fbpx

Como ter uma lista de contatos assertiva e potencializar os seus resultados

lista de contatos assertiva

Muitas vezes, uma operação de call center não consegue ter bons resultados porque não tem uma lista de contatos assertiva. Isso impacta tanto na produtividade dos funcionários, quanto nos resultados financeiros da operação, já que o contato com as pessoas certas fica mais difícil.

Além disso, com uma lista improdutiva, é comum que haja repetição de contato com um cliente que não demonstrou interesse na proposta. Essa insistência em voltar a ligar para quem já sinalizou desinteresse cria uma imagem negativa para você e para o seu cliente.

Isso, definitivamente, não é o que você quer passar, certo?

Por isso, neste artigo trouxemos alguns pontos que te ajudarão a ter uma lista de contatos assertiva e otimizar os recursos da sua operação.

Fazer a higienização do mailing

Você já passou pela situação de ter um mailing (lista de contatos) com diversos dados, mas que não é efetivo na hora de entrar em contato com o cliente? Se sim, esse é um sinal de que você precisa higienizar a sua base de contatos.

Essa higienização nada mais é do que a remoção de contatos ruins e improdutivos da sua lista, a fim de mantê-la sempre atualizada. Isso evita retrabalho, improdutividade e custos desnecessários em ligações que não trazem retorno.

Além disso, a higienização da base de contatos também é de extrema importância para diminuir a porcentagem de chamadas improdutivas diárias e evitar ter seu CNPJ comprometido pelas normas da Anatel.

lista de contatos assertiva

Aqui, é importante contar com relatórios precisos a respeito das ligações realizadas em sua operação. Isso te auxiliará a entender quais números de fato são válidos e quais não precisam ser contatados novamente.

Qualificar a lista de contatos

Após higienizar a base e eliminar contatos inválidos, o próximo passo para uma lista de contatos assertiva é realizar a qualificação do mailing.

Essa qualificação envolve entender o perfil do seu cliente ou público-alvo e criar uma lista com base em características desse perfil. Assim, você terá uma lista de contatos assertiva com pessoas que têm interesse em fechar negócio com sua operação ou que, pelo menos, são propensos a isso.

Nessa qualificação, são removidos clientes que já foram contatados e não têm interesse em negociar com a sua operação, além de números que não representam o contato com a pessoa certa.

Com isso, você diminui aqueles contatos repetitivos com pessoas que já demonstraram não estar interessadas. O que, como falamos acima, não é bom para a imagem da operação.

Além disso, vale destacar que para qualificar um mailing podem ser realizadas diversas etapas. Tudo irá depender do segmento de atuação, do público alvo do seu negócio, e do nível de qualificação desejado.

Enriquecimento da base

O enriquecimento de mailing serve para deixá-lo mais completo, te fornecendo uma lista de contatos assertiva. Ele é indicado para casos onde há uma lista de números com informações faltantes, o que atrapalha a tomada de decisões e a negociação com o cliente. 

Por exemplo, você tem o número de telefone do cliente, mas não tem seu CPF; ou tem o CPF, mas não tem o e-mail. Nesses casos, o processo de enriquecimento utiliza alguma dessas informações-chave para consultar os demais dados em plataformas especializadas.

Com isso, sua empresa fica munida de informações precisas que facilitarão ações de cobrança, venda, relacionamento ou segmentação de lista.

Além disso, o enriquecimento ajuda a potencializar suas oportunidades e aumentar as chances de bons resultados na sua operação.

Utilizar a estratégia de revezamento

Revezar o mailing é uma estratégia que aumenta a produtividade da equipe, e é muito útil para aqueles momentos em que os operadores estão trabalhando por horas em campanhas com baixa taxa de completamento.

Com ela, é possível garantir uma boa performance da equipe o dia todo e potencializar, portanto, seus resultados.

Para utilizar essa estratégia, é preciso que você tenha duas ou mais campanhas e segmentações de mailing para serem trabalhadas. Assim, é só, de tempos em tempos, pausar uma campanha e começar a rodar a outra, revezando a lista.

A partir disso, você conseguirá avaliar os canais e verificar qual campanha é mais assertiva e deve concentrar maiores esforços dos operadores. Isso o auxiliará a melhorar ainda mais a sua estratégia.

Contudo, para o sucesso dessa ação, é necessário um controle sobre as atividades da empresa, acompanhando os relatórios e ligações dos operadores ao longo do dia. Isso nos leva à última dica para um mailing produtivo:

Utilizar ferramentas que tornem a lista de contatos assertiva

Ferramentas e tecnologias podem ser as maiores aliadas para os resultados da sua operação. Quando bem utilizadas, elas permitem a redução dos erros, o acompanhamento de métricas, a criação de estratégias e a otimização de recursos.

Neste sentido, algumas ferramentas podem ser fundamentais para uma lista de contatos assertiva, auxiliando no momento da qualificação e higienização do mailing.

lista de contatos assertiva

Viu só como ter uma lista de contatos assertiva não é uma tarefa difícil? Basta prestar atenção aos pontos mencionados e você terá muito mais qualidade e produtividade em suas ligações.

Para mais conteúdos como este, confira nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais. Lá, trazemos todas as novidades sobre o mundo de crédito consignado e cobrança!

Agende uma demo e comece a eliminar a ociosidade da sua operação agora com a 3C Plus!

Eduarda Falcão

Eduarda Falcão

Eduarda trabalha com redação há mais de 5 anos, e é uma profissional versátil na área de comunicação. Ama a língua portuguesa e acredita no potencial transformador que a escrita carrega.
Eduarda Falcão

Eduarda Falcão

Eduarda trabalha com redação há mais de 5 anos, e é uma profissional versátil na área de comunicação. Ama a língua portuguesa e acredita no potencial transformador que a escrita carrega.

Veja mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Central de atendimento:
11 4063-7921

© 2023 3C PLUS®. Política de privacidade

plugins premium WordPress

Descubra como o discador automático pode acelerar a produtividade da sua empresa

Descarte até 91% das chamadas improdutivas e economize tempo, dinheiro e esforços