais atuam, como incentivadores do inconsciente.

O ponto, aqui, é que esses estímulos também podem ser propositais, enviados conscientemente por alguém. Quando utilizados nas vendas, eles atuam como aquele “empurrãozinho” que falta para o cliente tomar a decisão de compra.

Então, entender como os gatilhos se complementam e utilizá-los na prospecção de vendas pode transformar seus resultados. Você pode conhecer um pouco mais sobre o assunto clicando aqui.

Exemplos de mensagens que convertem

SMS

No disparo de SMS ativar o gatilho da curiosidade e imediatismo é o que traz o melhor resultado. Inicie o contato apresentando algo que possa ser um desejo do seu cliente e finalize chamando para um contato, ao invés de apresentar valores e taxas.

Confira alguns exemplos:

Mensagens para WhatsApp

No WhatsApp, o gatilho da reciprocidade funciona muito bem.

Quando se trata de um cliente com quem você já falou em algum momento e que te autorizou a enviar mensagens, entregar uma informação de valor e apresentar um provável problema do cliente gera a conexão que você precisa para incentivá-lo a comprar.

Outra dica é enviar mensagens simples, como você faria com um amigo ou

conhecido, sem incluir muitos emojis e efeitos:

Bom, agora que você já sabe como criar mensagens vendem para converter seus leads em clientes, que tal colocar em prática e adaptar à realidade da sua operação?

Mas, nunca se esqueça que, independente da técnica ou das mensagens que você utiliza, sempre estará lidando com pessoas.

Então, pense como o seu cliente, se coloque no lugar dele e entenda suas necessidades. Fazendo isso, suas negociações e seu relacionamento com os seus clientes serão imbatíveis!

Veja também

mensagens que vendem
6 dicas para vender mais consignado
6 minutos
Correspondente Bancário
Os altos índices de inadimplência na Black Friday podem servir como grandes oportunidades para os call centers de recuperação de crédito. Confira as dicas para preparar sua operação.
plugins premium WordPress