3CPlusCall Center, Gestão0 Comentário

Vazamento de dados: como proteger o seu Call Center?

Em um universo em que a tecnologia não para de se desenvolver, os crimes também tomaram uma outra dimensão.

Os ataques hackers, por exemplo, se mantém na mesma crescente das novidades que aparecem diariamente quando o assunto são as novas dinâmicas surgidas a partir do desenvolvimento tecnológico.

Um relatório divulgado pelo McAfee Labs, por exemplo, apontou que 327 ameaças de vazamentos de dados são descobertas a cada minuto.

Além dos dados corporativos, também são focos dos criminosos dados pessoais de clientes, informações que, quando vazadas, resultam em fraudes — e muita dor de cabeça.

Imagine a quantidade de dados disponíveis em um call center e o tamanho do problema gerado caso eles sejam vazados.

Além de atestar a falta de segurança, ter dados vazados podem gerar desde uma má imagem da empresa até encerrar importantes parcerias comerciais.

Por isso, todos os cuidados com segurança devem ser tomados e seguidos a risca pelas equipes que têm acesso a eles.

Se você quer saber mais sobre como proteger o seu Call Center de vazamento de dados, continue lendo este artigo.

Estabeleça normas de confidencialidade

É preciso construir, dentro da empresa, uma cultura de sigilo, porque parte das vezes o vazamento de dados sigilosos parte do próprio colaborador.

O primeiro item, no momento da contratação, é deixar claro o posicionamento da empresa em relação aos dados dos seus clientes.

É importante deixar claro todos os deveres legais que ele possui diante desses dados e o que pode acontecer caso eles vazem.

É importante que a avaliação dos operadores seja bastante criteriosa.

Dessa forma, além de ter discrição com as informações, o colaborador também vai se preocupar em cumprir todas as normas de segurança repassadas a ele.

Há também outros cuidados para que os dados não sejam levados para fora da empresa. Um deles é bloquear nos computadores cópias de arquivos.

Se essa for uma opção do seu call center, é preciso deixar claro para cada funcionário o motivo da decisão.

Fique atento à segurança dos servidores

Se o seu call center possui servidor físico, uma das indicações é que ele tenha acesso restrito a determinados funcionários.

Os antivírus precisam ser constantemente atualizados e é importante que seu técnico em TI tenha muita atenção à segurança.

Se o seu armazenamento é feito na nuvem, é provável que esses servidores já possuam segurança de ponta.

Hoje em dia, as empresas que disponibilizam esse tipo de serviço têm tomado muito cuidado com a segurança de dados devido ao número de problemas que já ocorreram e todo o prejuízo causado.

Aposte na tecnologia para mais segurança

Soluções tecnológicas são aposta certa para combater o vazamento de dados.

Call centers que utilizam informações financeiras, por exemplo, devem apostar em sistemas que se preocupam com a segurança no armazenamento desses dados.

Elas podem oferecer desde autenticação forte e criptografia à pluggins que bloqueiam o print screen, por exemplo.

Investir em um software especializado em call center pode ser uma boa ideia. Eles têm um cuidado redobrado com a segurança dos dados.

Treinamento contínuo para equipe operacional

Quando o assunto é importante, é sempre bom que ele seja lembrado constantemente.

Se houver mais conhecimento a cada lembrança, melhor.

Oferecer treinamento de tempos em tempos para a equipe que lida com os dados é uma das ações que mais surtem resultados.

Elas estarão sempre por dentro das novidades tecnológicas, índices e comportamento adequados para evitar ao máximo que esse crime ocorra, bem como estará preparada para pensar em uma solução rápida caso o pior aconteça.

Gostou das nossas dicas sobre como evitar o vazamento de dados em um Call Center? Se você já passou pelo problema ou conseguiu contorná-lo, comente sua experiência!

Escrito por: 3CPlus
Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *