3CPlusCall Center, Cobrança, Gestão0 Comentário

Como fazer a gestão da carteira de cobrança?

O número de brasileiros endividados em janeiro de 2020 foi 2,6% maior do que o registrado no mesmo mês, em 2019.

Os dados são da Serasa Experian, e apontam que 63,8 milhões de brasileiros (40,8% da população adulta do país) possui contas em atraso.

É uma estatística negativa para o país e é exatamente em momentos como esses que as empresas mais precisam de estratégias para cobrança das contas inadimplentes.

Uma das estratégias mais procuradas é a contratação de uma empresa terceirizada para esse trabalho. E é aí que entram os call centers de cobrança.

Nessa realidade, call centers de cobrança tem um potencial muito grande de se firmarem no mercado e conseguirem um lucro muito positivo.

No entanto, para isso, é preciso estar preparado. Sua empresa de call center precisa de uma boa gestão da carteira de cobrança.

A importância de uma gestão de cobrança

Considerando que quase metade da população brasileira possui contas em atraso, pode-se concluir que a inadimplência já se tornou um fator central da economia brasileira.

No entanto, a cobrança não é algo tão simples. A inadimplência pode ser causada por vários motivos diferentes e o recebimento dessa conta vai depender muito da forma como a cobrança é feita.

Uma empresa de call center que realiza esse trabalho precisa de uma gestão de cobrança eficiente para poder fazer cada ligação com precisão.

Com isso, o pagamento é mais provável e o tempo dos operadores é melhor aplicado.

Além disso, o contato com clientes inadimplentes pode ser uma situação complicada.

Principalmente, porque há uma legislação envolvendo o processo. 

Os artigos 42 e 71 do Código de Defesa do Consumidor definem que a cobrança não pode expor uma pessoa a ridículo, submeter a pessoa a constrangimento, ameaça ou mentiras, ou ainda interferir com seu trabalho, descanso ou lazer.

Por isso, é preciso saber o que não se pode fazer na hora de cobrar uma conta na hora de elaborar sua gestão de cobrança.

O que é uma carteira de cobrança

Várias empresas contratam call centers de cobrança para realizar o contato com seus clientes inadimplentes. 

Na contratação, essas empresas encaminham para os call centers suas carteiras de cobrança.

Essas carteiras são as listas de pessoas que estão em débito com a empresa.

As carteiras contam com dados pessoais dos devedores, além de informações da dívida, como valor inicial, juros e tempo de atraso.

Melhores formas de gerenciar uma carteira de cobrança

A primeira coisa que você precisa saber sobre o gerenciamento de uma carteira é que, ao receber essas informações, sua empresa de cobrança se tornará responsável pela segurança dos dados.

Para garantir isso, confira nosso post com dicas de segurança para seu call center de cobrança.

Garantindo essa segurança, os próximos passos tem a ver com a cobrança em si.

É preciso organizar os clientes da carteira. Você pode segmentá-los pelo atraso, pelo valor da dívida, pelo ticket médio, entre outros. 

Depois, com esses dados, você pode aplicar a régua de cobrança. Com ela, você vai identificar o melhor momento e a melhor forma de entrar em contato com o cliente.

Você estabelece cada ponto da cobrança a partir do ticket médio que o cliente investe, ou pelo atraso que ele possui.

Você pode definir uma cobrança mais incisiva para clientes com atraso maior e ticket médio menor. 

Com a régua de cobrança, também pode-se definir a frequência das ligações, dando maior produtividade e previsibilidade ao trabalho dos seus operadores.

Automatize os processos

Para gestão da sua carteira conte com um sistema para cobrança. Com ele, você terá acesso aos indicadores para entender os resultados da sua operação e gerir melhor seus operadores.

Um bom software de gestão conta com um discador automático para automatizar o processo de discagem da sua empresa.

Você consegue montar a régua de cobrança com muito mais eficiência separando por campanhas, você descarta ligações improdutivas e garante um melhor aproveitamento de tempo dos operadores.

Gostou de entender um pouco mais sobre gestão da carteira de cobrança? Aproveite e participe da nossa Trilha de Cobrança.

Cadastre seu e-mail e receba uma série de conteúdos te guiando para colocar sua produtividade a todo vapor e, claro, garantir o sucesso de suas cobranças!

Escrito por: 3CPlus
Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *