Um Call Center envolve um conjunto de recursos.
Montar uma estrutura completa com computadores, headsets, sistemas, operadores, pode ser algo custoso e desnecessário para muitas empresas.
Nessas horas, vale a pena a terceirização desses serviços com equipes já preparadas e treinadas para atender seus clientes.
Quando a empresa decide utilizar um Call Center se depara com uma dúvida: criar o próprio ou terceirizar?
Quer saber qual opção é a certa para a sua empresa?
Este texto vai apontar aspectos de cada um.
Os benefícios da estrutura própria
Abrir um Call Center, ou um setor dedicado dentro da empresa, é indicado para pequenos e médios negócios.
Caso você precise acompanhar no dia a dia os atendimentos, com demanda pequena, possuir uma equipe enxuta de Call Center dentro da sua empresa pode ser a melhor solução.
Também é recomendado nos casos em que o produto/serviço é muito específico, de nicho.
Nesses casos, o Call Center precisa contar com uma equipe especializada. Assim, o treinamento para seus atendentes será mais imersivo, para conhecer cada detalhe do produto/serviço oferecido.
O treinamento desta equipe pode ser fornecido pelo próprio gestor ou outro responsável dentro da empresa e assim a equipe de atendimento terá sempre o apoio para possíveis dúvidas.
Ainda assim, implantar um Call Center dentro da sua empresa demanda investimento. É válido realizar um levantamento de custos, espaço e possibilidades.
Para economias, procure formas de atendimento que auxiliem como URA e SMS.
A equipe da 3C Plus já montou um material completo com um passo-a-passo de como abrir o seu Call Center.
Call Center Terceirizado
Pelo fator custo x benefício e facilidade, muitos gestores optam por terceirizar.
Confira aqui como a Terceirização funciona.
Não precisar de investimentos adicionais, alterações na estrutura da empresa e no aumento da equipe, faz com que empreendedores escolham terceirizar para um Call Center já preparado para suas demandas.
Desde o treinamento dos operadores até a entrega de resultados, a responsabilidade é total da equipe contratada.
Para empresas com grandes demandas e trabalho constante, terceirizar o serviço pode ser muito vantajoso e mais barato.
Tomar cuidado com a estrutura, o preparo dos seus atendentes bem como analisar de perto os resultados, planejamentos e estratégias é fundamental para que a empresa tenha retorno deste investimento.
Conhecendo os seus objetivos, tamanho da empresa e qual a demanda que existe o serviço de Call Center, você gestor saberá qual é o melhor caminho.
Seja para vendas, cobranças ou rotina, um Call Center aliado à uma excelente estratégia é valioso para obter mais resultados. E você está convencido em criar o seu próprio Call Center ou terceirizar? Compartilhe nos comentários, inclusive suas dúvidas!