fbpx
Compartilhe

Quais os benefícios do atendimento ao cliente via whatsapp?

5 minutos
Gestão

O WhatsApp está instalado em 99% dos celulares do país. Isso mostra como o aplicativo tem relevância. Além disso, 98% dos usuários brasileiros com celulares utilizam a ferramenta diariamente, o que mostra a potência da rede social.  

Mas a verdade é que os dados não param por aí! 76% dos brasileiros interagem com marcas via WhatsApp. Então, se as marcas também tiram proveito disso e os usuários estão no WhatsApp, o atendimento ao consumidor migrou para essa plataforma, naturalmente. 

Por isso, saiba: como o Whatsapp pode ajudar sua empresa a melhorar em alta escala o atendimento ao cliente, para call centers de SAC?

WhatsApp e a fidelização de clientes
Como o aplicativo ajuda na redução de custo da operação?
Ganhe agilidade no atendimento ao cliente
Praticidade e integração: ferramentas e técnicas que podem ajudar a otimizar a utilização do Whatsapp 

WhatsApp e a fidelização de clientes

WhatsApp e a fidelização de clientes

Esta ferramenta é sinônimo de mensagens em tempo real. E isso é algo que todo cliente ama, já que ninguém gosta de esperar longos períodos de tempo para ter uma resposta. Essa experiência positiva na agilidade do atendimento gera fidelização para as empresas. 

A partir disso, imagine o quanto o seu call center para atendimento ao consumidor ganha uma imagem positiva perante ao público? Para as empresas, há ainda outra vantagem: a chance de ganhar indicações de amigos e familiares desses clientes fidelizados.

Contudo, deixamos o nosso alerta. Para a fidelização, é importante que este canal permaneça voltado apenas para o atendimento ao cliente, evitando o envio de promoções e muitas ofertas. 

Vale destacar que quando se trata do atendimento ao cliente nas novas gerações, também conhecidas como geração Z, o WhatsApp se torna ainda mais importante no processo de fidelização.  

Como o aplicativo ajuda na redução de custo da operação de call center?

O WhatsApp possui um custo extremamente baixo para as empresas, contando com uma taxa de US$1 anual. Contudo, muitas pessoas jurídicas usam o WhatsApp sem nunca ter pago pelo serviço. 

Esse fato por si só já mostra um grande corte nos custos, mas a economia não para por aí!

Ganhe agilidade no atendimento ao cliente

O WhatsApp possui uma interface extremamente amigável e por isso facilita e muito o trabalho do operador nos atendimentos de SAC. Em um mundo onde tempo é dinheiro, isso significa que seu call center vai cortar muitos custos!

Isso também significa que não será preciso contratar novos operadores. Uma vez que o WhatsApp tem o poder de tornar todo mundo mais produtivos no atendimento ao cliente

Para mais dicas sobre gestão de call center para SAC, confira o artigo:

Praticidade e integração: ferramentas e técnicas que podem ajudar a otimizar a utilização do WhatsApp 

praticidade-e-integracao-ferramentas-e-tecnicas-que-podem-ajudar-a-otimizar-a-utilizacao-do-whatsApp

Agora que você conhece as principais vantagens de se contar com o WhatsApp no atendimento ao cliente no seu call center, confira algumas ferramentas e técnicas que podem ajudar suas operações a tirar o melhor proveito deste aplicativo: 

Utilize uma comunicação humanizada 

É importante que ao responder um cliente por mensagem, toda a comunicação seja humanizada. Ou seja, focada na empatia e procurando sempre ajudar a pessoa que está sendo atendida. 

Lembre-se também de sempre chamar esta pessoa pelo seu nome. Isso torna a troca de mensagem muito mais pessoal, aproximando o cliente e a marca. 

Não deixe seu cliente esperando por muito tempo

Também é importante ser ágil na hora de responder seu cliente. Como vimos anteriormente, este aplicativo é sobre mensagens instantâneas. 

Utilize um chatbot para otimizar o atendimento ao cliente

O Chatbot é um programa de inteligência artificial que facilita muito o atendimento ao cliente, e pode ser utilizado no atendimento ao cliente via WhatsApp. 

Funciona de maneira simples: toda vez que o WhatApp da sua empresa recebe uma mensagem, uma resposta robótica é enviada pedindo como você pode ajudá-lo. 

Isso traz diversas vantagens, como:

  • Agilizam a interação inicial com os clientes
  • Reduz o tempo de espera no atendimento
  • Permite que sua empresa fique com o atendimento funcionando 24h

Vale destacar que o Chatbot pode concluir o atendimento ao cliente sem a necessidade da intervenção de um operador humano.

Além do mais, se um operador é necessário, o chatbot pode atribuir à pessoa mais qualificada com base nas informações recebidas no chat até o momento. 

Conclusão

O WhatsApp é uma ferramenta extremamente poderosa nas operações de SAC e, por isso, é importante cogitar sua utilização no seu call center. 

Quer conhecer mais técnicas para melhorar seu atendimento ao cliente? Então confira o eBook:

Atendiment 05 estrelas em seu call center

Veja também

Confira as atualizações do mês de fevereiro no produto 3C Plus
Call Center saiba como tornar a gestão de pessoas um sucesso 3C Plus
funil de cobrança
plugins premium WordPress