Como reduzir custos com telefonia VoIP?

13/06/2017|Categorias:Telefonia VoIP

Em meio ao cenário econômico atual, muitas empresas estão indo em busca de formas para economizar e reduzir custos, sem deixar que o padrão de qualidade dos serviços prestados seja afetado.

A tecnologia VoIP é uma solução viável para qualquer empresa que necessita reduzir os custos com telefonia e dessa forma poder contar com um diferencial competitivo que seja capaz de garantir a sobrevivência do negócio a médio e longo prazo.

Mas como manter a empresa conectada com fornecedores, clientes e filiais sem sobrecarregar os custos com telefonia da empresa? Será que você não está gastando demais? Como mudar esse cenário?

Veja essas dicas que podem te ajudar a reduzir seus custos com telefonia.

Pense em suas necessidades

Do que você realmente precisa em relação à telefonia? Inúmeras linhas livres? Um SAC eficiente? Precisa fazer ligações internacionais ou só locais? Liga muito para celular? Qual o principal foco das ligações?

Um grande erro das empresas é contratar serviços que não precisam e que não são úteis. Então descubra o perfil da sua empresa, e descarte serviços ultrapassados. Contrate apenas aqueles serviços que terão utilidade no dia a dia da empresa.

Ligar é a forma mais pessoal de se comunicar com alguém e nada substitui uma conversa leve e amigável, mas em ligações curtas. Inicie reduzindo o tempo das ligações.

Disponibilize um guia ou treinamento para conscientizar seus colaboradores para usarem as ligações a seu favor. E personalize o seu serviço, priorizando o tipo de ligações feitas pela sua empresa. É uma ótima maneira de economizar seu custo de telefonia.

Utilize o VoIP

O VoIP (abreviação de voz sobre IP) é um modo de conversação utilizando a voz através da internet.

Em geral, chamadas de VoIP para VoIP são gratuitas, sendo que ambos devem estar conectados a internet e chamadas para redes de telefonia tradicional, tem um custo, inferiores aos praticados por estas redes.

Telefonia VoIP possibilita uma economia de até 70% na empresa, com tarifas muito reduzidas e controle de 100% dos seus gastos.

Outras vantagens na utilização do VoIP

  • Integração de matriz e filiais. Com o VoIP é possível realizar ligações gratuitas entre ramais, mesmo que eles estejam em regiões diferentes.
  • Ramais acessíveis em celulares e computadores com internet.
  • Rede VoIP é mais segura do que a rede de telefonia convencional.
  • Você necessariamente só precisa de uma conexão com a internet para começar. Porém, a internet influencia muito na qualidade do VoIP.
  • Controle total sobre gastos, em tempo real.
  • Sem contratos de fidelidade com operadoras.
  • Maior segurança na troca de informações.
  • Força de trabalho mais flexível para os grandes empresários.

Como usar?

Existem 3 maneiras de você utilizar o VoIP:

  • Telefones IP – Os telefones IP são aparelhos muito semelhantes aos da
    telefonia tradicional. Eles conectam-se diretamente a sua rede e tem todo
    software e hardware integrados para fazer a ligação VoIP.
  • Dispositivos ATA – O Adaptador telefônico analógico é um dispositivo que
    permite a conexão de um telefone comum a um computador, ou ainda, diretamente a
    sua rede de internet, para assim, utilizar o VoIP.
  • Computador – É a maneira mais simples e a mais utilizada atualmente. O
    que você precisa é de um computador ligado à internet, com som e microfone e um
    software para utilização do VoIP.

A importância da redução de custos

Um dos setores que mais geram custos dentro de uma empresa é o de telefonia. Por isso, poder contar com uma solução que promova a redução de custos neste setor é algo financeiramente muito vantajoso.

Sendo assim, investir em soluções como o sistema de telefonia VoIP é bom para que o seu negócio alcance resultados melhores, gastando bem menos.

Agora não basta apenas incorporar esse sistema de telefonia na empresa, é precisa também saber como fazer isso para garantir que os resultados apareçam conforme o esperado.

Nesse caso, a dica é procurar traçar o perfil de uso da telefonia que sua empresa apresenta. Procure reconhecer quais são os locais onde há um grande número de ligações, o contrato de tarifas efetuado com as operadoras, o tempo médio de chamadas, enfim, faça uma análise completa para que dessa forma você consiga estabelecer a melhor estratégia de uso da telefonia VoIP na sua empresa.

Não há dúvidas de que adotar o sistema de telefonia VoIP é uma excelente alternativa para garantir economia e bons resultados com a telefonia. E assim garantir que sua empresa tenha a força competitiva que precisa para se destacar no seu mercado de atuação.

No entanto, a internet que você utiliza pode impactar diretamente nos resultados do VoIP em sua operação. Baixe nosso ebook e saiba mais!

A Importância da Internet para a Telefonia VoIP

Escrito por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Cadastre-se para receber nossos conteúdos