fbpx

Como prospectar mais alunos: 5 dicas para a sua instituição

como prospectar mais alunos

Uma das principais preocupações das instituições de ensino nesse período do ano é saber como prospectar mais alunos. Afinal, a captação de alunos é uma tarefa essencial para o sucesso do negócio em um cenário de maior competitividade no mercado educacional.

Por isso, nesse artigo, vamos dar dicas de como captar mais alunos em instituições de ensino visando mais eficiência e resultados.

Prospectar alunos

Quando falamos em estratégias de prospecção, é normal pensar em ações de panfletagem, outdoors, ligações, e-mails, anúncios patrocinados, etc.

Todas elas são muito válidas, sim. Porém, com a competitividade do mercado, as estratégias precisam ser um pouco mais abrangentes.

Para isso, executar é somente uma fase do projeto. É preciso estruturar todas as frentes para prospectar alunos, inserindo planejamento, mensuração e realização de ajustes para a campanha.

Planejamento: é a fase que dá o norte a estratégia de captação de alunos. Nela, analisamos a concorrência, definimos o cliente ideal, definimos metas, políticas de desconto, entre outros;

Execução de ações: essa é a parte da execução da campanha para captar alunos. Encontramos ações que vão desde um banner na fachada até ligações e disparos de SMS;

Mensuração de resultados: é a parte crucial, onde vemos o resultado da campanha. Isso é importante para averiguar se o objetivo da campanha de captação de alunos está sendo cumprido;

Realização de ajustes: não basta levantar os indicadores e engavetá-los. Se os resultados estão distantes das metas, é necessário realizar ajustes na execução.

Essas etapas, em uma campanha de captação, ajudam a conseguir mais alunos para instituições de ensino. Dentro disso, confira algumas dicas para captar alunos:

Defina a jornada do cliente: funil de captação

No momento do planejamento da estratégia, o funil de captação de alunos é uma ótima ferramenta para entender o processo de decisão de compra dos alunos. Ele é dividido em três etapas:

como prospectar mais alunos

Assim, entendendo a jornada do cliente, você pode direcionar suas estratégias de comunicação para as etapas corretas.

Por exemplo, se você deseja atrair alunos que estão apenas começando a pesquisar, você pode investir em conteúdo informativo, como artigos e vídeos.

Entenda o perfil do seu público-alvo

Na hora de optar pela escolha de uma instituição de ensino, cada pessoa tem seus próprios critérios de decisão, que podem variar bastante.

Proximidade, estrutura e organização, princípios e valores, propostas pedagógicas e metodologia de ensino, formação da equipe, comunicação e tecnologias, preço, opinião dos alunos, indicação dos amigos e parentes, etc.

São inúmeros os fatores considerados e, portanto, é essencial conhecer o seu público-alvo para direcionar a comunicação de maneira certeira. 

Fazendo isso, você pode criar uma mensagem mais relevante e escolher os canais de comunicação certos para alcançá-lo.

Utilize os canais certos para captar alunos

Já no momento de execução da campanha, é essencial utilizar os canais corretos para que ela funcione. Afinal, eles têm que ser adequados ao seu público-alvo.

Para prospectar alunos, uma boa dica é investir em ligações telefônicas. Esse canal, mesmo com tantas outras opções, permanece muito relevante e traz bons resultados para o negócio.

Para investir, portanto, em uma estratégia de prospecção via ligações, é essencial contar com ferramentas que otimizem o processo, como o discador automático.

Uma ferramenta como essa possibilita ligar automaticamente para possíveis clientes, sem a necessidade de realizar as ligações manualmente. Isso otimiza, e muito, o tempo do atendente, e proporciona muito mais resultados à instituição.

Afinal, quanto mais ligações forem feitas, mais pessoas são atingidas e, consequentemente, maiores serão as chances de conseguir novos clientes.

Personalize a sua comunicação

A personalização é uma estratégia importante para criar uma conexão com os alunos. Você pode personalizar sua comunicação usando o nome do aluno, suas informações de contato ou seus interesses.

Por exemplo, você pode enviar mensagens personalizadas no WhatsApp para alunos que demonstraram interesse em um determinado curso.

Meça os resultados da captação

Após executada a campanha, é de extrema importância medir os resultados das estratégias de captação de alunos. Assim, é possível saber o que funciona e o que precisa ser melhorado.

Para isso, contar com boas ferramentas de gestão de comunicação com clientes também é essencial, como a da 3C Plus. Com ela, você tem acesso a várias métricas e dados sobre a campanha executada.

Isso te permite ter uma visão clara acerca dos resultados obtidos, otimizando seu tempo e dos seus funcionários.

Dicas adicionais para prospectar alunos

  • Construa relacionamentos: crie um relacionamento com os alunos em potencial. Portanto, responda às suas perguntas e dúvidas, e ofereça-lhes suporte e bom atendimento. Uma dica também é investir em um bom CRM.
  • Seja consistente: continue a comunicar-se com os alunos em potencial, mesmo depois que eles virem seus clientes. Isso auxiliará para que eles permaneçam interessados e comprometidos com sua instituição.
  • Recupere alunos perdidos: além das dicas anteriores, é importante também investir na recuperação de alunos perdidos. Para isso, tenha controle sobre os alunos que desistiram do curso, e mantenha-se em contato com eles. Aqui, é importante destacar a importância de estar onde esse cliente está, através de um sistema omnichannel. Dessa forma, será mais fácil contatá-lo por vários canais de maneira muito facilitada.

Seguindo essas dicas, você pode melhorar a comunicação e prospectar mais alunos em sua instituição de ensino, aumentando as chances de sucesso do seu negócio.

Confira os demais artigos em nosso blog para mais dicas, e acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos como esse.

Até a próxima!

Agende uma demo e comece a eliminar a ociosidade da sua operação agora com a 3C Plus!

Eduarda Falcão

Eduarda Falcão

Eduarda trabalha com redação há mais de 5 anos, e é uma profissional versátil na área de comunicação. Ama a língua portuguesa e acredita no potencial transformador que a escrita carrega.
Eduarda Falcão

Eduarda Falcão

Eduarda trabalha com redação há mais de 5 anos, e é uma profissional versátil na área de comunicação. Ama a língua portuguesa e acredita no potencial transformador que a escrita carrega.

Veja mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Central de atendimento:
11 4063-7921

© 2023 3C PLUS®. Política de privacidade

plugins premium WordPress

Descubra como o discador automático pode acelerar a produtividade da sua empresa

Descarte até 91% das chamadas improdutivas e economize tempo, dinheiro e esforços