Operadores home office: uma realidade

As relações de trabalho têm se modernizado bastante nos últimos anos e a ideia de operadores home office nas empresas já não soa mais estranha.

Além de contribuir na redução de custos da empresa, o método de trabalho home office proporciona boa qualidade de vida para seus colaboradores, aumentando sua produtividade.

Mas, como manter a segurança das informações e fazer a gestão de equipes home office?

Neste artigo, vamos esclarecer para você essa questão mostrando que esta prática pode ser adotada com sucesso. Confira!

Uma realidade já presente

De acordo com um estudo realizado pela empresa de tecnologia Citrix, estima-se que até 2020 quase 90% das organizações irão oferecer aos seus colaboradores alguma modalidade de trabalho a distância; o que inclui o Brasil.

Nos Estados Unidos o trabalho home office já é bastante comum e alcança o índice de 88% dos empregadores, com políticas bem estruturadas, segundo uma pesquisa feita pela associação americana WorldatWork.

Em território brasileiro os números ainda são conservadores, porém, muito crescentes. Conforme revela o estudo Home Office Brasil edição 2016 conduzido pela SAP Consultoria com o apoio da Sobratt (Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades), no Brasil:

  • Houve um aumento de 50% no número de organizações que estão aderindo a prática, comparado a 2014.
  •  80% dos negócios no Brasil, adotaram o home office nos últimos 5 anos.
  •  37% de todas as empresas brasileiras já implantaram este modelo de trabalho.

Para atividades que não exigem tanto o atendimento presencial como, por exemplo, operadores de Call Center/telemarketing em geral, o maior avanço do home office é esperado.

Tais informações e números são consideráveis e merecem ser pensados, certamente.

Segurança das informações é preocupação fundamental para gestores

A segurança das informações para o modelo home office é possível dentro de uma operação que usa sistemas 100% na nuvem.

O cloud computing é um recurso tecnológico que auxilia empresas em diversos aspectos, e para as que implantaram o home office, ajuda a garantir a segurança e disponibilidade dos seus documentos e informações.

Ao implantar a tecnologia em nuvem para home office, as informações de sua empresa são arquivadas em um data center e são totalmente protegidas de furtos, catástrofes naturais e crackers (pessoas que quebram senhas de acesso, códigos de segurança e de programas com fins criminosos).

Outro excelente benefício de operar uma equipe remota com um sistema 100% na nuvem é a disponibilidade de acesso às informações dos operadores home office a partir de qualquer lugar.

Como fazer a gestão de operadores home office?

Primeiramente os gestores e supervisores devem compreender perfeitamente como funciona um trabalho home office e quais seus benefícios, ser ou ter uma pessoa responsável pela gestão da equipe e utilizar boas ferramentas:

  • Sistema de notificações para alertar a equipe de forma instantânea quanto a novas tarefas, informações, prioridades, etc.
  • Sistema de mensagens para acompanhamento de tarefas, esclarecimento de dúvidas e envio de informações.
  • Sistema para emitir relatórios e verificar o desempenho das atividades dos operadores home office.
  •  Escuta em tempo real das chamadas recebidas ou realizadas pelos operadores e gravação de todas essas chamadas.

Além disto, o gestor deve deixar claro para sua equipe as políticas e procedimentos básicos da empresa e desta modalidade de trabalho.

Acompanhar o bem-estar do colaborador, estabelecer metas claras, oferecer um bom suporte, se fazer presente virtualmente e manter equilíbrio na comunicação também são fatores essenciais para uma boa gestão.

Todas estas ferramentas e recursos auxiliam também no monitoramento de resultados que, inclusive, ocorre da mesma forma que no trabalho tradicional.

Portanto, atuar com operadores home office é interessante tanto para o profissional quanto para a empresa. Garantir a segurança das informações e fazer uma boa gestão da equipe é fundamental para o sucesso nesta modalidade trabalho que veio para ficar e é um grande diferencial competitivo.

A sua empresa já adota o modelo home office para colaboradores? Conte-nos sua experiência nos comentários!

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *