Atendimento ao cliente: o que você precisa saber sobre?

A tecnologia traz muitos benefícios para empresas e clientes no que diz respeito ao atendimento. Contudo, também é importante estar atento ao comportamento do seu público-alvo. 

O atendimento ao cliente pode ser feito através de chat, e-mail ou telefone, e até mesmo pelas redes sociais. Essa variedade de canais é bem importante porque existem pessoas que preferem ligações telefônicas, enquanto outras usam muito mais os canais digitais para troca de mensagens, como WhatsApp e chats online. 

Também é importante destacar que o bom atendimento é a melhor maneira de firmar um relacionamento positivo com clientes. Isso garante que sua empresa tenha uma visibilidade positiva. 

Para ajudar sua empresa a ter um bom atendimento, continue sua leitura e confira:

Princípios de um bom atendimento ao cliente
Como garantir um bom atendimento no seu call center
Esteja atento às tendências do mercado
Atenção ao atendimento das novas gerações : millennials e Z

Princípios de um bom atendimento ao cliente

A primeira coisa a fazer para ter um bom atendimento é conhecer o seu cliente. É importante que o operador busque saber o que ele procura, e mais: como a empresa pode ajudá-lo. 

Conhecendo seu público ficará mais fácil adequar a linguagem usada durante o atendimento, garantindo que todos os atendentes sejam muito claros e possam ajudar seus clientes da melhor maneira possível.  

O próximo passo é ter eficiência e agilidade no processo. Afinal de contas, vivemos em um mundo com pessoas bastante imediatistas que não gostam de esperar!  

Outros dois princípios essenciais em um bom atendimento são a empatia e a simpatia. Todo mundo gosta de ser tratado de maneira humanizada. Por isso, todos os seus operadores devem agir dessa forma. 

É importante que sejam realizados treinamentos com sua equipe para garantir que todos trabalhem de maneira alinhada. Esses momentos devem ser constantes e isso pode acontecer através de workshops e cursos presenciais ou online. 

Como garantir um bom atendimento no seu call center

Seguir os princípios citados acima é essencial para ter um bom atendimento. Mas não é só isso. Agora é hora de entender o que fazer na prática para que esse processo seja melhorado no seu call center! 

Primeiramente, sua equipe de operadores deve manter um histórico detalhado sobre os atendimentos realizados. Assim, caso o cliente faça contato, qualquer operador pode ter acesso à informações importantes do atendimento anterior, sendo mais eficiente. 

Também é importante que seus operadores tenham headsets bons e regulados adequadamente, para garantir que a ligação seja de boa qualidade. Afinal de contas, ninguém sai de uma ligação cheia de chiados com uma boa experiência, não é mesmo? 

Você pode aprender a fazer isso através do artigo: Aprenda a configurar e resolver problemas do seu headset.

Esteja atento às tendências do mercado de call center

Necessidade de um atendimento omnichannel

Acompanhar de perto as novidades e tendências do mercado é essencial para ter um atendimento ao cliente que siga tendo qualidade. 

Algumas das principais tendências já ativas no mercado e que funcionam muito bem no atendimento ao cliente, são: 

  • Adoção de tecnologias em nuvem
  • Comunicação e colaboração unificadas (UCC)
  • Priorização de skills dos operadores
  • Atendimento omnichannel
  • Mensagens de texto

Existe uma razão para que essas ferramentas e estratégias sejam adotadas: elas estão alinhadas com as expectativas do seu público.

Falando nisso, o que seu call center está fazendo para atender bem as novas gerações? 

Atenção ao atendimento das novas gerações : millennials e Z

Os millennials e a geração Z são pessoas que nasceram em um mundo em que o digital faz parte da vida de maneira intrínseca. 

E é importante que o seu call center esteja preparado para atender muito bem essas pessoas que são os próximos clientes que serão atendidos pelo seu call center. E o caminho para isso é tendo operações mais digitais!

Para isso é preciso contar com a tecnologia, utilizando diversos canais digitais diferentes para atender esse público de maneira mais adequada às suas necessidades. E essa adequação será positiva também para as outras gerações.

Aliás, sua equipe já parou para conhecer melhor essas gerações? Isso pode ajudar muito na melhora do atendimento. Uma maneira de fazer isso é lendo o artigo: Atendimento ao cliente nas novas gerações.

Quer ir ainda mais fundo na melhora do seu atendimento? Então confira o eBook: 

Escrito por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Cadastre-se para receber nossos conteúdos