3CPlusPabx, Telefonia VoIP0 Comentário

Qual o melhor sistema de PABX para a sua empresa?

Se pararmos para refletir, impressiona como os equipamentos diminuíram de tamanho e otimizaram suas funcionalidades nas últimas décadas.

O primeiro computador, por exemplo, pesava 30 toneladas, media mais de 25 metros de altura e não era capaz de processar absolutamente nada do que um smartphone é capaz.

Nos tempos áureos da telefonia, os PBX (que antecedem os PABX) eram operados pelas telefonistas, que ficavam transferindo as ligações para a casa das pessoas.

Por mais que o processo tenha se modernizado, e os PABX façam essa transferência automaticamente, sem necessitar de um operador, até hoje sua função principal permanece a mesma: ramificar uma única linha telefônica.

Ou seja, mesmo tendo muitos ramais, o PABX permite que uma empresa opere só com uma linha telefônica, ou com mais, mas centralizado as ligações (e divulgação do número) em apenas uma.

Se primeiro era preciso uma sala inteira para acomodar um PBX, em alguma memória perdida no seu cérebro você deve se lembrar de aparelhos telefônicos cheios de botões que ocupavam toda a mesa dos recepcionistas ou secretários.

Hoje em dia, esses aparelhos ainda existem, mas são mais modernos e compactos, cheios de variantes, que é o que explicaremos neste artigo.

Mas, antes, saiba o que é PABX e como utilizar na sua empresa.

Continue lendo e descubra quais tipos de PABX estão disponíveis hoje no mercado.

PABX e Central Telefônica

Apesar de parecidos, os PABX e as Centrais Telefônicas possuem funções diferentes.

A Central Telefônica é como se chama aquele equipamento que falamos acima, e que organiza o sistema que tem mais ramais do que linhas telefônicas.

É ele que controla e direciona todas as ligações recebidas, tanto externas quanto internas, entre dois ramais.

Esses equipamentos costumam ter um valor bem alto, por isso é fácil encontrá-lo disponível para aluguel, em preços que podem partir de R$ 90 e chegar à R$ 15 mil mensais, conforme a tecnologia utilizada.

O PABX, no caso, é essa tecnologia, ou seja, a maneira como esse sistema é realizado.

PABX analógico

Mais antigo e de custo mais alto, ele ainda é o tipo mais utilizado, apesar de receber apenas linhas convencionais, aquelas oferecidas pelas operadoras de telefonia fixa.

Necessita de suporte técnico e manutenção constante.

Não tem muitos recursos tecnológicos, mas atende bem as empresas que não precisam de muitas funcionalidades.

Entre os recursos profissionais de telefonia que oferece estão identificador de chamadas; gerenciamento das ligações internas e externas; transferência de chamadas; chamada em espera; ligações distintas para cada ramal; bloqueio no recebimento de ligações a cobrar.

PABX digital

Esse sistema une todas as vantagens do analógico a outros diversos recursos profissionais, como melhor qualidade de chamada e possibilidade de controlar o volume da voz.

Também faz seleção automática de linhas, permite que o tempo da ligação seja limitado, escolhe automaticamente a operadora que ofereça maior economia, e tem configurações muito simples, permitindo ao gerente de TI ser responsável por sua manutenção.

No entanto, pelo seu valor, é preciso traçar uma relação de custo / benefício, levando em conta o tamanho de sua empresa e o quanto a telefonia é útil para sua rentabilidade.

PABX IP

Esse sistema, ao invés de trabalhar com linhas fixas, utiliza a tecnologia de voz por IP (VoIP).

Aqui em nosso Blog, já comentamos sobre os mitos sobre a telefonia VoIP.

Sua grande vantagem sobre os outros é que funciona como um software que, instalado no computador, precisa apenas de uma boa conexão com a internet para disponibilizar todos os seus recursos.

Ou seja, não exige espaço físico para a gravação.

Entre os diferenciais que oferece, além de todas as funcionalidades dos modelos analógico e digital, estão ramal remoto, áudios (e reuniões!) por videoconferências, correio de voz, gravação das ligações, URA (Unidade de resposta audível).

Esse é o sistema de PABX mais moderno.

Sua manutenção também é simples, assim como sua configuração, tornando-a mais acessível.

Também é bem útil para empresas que trabalham com colaboradores em home office, que precisam estar constantemente em contato.

PABX híbrido

É um PABX que permite o uso de linhas convencionais e números de VoIP (parte analógica e parte ip), e ainda determina a cada ligação qual é o mais vantajoso para a chamada a ser feita.

Sua central é moldada de acordo com a necessidade de cada negócio, então ele atende todos os tipos de empresa, sem maiores entraves, interligando computadores, dispositivos móveis e até outros tipos de PABX.

Qual o melhor sistema de PABX para sua empresa?

Agora que você conhece todas as possibilidade para interligar as linhas telefônicas, ramais e operações de telefonia da sua empresa, avalie qual o melhor tipo para você.

Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário, que vamos responder tudo sobre o assunto!

Como usar o Pabx IP em qualquer empresa

Escrito por: 3CPlus
Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *