3CPlusCall Center, Telefonia VoIP0 Comentário

Rotas de Telefonia: o que são e qual a importância delas para o seu Call Center?

Já ouviu falar sobre rotas de telefonia, mas não compreende o que são essas tecnologias e como elas são importantes para o seu Call Center?

Não se preocupe, você não está sozinho.

É comum as siglas de Rotas GSM, TDM e CLI gerarem confusão para gestores e equipes. Hoje, vamos esclarecer todas as dúvidas e detalhes sobre essas rotas de telefonias.

Rotas de telefonia: O que são?

Para realizarmos chamadas, as operadoras VoIP precisam estar interligadas com as operadoras convencionais, que fornecem a terminação de cada chamada realizada.

As rotas de telefonia são estas terminações.  Um conjunto de vários circuitos ou canais de saída, que interligam uma central. Assim, as rotas de telefonia fazer a interconexão de ramais e permitem a ligação telefônica.

Elas podem usar tecnologias diferentes para realizar essas ações, e é por isso que conhecemos as Rotas GSM, TDM e CLI.

Rota GSM

GSM é a sigla para Global System for Mobile (Sistema Global para Comunicação Móvel). Como o próprio nome indica, esta é a rota de telefonia usada, principalmente, por celulares.

A principal vantagem para quem usa a tecnologia GSM são os preços mais acessíveis. O SMS, por exemplo, foi desenvolvido a partir da tecnologia GSM.

Além disso, nela, tanto o sinal, quanto o canal de voz são digitais, o que garante maior qualidade na conexão.

Nas rotas GSM, o terminal do utilizador é formado por um SIM Chip e por um terminal móvel. É a rota mais barata e não possui identificação de chamada.

Rota TDM

TDM significa Multiplexação por Divisão do Tempo. Esta rota permite a comunicação de diversos canais através de um único meio de transmissão, pela divisão do tempo.

As rotas podem ser divididas entre Síncrona e Assíncrona. Na TDM Síncrona, os intervalos são sempre divididos em tamanhos iguais, quando na Assíncrona, os intervalos de tempo são divididos de acordo com a demanda de cada terminal.

Esta tecnologia é muito utilizada para serviços de telefonia fixa digital. Possui boa qualidade, baixas tarifas e é amplamente utilizada por empresas que buscam uma qualidade melhor, mas não conseguem pagar por uma rota CLI. Seria uma rota intermediária entre GSM e CLI.

Rota CLI

Já a tecnologia CLI é um sistema de altíssima qualidade de interconexões digitais entre operadoras nacionais e internacionais.

As rotas CLI também são rotas com BINA, ou seja, identificação de chamadas. Seu número de chamada aparece no telefone da outra pessoa quando você efetua uma ligação para ela.

Se o que você procura é a melhor qualidade em ligação, com binagem, as rotas CLI são a melhor opção. A qualidade de uma rota CLI é superior a GSM e TDM.

Agora que você já está por dentro das principais rotas de telefonia que existem atualmente, vamos ao próximo passo:

Quais os benefícios de se ter uma boa rota de telefonia e o que elas melhoram no dia a dia de um Call Center?

As rotas de telefonia possuem função primordial dentro de uma operação de Call Center: é através delas que todas as ligações serão encaminhadas ao destino.

Um dos fatores para o sucesso do operador em uma ligação é que o atendimento ofereça uma boa qualidade, para que nada interrompa ou dificulte o contato.

Dentre os benefícios das rotas de telefonia, destacam-se os seguintes:

  • Bina do número, ou seja, identificação de chamadas;
  • Análise do número chamado, com identificação da chamada como local ou interurbana;
  • Seleção do melhor caminho disponível para a ligação, além da rota de menor custo;
  • Encaminhamento de chamada.

Além disso, as rotas de telefonia permitem uma rápida troca de sinais, evitando a sobrecarga de chamadas. Você pode realizar ligações de baixo custo através da rede de telefonia IP.

Qual a relação das rotas de telefonia com os discadores automáticos?

Os discadores possuem funcionalidades para quem busca mais produtividade e controle em suas ligações.

As chamadas realizadas através do discador saem pela rota de telefonia escolhida: GSM, TDM ou CLI. Ambas as rotas são VoIP, nas redes de telefonia IP há um envio independente dos pacotes de dados contendo informações de voz, selecionando-se o melhor caminho para se chegar ao destino desejado, utilizando os recursos da rede da forma mais eficiente possível.

Atualmente, as chamadas por rede IP são mais estáveis e possuem maior qualidade. Se ainda restarem dúvidas sobre rota de menor custo e outros métodos para reduzir gastos com telefonia, deixe aqui nos comentários.

Conheça também a importância da internet na utilização da telefonia VoIP.

A importância da internet para a utilização de telefonia Voip

Escrito por: 3CPlus
Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *