3CPlusAtendimento, Gestão, SAC0 Comentário

Número receptivo local, 0800 ou 400X. Você sabe a diferença?

Ter uma operação de atendimento ao consumidor, seja ela SAC, helpdesk ou ouvidoria, é essencial para o sucesso de uma empresa. Muitas buscam ter sua própria operação, outras decidem terceirizar, mas o principal é: não dá para ficar sem um número receptivo!

Mas, para aproveitar os benefícios de um número receptivo, você precisa saber como funcionam as diferentes opções entre os modelos mais usados de números receptivos: 

  • Receptivo DID local;
  • 0800
  • 400X

Se sua opção for acertada e sua equipe apresentar um ótimo atendimento, você terá os melhores resultados em:

  • Satisfação e fidelização de clientes;
  • Crescimento do número de vendas;
  • Melhoria na imagem da empresa;
  • Resolução de problemas;
  • Aumento do faturamento.

Continue lendo e saiba mais sobre a diferença dos números receptivos que você pode utilizar:

Receptivo local: ideal se seus clientes estiverem na mesma cidade que você
Você sabe a diferença de número receptivo local, 0800 ou 400X? | 3C Plus

Tradicionalmente, o número receptivo local é o conhecido “telefone fixo”. Sua empresa vai contratar esse serviço de telefonia e pagar uma mensalidade por ele.

Com um receptivo local, você pode receber ligações de qualquer cidade, feitas por telefone fixo ou móvel, e sua empresa não paga nada por ligação – apenas a mensalidade fixa.

O pagamento da ligação é feito pelo cliente, de acordo com as tarifas legais de telefonias. Nesse caso, contatos locais são mais baratos do que chamadas interurbanas, por exemplo.

Esse fato acaba fazendo com que o receptivo local seja pouco interessante para empresas que tem muitos clientes distantes. Por outro lado, mostra-se ideal para quem comercializa principalmente com pessoas no mesmo código de área.

Contudo, hoje há também a possibilidade do receptivo local digital, DID (Direct Inward Dialing). Com ele, sua empresa pode criar um número receptivo em qualquer código de área do país, como se tivesse um telefone instalado lá. 

Por exemplo, se sua empresa fica no Rio de Janeiro, você pode ter um receptivo local DID em São Paulo, sem precisar ter uma filial na cidade. Assim, todos os seus clientes paulistanos podem ligar para você como se fossem chamadas locais.

0800: número nacional gratuito para consumidor
Você sabe a diferença de número receptivo local, 0800 ou 400X? | 3C Plus

O receptivo 0800 é um número nacional que normalmente concentra todas as ligações recebidas por uma empresa, de forma gratuita para o consumidor.

Com essa opção, a chamada do seu cliente é direcionada para ramais de filiais ou departamentos competentes ao assunto: algo que se torna muito mais eficiente se você também contar com uma URA receptiva.

Sua empresa, quando contrata um 0800, é a responsável por pagar pelas ligações. Essa cobrança se dá com uma tarifa por chamadas recebidas e para cada minuto de fixo ou de móvel. 

Neste caso, o cliente que realiza a ligação não paga nada. Esse benefício das ligações serem gratuitas para ele, independentemente da sua localização nacional, é algo muito positivo.

E já que o pagamento fica por conta da empresa contratante, o receptivo 0800 permite ela escolher se vai aceitar receber contatos de telefones fixos, móveis ou ambos, já que as tarifas variam de acordo com o tipo de ligação. Ligações de telefones móveis costumam ser mais caros.

Além da facilidade para o cliente, uma grande vantagem de contratar o 0800 é a construção de uma imagem de mais confiança para sua empresa. Afinal, contar com um 0800 é um sinal de profissionalismo reconhecido pelos clientes.

Também vale mencionar que, com a divulgação do número nacional, a empresa fica valorizada e à frente do mercado, demonstrando preocupação com o seu cliente e modernidade no atendimento.

400X: número nacional com os custos divididos

Assim como o 0800, o 400X é um número nacional que pode ser disponibilizado para receber ligações de todos os clientes em território brasileiro. Essa é uma opção muito usada por empresas localizadas em capitais.

Com o 400X como um agregador de contatos, suas chamadas também podem ser direcionadas para o setor competente, preferencialmente a partir de uma unidade de resposta audível (URA).

Contudo, há uma importante diferença: os custos das ligações são compartilhados entre a empresa e o cliente.

Ou seja, as ligações para o 400X não são gratuitas para o consumidor. Ainda assim, elas tendem a ser mais baratas. Afinal, o que o 400X faz é funcionar como uma “máscara” para o seu DDD.

Dessa forma, todos os clientes que ligarem para sua empresa pagarão por minuto como se estivessem realizando uma ligação local (que é mais barata do que interurbanos).

Já a sua empresa paga menos do que se tivesse um 0800. Ao invés de pagar uma tarifa completa, você se responsabiliza pelo valor da transferência da chamada da cidade onde o cliente está até a sua central.

Por isso, em uma comparação: 

  • Com o receptivo local você não paga por ligação, mas o cliente paga as tarifas normais, inclusive de interurbano se estiver em outra cidade.
  • O 0800 é gratuito para seus clientes, mas mais caro para a sua empresa;
  • O 400X é mais barato para sua empresa e cobra a tarifa de ligações locais de seu cliente.

Nesse sentido, o 400X pode ser uma imensa vantagem, levando-se em conta que muitos pacotes de telefonia oferecem chamadas ilimitadas para números fixos. Assim, seu cliente continuaria fazendo a ligação gratuitamente e sua empresa continuaria pagando menos do que se tivesse um 0800.

Melhore seu atendimento ao consumidor com call back, URA e outras ferramentas

Seja qual for a escolha – receptivo local, 0800 ou 400X – sua operação de SAC pode melhorar muito o atendimento ao consumidor se contar com mais ferramentas integradas à operação.

Algumas das principais funcionalidades que podem te ajudar são:

 

  • Call back: Quando há um fluxo muito intenso de ligações e seus atendentes ficam sobrecarregados, a tendência é que o cliente acabe desistindo do contato. Uma alta taxa de desistência pode ser um problema para seu SAC. 

 

Para resolver isso, conte com uma ferramenta de call back, que vai retornar automaticamente as chamadas para os clientes.

 

  • URA receptiva: Uma unidade de resposta audível (URA) para seu número receptivo é uma forma de oferecer um atendimento imediato ao cliente de forma automática. 

 

Essa unidade vai receber a informação básica da solicitação e direcioná-lo para o agente certo para atendê-lo. Com isso, sua operação fica mais eficiente e a satisfação do cliente aumenta.

 

  • CRM integrado: Com um CRM integrado, seus atendentes terão as informações do cliente disponíveis na tela, para oferecer um atendimento mais personalizado.

 

 

  • Fila receptiva com prioridade por Skill: Uma boa fila de atendimento vai organizar sua operação, evitando acúmulos de clientes esperando e melhorando sua gestão. 

 

Se ela tiver atendimento com prioridade por Skill, a situação fica ainda melhor, já que a ligação será transferida diretamente para o atendente mais preparado para resolver a solicitação.

Você pode conferir mais ferramentas e técnicas para ter um call center receptivo de 5 estrelas no nosso eBook gratuito:
Atendiment 05 estrelas em seu call center

Escrito por: 3CPlus
Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *