A apenas um mês da Black Friday 2022, pesquisas sobre as projeções do mercado já começaram a surgir. Uma das mais recentes, divulgada pelo Mercado Ads em parceria com o Instituto Ipsos, aponta que 78% dos brasileiros querem gastar mais durante o evento. Com isso, a inadimplência na Black Friday ganha espaço, e passa a ser uma pauta recorrente nos call centers de cobrança.
Portanto, separamos 3 dicas para preparar a sua operação.
Números da inadimplência no Brasil
De acordo com o levantamento divulgado no último dia 20 de outubro pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a inadimplência bateu um novo recorde no país. Agora, são 64,25 milhões de brasileiros inadimplentes.
Sem dúvidas, em períodos como Black Friday e Natal, os índices de compra aumentam, e por isso, os call centers de recuperação de crédito buscam um preparo maior no intuito de agilizar a recuperação de crédito. Vamos às dicas que poderão te ajudar:
1. Prepare o seu gerenciamento de carteira
Primeiramente, em um call center de cobrança, a carteira é um dos principais itens para uma ação efetiva entre os operadores. Essas listas devem contar com o armazenamento completo de dados dos devedores, e serem enriquecidas frequentemente.
Aliás, uma das estratégias mais efetivas para a realização da cobrança na Black Friday é organizar a sua carteira de cobrança por faixas de atraso. Isso acelera a recuperação de crédito e pode ser automatizado por meio da 3C Plus, de modo que facilite a gestão.
Sendo assim, em um período como o de Black Friday, a atenção para a organização da carteira é fundamental, justamente por facilitar o acompanhamento de dados e performance da sua equipe de trabalho.
Entenda como fazer a gestão da carteira de cobrança.
2. Dê importância aos vários canais
Além da carteira, estratégias de atendimento omnichannel também são fundamentais para a cobrança, principalmente porque a inadimplência na Black Friday pode aumentar. Essas ações facilitam o contato com os devedores, que possuem diferentes perfis e que podem estar presentes em canais distintos.
Portanto, com uma carteira enriquecida, é possível atuar em diferentes canais, aumentando as chances de recuperação de crédito e a satisfação dos credores para quem você terceiriza seus serviços.
3. Priorize a sua equipe
Certamente, além do treinamento de equipe necessário neste período, é possível que você identifique a importância de reforçar a sua operação com novos recuperadores de crédito para este momento.
Semelhantemente, a 3C Plus também oferece uma funcionalidade importante para o treinamento e acompanhamento da performance dos operadores. Com o Modo Espião, é possível que o gestor acesse as gravações das chamadas e dê instruções aos agentes durante a chamada sem que o devedor escute, facilitando a negociação.
Ainda, o gestor também pode entregar feedbacks e capacitar o time da melhor maneira. Clique e entenda como a solução pode ser importante para a sua equipe de trabalho.
Gostou dessas dicas? Baixe o nosso material gratuito para acessar dicas para uma cobrança eficiente, destinada para pequenas e grandes empresas.