Com um público cada vez mais digital e exigente, é natural que as tecnologias de call center mudem, evoluam e acompanhem a mudança de comportamento da sociedade.
Mas, e o operador? Qual a importância da equipe de atendimento também estar ligada às novidades do segmento?
Primeiramente, entenda que o atendimento mudou. Ao ligar para um SAC, ou receber uma ligação de uma cobrança, por exemplo, o cliente quer encontrar do outro lado da linha alguém que compreenda seus motivos e que resolva seus problemas de forma atenciosa e personalizada.
Por isso, é importante que o operador de call center esteja alinhado às mudanças de comportamento de consumo no país.
Hoje, vamos conversar sobre como é importante o operador de call center se manter sempre atualizado e pronto para novas tecnologias.
Uma nova forma de trabalhar
As planilhas são excelentes aliadas do trabalho de um operador de call center, mas já perderam espaço para os softwares e seus relatórios, que automatizam e melhoram muito a rotina desse profissional.
Por isso, é importante estar aberto para trabalhar com um sistema e buscar conhecer e extrair todos os benefícios que ele traz para o dia a dia. Conhecer as ferramentas básicas é importante, mas é preciso ir além para poupar tempo e realmente melhorar os resultados.
O gestor de uma equipe de call center deve investir em treinamentos para sua equipe, até mesmo de informática.
Os discadores automáticos já otimizam muito a rotina do operador porque eles proporcionam menos tempo no operacional e mais tempo realizando ligações.
Hoje, um bom call center já possui toda a tecnologia para automatizar as ligações e você operador vai passar mais tempo em ligação, sem intermeios. Se acaso você trabalhe com telefonia VoIP, é importante apresentar essa tecnologia e todas as características que ela difere da telefonia comum a sua equipe de call center.
Seu headset, sua configuração.
Geralmente, equipes de call centers trabalham em turnos diferenciados. Por isso, os operadores irão se deparar com o momento de organizar o dia e as ferramentas básicas sozinhos.
Saiba, por conta própria, como conectar e configurar o seu headset e também como higienizá-lo corretamente. Assim, você terá mais independência na sua rotina de trabalho e conseguirá ajustar os seus equipamentos para trabalhar da forma mais confortável.
Preste atenção também no básico, como a cadeira que você usar e o monitor do seu computador. Ajustá-los para ficar na altura certa e não prejudicar sua postura durante a jornada de trabalho é fundamental.
Preparado para surpreender.
Passamos do momento em que o cliente ligava ou era contatado e esperava apenas ser bem atendido e não ser “enrolado”.
Hoje, isso é o mínimo que podemos entregar. Surpreender é ir além do bom atendimento que o cliente espera. Já possuímos tecnologias para reconhecer chamadas e saber o histórico desse consumidor, por exemplo, que tal então reconhecer ele pelo nome próprio e poupá-lo das perguntas intermináveis?
Use o histórico do cliente a seu favor (e a favor dele também) e agilize seu atendimento. Você realiza o atendimento de forma mais rápida e assertiva e ele entende que existe segurança e controle sobre seus dados.
Esteja atento às novidades do setor e antenado para as novas que surgirão. Pequenas mudanças na sua rotina e em como você usa a tecnologia disponível já mudam completamente seus resultados.