fbpx
Compartilhe

Suporte x Customer Success: entenda a diferença em uma empresa de software

3 minutos
Correspondente Bancário
suporte e customer success

Os custos e os esforços para atrair um novo cliente até sua empresa não são baixos e reconquistar um cliente perdido requer ainda mais investimentos.

Mas, você já deve saber disso, não é verdade?

Por isso, se faz necessário manter ativos e satisfeitos os clientes que já fazem parte da sua carteira.

As empresas dividem a área de atendimento em suporte e customer success. Você sabe qual é a diferença? Descubra agora e mantenha-se um passo à frente.

O que é suporte ao cliente?

Falhas técnicas acontecem e, por isso, ajustes pós-compra são necessários. O suporte ao cliente é um serviço básico de comunicação entre empresa e cliente. Em empresas de software, eles servem tanto para demonstrações, vendas, primeiros acessos, dúvidas, problemas técnicos e também como ponto de apoio entre empresa e cliente.

Dessa forma, ele é o principal acesso do cliente diretamente à sua empresa e seus serviços.

O que é customer success?

O customer success é responsável por manter uma comunicação ativa e construir uma relação de confiança e troca com cada cliente, garantindo a satisfação do cliente e auxiliando-o a atingir metas e objetivos.

Mas, o customer success não fica apenas com o suporte diário. Ele também esclaresce dúvidas, indica explorados, e também cresce junto com o cliente. Isso porque ele acompanha a jornada do cliente de perto, oferecendo melhorias, apoio, ideias, estratégias e resultados.

Em outras palavras, o customer success em empresas de software funcionam muito bem para acompanhar aquele cliente por todas as áreas do software, acompanhando o aprendizado da empresa, oferecendo análises e sendo o principal ponto de ajuda e confiança do consumidor para o resultado esperado.

Qual a diferença entre eles?

O suporte age de forma reativa, o customer success de forma ativa.

Ou seja, o customer Success age de forma proativa, agregando valor a venda realizada e pensando na fidelização do cliente a longo prazo, contribuindo, dessa forma,  para que o suporte ao cliente seja destinado para questões como dúvidas, problemas técnicos, atualizações.

Se tratam de duas frentes de contato direto com o cliente que bem trabalhadas trazem muitos benefícios a sua empresa de software.

O que você deve levar para a sua empresa?

É muito importante salientar a importância dos dois cargos na sua empresa de software, papéis diferentes e fundamentais para manter um relacionamento favorável e duradouro entre empresa e cliente.

Entenda que um não exclui a necessidade do outro, apenas modifica a forma de se antecipar diante dos imprevistos.

Se o customer success fizer uma abordagem ativa e antecipada, o cliente vai alcançar o sucesso desejado. Assim sendo, o risco de churn é muito menor.

Enquanto isso, o suporte ajudará o cliente a encontrar respostas e não enfrentar problemas, sanando dúvidas e solucionando problemas.

Portanto, invista em:

  • Proatividade;
  • Antecipação dos imprevistos;
  • Construção de um relacionamento de confiança.

Seu customer success pode ter a função de:

  • Atender os clientes por vários canais diferentes, tornando-se mais próximo e amigo da empresa;
  • Ajudar os clientes a obterem os resultados que eles desejam, levando em conta seus objetivos e a realidade de mercado deles;

Com a união do customer success e do atendimento ao cliente, você terá em sua empresa de software a excelência.

Dessa forma, você terá clientes satisfeitos e ativos, que ajudarão a manter a sua empresa de software lucrativa e estabilizada no mercado. 

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais!

Veja também

reclamações no call center
estratégias de prospecção
Confira as atualizações do mês de fevereiro no produto 3C Plus
plugins premium WordPress