fbpx

O movimento que faz o futuro! A 3C Plus celebra sua primeira década de existência! #3CPlus10anos 

Compartilhe

Call centers em 2023: o que esperar do mercado e como se preparar?

5 minutos
Call CenterGestão
call centers em 2023

Vão acontecer diversas mudanças nos call centers em 2023. Certamente, isso é algo que todos os nichos vão passar.

Afinal, ninguém está a salvo das transformações. Não existe um nicho estável, todos estão em constante evolução, porque o mundo muda e se transforma. Para operações de call center não seria diferente.

Por isso, estar preparado para qualquer mudança que possa surgir é fundamental para sobreviver no mercado em 2023. 

Com base na nossa experiência, conversamos com clientes e com os maiores nomes do mercado e preparamos esse artigo  com os principais  tópicos para ficar atento e fazer deste um ano de verdadeiras conquistas.

1. Abra os horizontes

O grande problema das operações é ficar assustado com as mudanças. Os gestores ficam ansiosos ao ponto de não conseguirem enxergar as oportunidades que essa mudança pode trazer. 

Por exemplo, o aumento da margem consignável atrai todos os olhares, e os corbans voltam a atenção para trabalhar com essa nova possibilidade. Enquanto isso, aqueles que não se encaixam nessa novidade vão ficando esquecidos, e aí é uma ótima oportunidade de você ir contra a multidão e vender para o outro público que não está sendo tão trabalhado. Afinal, nem sempre seguir o caminho que todos estão seguindo é o mais rentável. Avalie sempre.

Ou ainda, quando as inovações tecnológicas tomam conta e mudam a forma como os clientes consomem produtos e serviços, aumentar os canais de atendimento é uma oportunidade para melhorar o serviço e reter o maior número de clientes.

Contudo, existem muitos call centers em 2023 que ainda estão presos aos métodos antigos, mesmo que existam tecnologias que facilitam o trabalho. Abrir o horizonte também significa abraçar as possibilidades que estão sendo ofertadas.

2. Ações diferentes geram movimentos diferentes

Neste ano, não dá para fazer o mesmo e esperar resultados diferentes.  Se a sua operação chegou ao faturamento de R$500 mil, para dobrar e chegar a R$1M você precisa de algo a mais, ter mais estratégia, mais ferramentas, mais pessoas qualificadas e o principal: investimento.

Mas, como saber a forma certa de gerenciar o investimento?

Antes de mais nada, você precisa conhecer a sua operação de cabo a rabo. Se você não tem ferramentas que te ajudam a colher métricas e dados para analisar o que está funcionando ou não na sua operação, você já está um passo atrás. 

Então, esse deve ser o seu primeiro investimento, uma ferramenta que te forneça relatórios capazes de te proporcionar uma visão ampla do seu negócio.

Quando você tem dados e métricas para analisar, você consegue perceber se está fazendo o básico bem feito. Mas afinal, o que seria o básico?

Aqui vai uma listinha do que é indispensável para a sua operação ter bons resultados:

  • Volume de ligações;
  • Assertividade nos contatos;
  • Mailing produtivo;
  • Relatórios com informações precisas e atualizadas;
  • Adequação às normas da Anatel;
  • Alta conversão;
  • Ter operadores produtivos;
  • Contar com boas ferramentas.

Se acaso alguns desses fatores estiver em falha na sua operação, está na hora de você avaliar se está usando as ferramentas necessárias e mais eficientes do mercado. Se estiver tudo certo com as ferramentas, reavalie a sua estratégia, agressividade do seu discador, origem e higienização do mailing e os canais que você está utilizando para contatar os clientes.

No Instagram da 3C Plus, trazemos lives recorrentes com dicas e insights sobre como alavancar a sua operação. 

Call centers em 2023

3. ITENS DE SOBREVIVÊNCIA PARA 2023

Tudo pode acontecer, e para sobreviver no mercado é necessário estar preparado. Por isso, aqui vão alguns itens de sobrevivência para call centers em 2023.

INFORMAÇÃO DE QUALIDADE

Para quem trabalha no setor de vendas e consignado, ter boas informações é indispensável. Um mailing poluído só vai atrasar o processo da sua operação.

Por isso, higienize o seu mailing, suba-o na 3C Plus com as configurações  corretas. Isso é informação de qualidade, não comprar uma base poluída. Isso porque, o que torna o seu mailing rico é tratar e dar a melhor qualidade para ele.

DISCADORA

Seja para vendas, consignado, cobrança ou SAC, discar e receber chamadas manualmente não funciona mais em 2023.

A demanda é muito alta e a sua operação precisa de agilidade. Tenha uma discadora que de fato funcione e cumpra com a demanda da sua operação. A 3C Plus começou como uma discadora automática e hoje já é muito mais, justamente porque percebemos a necessidade do mercado.

Hoje, com a 3C Plus, você tem controle completo da sua operação, um sistema ágil e sem instabilidade, discagem automática, relatórios e dashboards atualizados em tempo real e disparo de SMS. É por isso que a 3C Plus é a número 1 do mercado.

Crédito consignado

DISPARO EM MASSA DE SMS

O disparo em massa é imprescindível em diversos momentos do dia ou da semana. O SMS é uma ferramenta rápida de comunicar, e com alto alcance, já que é muito difícil ignorar uma notificação na tela.

Por isso, ele é muito útil na hora de comunicar sobre promoções, descontos, mudanças no atendimento, novidades, lembrete de pagamento, aviso de vencimento, entre outros.

Em um cenário de mudanças, contar com uma ferramenta de comunicação em massa vai ser o seu grande trunfo.

Agora, você tem o guia em mãos para começar a se preparar para 2023. Não esqueça de que, hoje, o mercado está muito mais democrático, e as pequenas operações também podem ter acesso a tecnologia de grandes call centers.

Se esse conteúdo foi útil, deixe o seu comentário e nos siga nas redes sociais para não perder mais conteúdos como esse.

Veja também

atendimento ao cliente
4 minutos
Correspondente Bancário
Operador de Call Center
plugins premium WordPress