Compartilhe

ROI do Call Center: como medir o retorno do seu investimento?

3 minutos
Call CenterGestão
Imagem de funcionários de um call center.

Todos os grandes empresários e empreendedores sabem bem que, mesmo em tempos de crise, é preciso investir — se não para crescer, para se tornar competitivo e sobreviver à concorrência, cada vez mais acirrada.

Mas, principalmente neste caso, de investimentos em tempos de crise, é preciso de estudo e planejamento para que se tenha retorno.

Quem amplia os investimento deseja ver prosperar o seu negócio, e para alcançar o objetivo da empresa é preciso ser assertivo e medir constantemente se os passos dados estão corretos, a que velocidade as melhorias estão caminhando e se estão sendo eficientes.

Você sabe como medir o retorno dos investimentos que faz no seu Call Center?

Continue lendo este artigo, entenda mais sobre a principal métrica para essa medição e veja como ela pode direcionar ao caminho das conquistas.

Retorno sobre investimento

A principal métrica para medir o retorno sobre o investimento é o ROI (do inglês return of investment), que analisa os investimentos feito nos mais diversos setores para uma visão real das ações.

Se o ROI da sua empresa é positivo, então você está fazendo os investimento certos. Caso ele seja negativo, então é hora de mudar de estratégia.

Um ROI positivo significa que a receita gerada é maior do que o investimento realizado.

Por isso, se o indicador apontar para números negativos, é hora de repensar sobre o que está fazendo, encontrar a resolução de gargalos antes de fazer novos investimentos.

Assim funciona com todas as empresas, e com os Call Centers não é diferente. Este indicador é capaz de ajudar na tomada de decisões e fazer prosperar o seu negócio.

Se você ainda não adotou esse importante medidor na sua central, então confira nossas dicas para obter resultados significativos.

Como calcular o ROI?

Mesmo sendo uma métrica comum, há muitas dúvidas sobre como calcular o ROI. Sua fórmula é simples:

ROI = (investimento – custo / custo x 100)

Para aplicar essa fórmula, é preciso definir um período de tempo, como um mês, um semestre ou um ano.

O resultado deste cálculo representa o retorno do investimento realizado.

Para os Call Centers, alguns complementos podem ser feitos a esta conta.

Se você deseja atendimento mais rápido e reduzir seus custos com telefonia, por exemplo, pode calcular sobre o investimento em tecnologias, como telefonia VoIP e discadores automáticos.

Veja quanto sua equipe lucrou a mais com essa aceleração para saber se valeu a pena.

Outro fator importante é entender qual o papel do Call Center: vendas diretas, sac, cobranças, pós-venda. Tudo isso pode impactar no resultado final.

Para isso, é preciso de dados como quanto custa sua equipe, o valor das tecnologias, horas extras, gastos adicionais.

Com o resultado dessa métrica em mãos, é só definir objetivos, escolhendo se a meta é baixar os custos ou aumentar os resultados, de acordo com a realidade da sua empresa.

Como alinhar os investimento aos resultados?

Dependendo de qual for o objetivo, e também o resultado do cálculo do seu ROI, alguns investimentos apresentam resultados garantidos. Entre eles estão:

  • Apostar em tecnologias de ponta
  • Investir no treinamento de sua equipe
  • Otimizar custos operacionais
  • Adotar procedimentos de melhorias contínuas

Agora que você já sabe como calcular o ROI do seu Call Center e tem ideias de como fazer novos investimentos, que tal conhecer melhor a 3C Plus?

Solicite uma demonstração e vamos te contar tudo o que somos capazes de fazer pelo seu Call Center.

Veja também

Imagem de funcionários de um call center.
Imagem de funcionários de um call center.
Imagem de funcionários de um call center.