Ter um contact center para estretitar o relacionamento com o cliente é uma demanda cada vez mais necessária. Mas, para ter o seu p´roprio call center, é necessário ter um conjunto de recursos.
Montar uma estrutura completa com computadores, headsets, sistemas, operadores, tem um alto custo que pode ser evitado.
Nessas horas, terceirizar o serviço de call center vale a pena porque as empresas já te oferecem equipes preparadas e treinadas para atender os clientes. Além disso, as empresas de call center contam com uma estrutura própria e adequado, sendo dessa maneira um gasto a menos e menores preocupações para você.
Mas, da mesma forma como terceirizar o serviço de call center parece uma boa ideia, ter a sua própria estrutura também garante algumas vantagens. Nesse sentido, surge a dúvida: criar o próprio ou terceirizar?
Quer saber qual opção é a certa para a sua empresa?
Continue lendo esse artigo, porque ele vai apontar aspectos de cada um.
Os benefícios da estrutura própria
Abrir um call center, ou um setor dedicado dentro da empresa, é indicado para pequenos e médios negócios.
Caso você precise acompanhar no dia a dia os atendimentos, com demanda pequena, possuir uma equipe enxuta de call center dentro da sua empresa pode ser a melhor solução.
Também é recomendado nos casos em que o produto/serviço é muito específico, de nicho.
Mas, ainda assim, o call center precisa contar com uma equipe especializada. O treinamento para seus atendentes deve ser mais imersivo, para conhecer cada detalhe do produto/serviço oferecido.
O treinamento desta equipe pode ser fornecido pelo próprio gestor ou outro responsável dentro da empresa. Assim a equipe de atendimento terá sempre o apoio para possíveis dúvidas.
Ainda assim, implantar um call center dentro da sua empresa demanda investimento. De tal forma, é válido realizar um levantamento de custos, espaço e possibilidades.
Para economias, procure formas de atendimento que auxiliem como URA e SMS.
A equipe da 3C Plus já montou um material completo com um passo-a-passo de como abrir o seu Call Center.
Se você gosta dessa opção, nós preparamos um material para você saber tudo que ´´e necessário para abrir um call center de ponto. Clique aqui para assistir
Call center terceirizado
Em virtude do alto custo e também pela facilidade, muitos gestores optam por terceirizar.
Se você ainda não sabe como a terceirização de um call center funciona, clique aqui.
Já que não são necessários investimentos adicionais, alterações na estrutura da empresa e no aumento da equipe, os empreendedores acabam optando por terceirizar os serviços para uma empresa já preparada.
Só para exemplificar, os call centers já possuem experiência desde o treinamento dos operadores até a entrega de resultados. Dessa forma, a responsabilidade de todo o processo é totalmente da equipe contratada.
Para empresas com grandes demandas e trabalho constante, terceirizar o serviço pode ser muito vantajoso e mais barato.
Tomar cuidado com a estrutura, o preparo dos seus atendentes bem como analisar de perto os resultados, planejamentos e estratégias é fundamental para que a empresa tenha retorno deste investimento.
Conhecendo os seus objetivos, tamanho da empresa e qual a demanda que existe o serviço de call center, você gestor saberá qual é o melhor caminho.
Seja para vendas, cobranças ou rotina, um call center aliado à uma excelente estratégia é valioso para obter mais resultados. E você está convencido em criar o seu próprio call center ou terceirizar? Compartilhe nos comentários, inclusive suas dúvidas!