Soluções para sua empresa de crédito vender mais

Empresas de crédito tem tudo para serem ótimas oportunidades de negócios. Sempre há pessoas buscando empréstimos, seja para pagar contas, para realizar sonhos ou para qualquer outro objetivo.

Segundo informações do Banco Central, em 2019 a concessão de crédito consignado cresceu 11%, batendo recorde com mais de R$ 138,7 bilhões em volume de empréstimos. Tudo isso significa que há muito espaço no mercado!

Além disso, ao trabalhar com crédito consignado, a agência ainda consegue segurança para seu investimento. Afinal, o pagamento do empréstimo é descontado direto do salário ou do benefício do cliente.

Mais ainda: como agências de crédito consignado são empresas que vendem crédito através de uma parceria com bancos e financeiras – agindo como representante deles -, o investimento é ainda mais seguro.

No entanto, justamente por causa dessas vantagens, a competição nesse setor  é bem grande. Com tantas empresas pegando para si fatias desse mercado, é preciso ser eficiente e investir em ferramentas que ajudem na venda além de, manter sua margem de lucro e conseguir resultados de verdade.

Por essa razão, separamos ferramentas essenciais para uma agência de crédito consignado. Mas, antes mesmo de entrarmos nessas soluções, precisamos falar sobre a estrutura de call center em uma empresa de consignado.

Estruture um call center para sua agência de crédito consignado

Soluções para sua empresa de crédito vender mais | 3C Plus

O primeiro passo para realmente vender mais em uma empresa de crédito é estruturar uma operação de call center para trabalhar com venda de consignado. Esse tipo de operação permite que você alcance com mais rapidez pessoas do país inteiro, aumentando a sua gama de clientes.

Além disso, um call center facilita todo o processo para o cliente, que não vai precisar ir até sua agência, ou mesmo até uma instituição bancária. Isso é um ponto a mais para suas vendas!

Como um extra, você pode ainda ter um SAC para resolver dúvidas e questões dos seus clientes em horário estendido, melhorando o relacionamento com eles.

Isso envolve ter uma estrutura adequada, seja de forma presencial ou home office, operadores capacitados, estratégias e ferramentas que ajudem no trabalho de call center. É sobre essas ferramentas e soluções que vamos falar neste texto.

6 soluções para vender mais consignado

1. Discador automático

Uma das ferramentas mais importantes de um call center com foco em vendas é o discador automático. Ele aumenta a produtividade do operador, permitindo que ele ligue para muito mais números, com menos tempo de ociosidade entre um e outro.

Esse tipo de ferramenta automatiza as ligações que tradicionalmente são feitas de forma manual pelos operadores. Ao invés de o agente ter de entrar em contato com cada cliente, o próprio discador faz a ligação de forma muito mais rápida.

Além disso, com a funcionalidade de AMD (Answering Machine Detection), o discador descarta rapidamente todas as ligações que caem na caixa postal ou que são de números inválidos, evitando que o operador perca tempo com elas.

Isso fica ainda melhor quando sua empresa utiliza um discador preditivo. Além das outras vantagens, esse modo de discagem também prevê o tempo de duração das ligações. Com o discador 3C Plus, por exemplo, isso faz com que cada operador consiga chamar até 10 números de forma simultânea.

2. CRM de consignado integrado ao discador

Já dissemos que ter informações sobre seu público é essencial na hora de montar um script de vendas, não é? No entanto, isso não é o bastante!

A informação é a chave para uma venda personalizada, que realmente leva o cliente em conta e faz com que ele se sinta importante. Para isso, é preciso contar com as informações específicas desse cliente durante o contato com ele!

Esses dados geralmente ficam organizados em seu sistema de CRM. Assim, se você contar com a integração do CRM com discador automático, as informações estarão disponíveis na tela do seu operador assim que a ligação for atendida.

Essa é uma boa estratégia para aumentar a qualidade de suas vendas!

Existem CRMs específicos para o setor de crédito consignado. Além das vantagens que um CRM comum de vendas oferece, um CRM de consignado pode apresentar simulações de empréstimos, com comparativo de propostas de diferentes bancos. Além disso, mostra também quais as melhores taxas de mercado, te dá mais assertividade ao gerar campanhas de venda e melhora sua gestão de resultados.

3. Higienização de mailing

Uma boa operação de call center precisa de um mailing bem organizado. Esse termo – que também pode ser usado como mailing list – é basicamente sua lista de contatos.

É a partir do mailing que seus operadores vão realizar ligações e buscar completar vendas. E é aí que entra a importância da higienização do mailing em seu Call Center, que pode ser realizada internamente ou você pode contar com uma outra empresa que faça a higienização para o seu call center.

Essa ação é tão importante porque um mailing não higienizado possui vários números inativos ou desinteressados. Em uma operação que não utilizada discador automático, por exemplo, esses números significam ainda mais perda de tempo, retrabalho e improdutividade na sua operação.

Se seu mailing estiver higienizado, cada ligação vai ser uma oportunidade. Para bons operadores, isso significa muito mais vendas de crédito consignado.

Para tornar ainda melhor, além de higienizar o mailing também é importante enriquecê-lo com mais dados. O enriquecimento de mailing é uma forma de atualizar e agregar novas informações aos seus contatos.

Essas informações podem incluir endereço do contato, melhor horário para ligar e até dados sobre o comportamento de consumo. Para ter acesso a tantas informações, o enriquecimento de mailing pode ser feito por uma empresa terceirizada.

4. Treinamento de equipe

Soluções para sua empresa de crédito vender mais | 3C Plus

Acabamos de falar que um mailing higienizado significa mais vendas para um bom operador. Mas o que é um bom operador?

Os operadores – ou agentes – de seu call center de crédito são as pessoas responsáveis por falar com o cliente, oferecer suas possibilidades, argumentar e, no fim, fechar a venda.

Para conseguir fazer tudo isso, eles precisam conhecer técnicas de vendas, personalidade do consumidor e maneiras de oferecer o produto. Além disso, devem também estar muito bem informados sobre as possibilidades de crédito que sua agência oferece.

É por isso que o treinamento para agentes de call center é tão importante. Cada um dos seus operadores deve passar por um treinamento para aprender sobre o produto, formas de lidar com os clientes e maneiras de fechar mais vendas – e essa capacitação deve ser frequentemente atualizada.

Isso quer dizer que o treinamento de agentes deve ser parte da cultura de sua empresa, para que eles sempre apresentem os melhores resultados.

5. Marketing digital

Essa é uma dica extra que vale para sua empresa de crédito consignado.

Vivemos em um mundo cada vez mais digital. Segundo o estudo Digital 2020: Brazil da agência internacional DataReportal, o número de brasileiros conectados nas redes sociais em janeiro de 2020 era de 140 milhões! Isso representou um aumento de 11 milhões, se comparado com os dados de abril de 2019 – e a tendência é continuar crescendo.

Por isso, é preciso marcar presença também no mundo digital. Um bom marketing, que mostre as vantagens de sua empresa de crédito e apresente as possibilidades que você oferece, pode facilitar suas vendas, atrair clientes e melhorar seus lucros.

Nesse sentido, contar com um site que apresente as opções que sua agência de crédito consignado pode oferecer para seus clientes é uma ótima opção. Ainda mais se você apresentar uma boa prova social – depoimentos e relatos que mostrem como a sua empresa é confiável e seu crédito realmente faz a diferença.

6. Omnichannel – a integração de vários canais

A realidade do público cada vez mais conectado às redes sociais é uma oportunidade muito grande para um call center de crédito consignado. É a chance de alcançar muito mais clientes, e ainda lidar com cada cliente de forma mais completa. Para isso, você precisa de um call center omnichannel.

De forma resumida, operações omnichannel são aquelas que fazem seu contato não apenas por telefone, mas usando todas essas outras possibilidades de contato, como e-mail, SMS, WhatsApp e outras redes sociais.

No entanto, para realmente ser omnichannel, não basta estar em vários canais de comunicação. É preciso integrar todos esses contatos em apenas uma plataforma, para oferecer um atendimento muito mais preciso e personalizado. Ou seja: seus dados e canais de comunicação devem estar unificados.

Conclusão

Todas essas soluções e ferramentas podem fazer sua agência de crédito consignado ter um salto de lucratividade, vendendo cada vez mais!

Através do discador, você aumenta a produtividade, fazendo seu agente realizar muito mais ligações. O CRM integrado faz com que essas ligações sejam mais precisas e apresentem mais resultados. Já a higienização e o enriquecimento do mailing permitem que cada contato possa ser uma boa oportunidade.

O treinamento de equipe faz com que seus operadores estejam preparados para usar essas soluções e realmente aplicar em, vendas eficientes. O marketing torna sua empresa mais atrativa para os clientes. E, por fim, um contato omnichannel aproveita a tecnologia para alcançar muito mais pessoas com um atendimento muito mais completo!

Essas são soluções e ferramentas que um bom call center para crédito consignado pode contar. Para tornar sua operação ainda mais precisa, confira nossas dicas de boas práticas para vender mais: Empresas de Crédito Consignado: 7 dicas para mais resultados!

 

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *