Inevitavelmente nós já fomos persuadidos por negociadores em algum momento da nossa vida. Na negociação, a persuasão é essencial para fechar mais negócios e atrair clientes. Por isso, listamos os 4 tipos mais comuns de negociador.
Estilo catalisador – persuasivo
Esse tipo de negociador tende a ser muito persuasivo, sociável e expressivo. Tende a ter um perfil mais empreendedor.
Certamente, é muito habilidoso e consegue ter “jogo de cintura” em muitas situações. Porém, por ser muito confiante, pode prometer muito mais do que pode cumprir.
Estilo Apoiador – condescendente
Esse tipo de negociador está sempre preocupado em agradar os outros. Portanto, suas negociações tendem a ser mais lentas, pois estão mais determinadas a ouvir. Geralmente possuem mais dificuldades em dizer “não”.
Negociador Controlador – o focado
São mais focados nas metas e resultados. Por isso, tendem a agir objetivamente e com mais rapidez. Entretanto, muitas vezes podem ser vistos como inflexíveis, pois costumam ir direto ao ponto.
Negociador Analítico – crítico
Esse perfil precisa de grande quantidade de informações para se sentir satisfeito.
Geralmente são mais cuidadosos, organizados e buscam sempre a perfeição. Também podem ser detalhistas e teimosos.
A importância de identificá-los
A negociação é uma arte que exige muita expertise, por isso é necessário que o gestor conheça qual o estilo de operação de cada negociador.
Saber identificá-los é essencial para a decidir o direcionamento específico do devedor.
Avaliando os tipos de operador
A avaliação dos seus operadores é de extrema importância. Ela pode ser realizada através de várias métricas.
O sistema da 3C Plus te oferece a opção de modo “sondagem” onde você pode entrar na ligação de seus operadores e orientá-los da melhor maneira possível.
Auxiliando de maneira mais certeira nas quebras para objeções e tirando insights que podem contribuir para a equipe toda.