3CPlusTelefonia VoIP0 Comentário

Mitos sobre a telefonia VoIP: você conhece algum?

A popularização da internet mudou a forma da comunicação, inclusive com novas tecnologias que chegaram para complementar ou mesmo substituir o que já existia.

A telefonia tradicional, por exemplo, que sempre teve um preço elevado, perdeu bastante espaço e precisou repensar seu posicionamento no mercado.

Em alguns lugares do mundo, hoje a telefonia tradicional deu lugar à tecnologia de chamada de voz sobre o IP, conhecida como telefonia VoIP.

Ela utiliza a internet ao invés de uma linha fixa e, portanto, precisa de uma boa conexão para seu pleno funcionamento.

O Brasil, no entanto, demorou um tempo maior para ter uma distribuição de sinal que atendesse a quem precisa de mais velocidade.  

Talvez por esse motivo, há muitos céticos em relação a telefonia VoIP, que pode melhorar muito a qualidade de empresas que dependem do telefone para prosperar, oferecendo mais qualidade de ligação por preços muito menores.

Neste tempo, criou-se alguns mitos em relação ao assunto, que pretendemos desmistificar com esse artigo.

Continue lendo e repense sua opinião sobre a telefonia VoIP.

4 Mitos sobre VoIP:

A qualidade da chamada na telefonia VoIP é ruim

Como já foi dito, a telefonia VoIP é realizada através da internet, então tudo o que você precisa é de uma conexão estável e de alta velocidade.

Se há alguns anos isso não era possível no Brasil, hoje há vários provedores que oferecem excelentes serviços, possibilitando a utilização da telefonia IP.

VoIP é mais caro que a telefonia tradicional

Muitas pessoas fazem essa conta pensando que uma conexão de qualidade não custa barato, apesar de hoje existirem bons serviços a preços acessíveis.

No entanto, no fim das contas a telefonia VoIP é muito mais barata que a telefonia comum, e uma empresa que utiliza essa tecnologia pode ter uma economia de até 70% dos gastos com ligações, quanto mais chamadas, maior a economia.

VoIP não oferece muitos recursos além da chamada

Muita gente acredita que a tecnologia VoIP só faz chamadas através de um computador, em local fixo. 

Mas com ela é possível ter várias funcionalidades que não são oferecidas pela telefonia tradicional, como vários e diferentes DDDs e DDIs, ou fazer chamadas de longa distância sem pagar a mais por isso. 

A Telefonia VoIP também permite números só para receber ou fazer ligações (conheça 3 benefícios de usar um número receptivo), ter números 0800, ter todas as funcionalidades PABX convencional, utilizar música de espera, arquivamento de mensagens — ótimo recurso! –, entre outras, de acordo com o que a operadora oferece.

A telefonia VoIP é insegura

Por ser realizada através de uma conexão com internet, outro mito que se criou foi que a telefonia VoIP é insegura e que as ligações podem ser facilmente acessadas através de invasão.

Atualmente, os softwares utilizados para viabilizar a tecnologia progrediram bastante em relação à segurança, e são protegidos contra fraudes, invasões, vírus, acessos não-autorizados.

Além disso, alguns serviços são criptografados, o que os blindam contra a espionagem.

Agora que comentamos sobre os principais mitos da telefonia VoIP, há algumas coisas que você precisa saber:

  • Nem todas as operadoras são iguais. Por isso, é preciso pesquisar sobre a idoneidade e qualidade do serviço;
  • A telefonia VoIP não se restringe às grandes empresas. Ela pode ser utilizada em qualquer situação;
  • Não é preciso ter um local fixo para utilizá-la. Com alguns aplicativos, é possível fazer ligações de dispositivos móveis, por exemplo.

Ainda tem dúvidas sobre a tecnologia?

Continue lendo nosso blog e saiba todos os fatos que você precisa sobre telefonia VoIP.

Ficou interessado em experimentar? Entre em contato com nossa equipe e saiba mais vantagens de utilizar a telefonia VoIP na sua empresa.

Escrito por: 3CPlus
Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *