fbpx

O movimento que faz o futuro! A 3C Plus celebra sua primeira década de existência! #3CPlus10anos 

Compartilhe

Como vender pelo WhatsApp: dicas para aumentar suas vendas pela ferramenta

5 minutos
Vendas
vender pelo whatsapp

É fato: o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados em todo o mundo. Segundo pesquisa, o app está em segundo lugar na lista dos mais baixados em 2023, o que faz com que vendedores constantemente se perguntem: como vender mais pelo WhatsApp?

Bom, se você ainda não incorporou a ferramenta ao processo de vendas no seu negócio, com certeza está perdendo uma grande oportunidade. Afinal, são mais de 169 milhões de usuários no Brasil, segundo dados de 2023.

Então, é seu dever estar presente na plataforma para conseguir mais oportunidades de negócio.

Porém, não basta simplesmente disparar mensagens e esperar uma chuva de vendas. É preciso ter estratégia e um plano de ação bem definido para que o app se torne um potencial canal de vendas.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas para impulsionar suas vendas pelo WhatsApp, independentemente do nicho ou tamanho da sua empresa.

1. Conheça seu público

A primeira coisa para vender pelo WhatsApp é conhecer bem o público-alvo do seu negócio. Assim, você conhecerá a melhor forma de enviar mensagens e como chegar até os clientes pelo canal.

Além disso, também é fundamental fazer a gestão do relacionamento com clientes que já são seus, garantindo que eles continuem a fazer negócios com a sua empresa.

2. Implemente o WhatsApp no seu processo de vendas

O primeiro passo para aumentar as vendas no WhatsApp é implementá-lo no dia a dia da sua operação.

Para isso, analise e defina uma estratégia para o canal: será utilizado para primeiro contato e qualificação? Follow-up? Pós-venda?

Você pode escolher quantas formas quiser para utilizar o canal, o importante é que mantenha uma constância na comunicação e fale com seus clientes sempre de maneira clara e amigável.

3. Personalize o canal

O WhatsApp é o canal ideal para ter uma comunicação mais personalizada com o cliente.

Portanto, chame as pessoas pelo nome, use emojis e figurinhas (com moderação), e explore os recursos disponíveis. 

Ter esse atendimento mais pessoal e conversas mais contextualizadas, melhora a interação com o cliente e garante o sucesso das vendas pelo aplicativo.

4. Busque treinamento para vender pelo WhatsApp

Busque por treinamentos para a equipe de vendas, que ensinem a vender pelo WhatsApp e a utilizar a plataforma corretamente.

Aqui, estão incluídas algumas boas práticas. Por exemplo, escrever corretamente e evitar o excesso de mensagens em horários pouco convencionais.

Além disso, outra dica que pode ajudar é ter um script de vendas que torne a comunicação mais simples.

5. Divulgue o WhatsApp como canal de vendas

Mais do que apenas utilizar o canal, é preciso utilizá-lo em suas estratégias de vendas. Então, faça anúncios que incluam o WhatsApp e direcionem direto para ele. 

Um exemplo disso são os anúncios em que há um botão que leva os clientes direto para o WhatsApp. Isso encurta a jornada de compra e possibilita um canal direto com os clientes, facilitando o caminho para eles.

6. Analise dados

Dados não mentem. Por isso, analise dados e busque entender o que pode melhorar, tanto para vender pelo WhatsApp quanto para outros canais.

Alguns exemplos de métricas de vendas no WhatsApp são: satisfação do cliente, tempo de atendimento e retorno sobre investimento.

Uma dica, aqui, é: conte com ferramentas para envio de mensagens via WhatsApp. Normalmente, esse tipo de software fornece métricas e insights para a empresa.

Isso ajuda a entender quais estratégias estão dando errado e quais estão te fazendo perder vendas pelo WhatsApp.

vender pelo whatsapp

7. Preste um bom atendimento ao vender pelo WhatsApp

Para vender pelo WhatsApp, é fundamental prestar um bom atendimento ao cliente. Afinal, quem vai querer comprar de uma pessoa que não o atendeu bem?

Por isso, busque ser atencioso com os clientes, sendo paciente e educado em todas as situações.

8. Tenha mensagens rápidas 

Quando há automações e mensagens rápidas programadas, as soluções chegam muito mais rápido.

Isso, consequentemente, gera clientes mais satisfeitos e mais propensos a negociar com você.

Então, crie automações e respostas rápidas para dar ao cliente através de ferramentas específicas para isso. Dessa forma, você garante que o fluxo de trabalho seja otimizado e a equipe tenha mais produtividade.

Conclusão

Em um cenário cada vez mais competitivo, ter boas estratégias para vender pelo WhatsApp pode ser o diferencial para o sucesso.

Portanto, esteja sempre atento às necessidades dos seus clientes e adapte seu plano de ação conforme as tendências e mudanças no mercado. Com isso, é possível ter um crescimento contínuo e sustentável.

Para conferir mais conteúdos como este, acesse nosso blog e acompanhe nossas redes sociais. Assim, você fica por dentro de todas as novidades que lançarmos.

Até a próxima!

Veja também

atendimento ao cliente
4 minutos
Correspondente Bancário
Operador de Call Center
plugins premium WordPress