3CPlusTelefonia VoIP0 Comentário

A importância da internet para utilização da telefonia VoIP

Se você trabalha com um grande volume de ligações, sabe o quanto é importante contar com a tecnologia VoIP e discadores automáticos para manter a produtividade do seu negócio em alta e os custos baixos, certo?

Mas em algum momento você já chegou a se questionar sobre a importância da internet para o uso desse sistema de telefonia?

Este detalhe faz toda a diferença no uso da tecnologia VoIP.

A internet para telefonia VoIP e discadores

Como a telefonia VoIP se trata de uma tecnologia que transmite sinais de áudio por meio da internet, seu uso está diretamente associado à conexão online.

Ao acessar uma página na internet, você ENVIA apenas uma solicitação através de seu link de internet e RECEBE todo o conteúdo da página. Neste caso, a quantidade de informações ENVIADAS é muito pequena se comparada à quantidade de informações RECEBIDAS.

A grande maioria das tarefas que você realiza diariamente na internet é 99% RECEBIMENTO de informações, ou seja, DOWNLOAD.

Com isso, as operadoras de internet acharam um meio de reduzir o tráfego em suas redes. Já que os clientes usam muito pouco ENVIO de informações e bastante o RECEBIMENTO, os links convencionais normalmente vem com um limite na velocidade de upload de apenas 10 a 20% da banda contratada.

Mas, quando você utiliza o VoIP, terá de enviar e receber informações na mesma proporção.

A sua voz tem que ser enviada para a internet bem como a voz da pessoa com quem você está falando precisa ser recebida da internet, por isso, é necessário ter a mesma velocidade no envio e recebimento (download e upload).

As conexões do VoIP são do tipo UDP, onde as informações precisam ser enviadas e recebidas da maneira mais rápida possível.

Por isso, se sua internet falha durante uma ligação, você perceberá o problema no mesmo instante, com um picotamento ou robotização de voz e até o famoso delay, caso os pacotes estejam ficando presos pelo limitador de banda de seu link e enviados com atraso.

Quantos Mbps preciso contratar?

Para quem realiza muitas ligações através do VoIP, o ideal é que para cada 16 agentes que trabalham com telefonia VoIP, seja utilizado um link convencional de 30 Mbps de download e 3 Mbps de upload ou um link dedicado de 1 Mbps, onde dessa forma o atendimento poderá ser efetuado até o final e você não correrá o risco de sofrer com falhas na conectividade e qualidade da ligação.

Como pode notar, a internet é um fator essencial para o sucesso da sua telefonia VoIP e utilização do discador automático fazendo toda diferença nos resultados gerados. Saiba ainda mais sobre o assunto fazendo o download do nosso material abaixo!

Discador automático de chamadas

Escrito por: 3CPlus
Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *