Vantagens do discador automático para um Call Center

Você sabe como funciona um discador automático? Primeiramente, trata-se de uma ferramenta em que o principal objetivo é aumentar a produtividade em empresas onde há um alto e constante fluxo de ligações. Uma realidade vivida em call centers.

Diante disso, o discador automático tem a função de automatizar as ligações que, sem a tecnologia, seriam feitas de forma manual pela equipe de atendimento. 

Dessa forma, mais demorada, cada agente conseguiria estabelecer contato com aproximadamente 30 clientes diariamente, no máximo, por conta da demora entre uma ligação e outra. Se o sistema for automático, com certeza, a produtividade da sua equipe é bem maior.

Com isso em mente, preparamos esse artigo para explicar como funciona um discador automático em call centers e como ele contribui para o aumento de produtividade em algumas áreas de atuação. 

Boa leitura!

Discador automático para vendas
Discador automático para cobrança
Discador automático para venda de crédito consignado
Como melhorar a performance do discador automático?

Discador automático para vendas

Se o seu foco está em vendas, o discador automático será o seu maior aliado. Isso porque essa ferramenta permite estabelecer uma linha comunicativa entre o call center e o cliente de forma ampla.

Através da automação de chamadas, o alcance de clientes é muito maior e não apenas isso, o discador aliado ao AMD no seu call center fará com que você encontre números ativos e com potencial para conversão.

O AMD é um verdadeiro filtro de ligações improdutivas. Essa ferramenta detecta, nos 2 primeiros segundos da chamada atendida se existe um ser humano na linha. Caso a chamada atendida esteja com a linha muda, ou ainda se é de uma gravação, ela será descartada.

Como resultado, apenas serão enviadas para sua operação as ligações que foram realmente atendidas por uma pessoa. 

Mas, o que falar para que o cliente realmente preste atenção durante a venda? Vamos para algumas dicas:

  • Faça um script: roteirize e organize o que o atendente irá falar. Chamadas confusas e sem um fluxo de informações coerentes vão afastar o consumidor de você;
  • Se for ligar várias vezes para o mesmo número telefônico, é preciso ter um discurso diferente a cada vez, pois se a primeira fala não gerou conversão, é preciso utilizar uma nova abordagem. Em caso de insistência, o cliente ficará aborrecido e perderá o interesse no produto de vez;
  • Tenha um atendimento personalizado e individual: as pessoas são plurais e diferentes. Um mesmo script pode funcionar com determinado público, mas ser ineficaz diante de outro. Então, faça adaptações. 

O sistema 3C Plus pode ser integrado ao CRM utilizado pela sua empresa para que o operador possa fazer as consultas necessárias a respeito das informações de seus clientes. 

  • Deixe o cliente falar: diálogos geram mais resultados que monólogos em qualquer situação de negociação. Em vendas via call center, a premissa continua sendo verdadeira, converse com o cliente e, mais importante, escute.

Confira mais dicas sobre como scripts podem ajudar nas vendas! 

Discador automático para cobrança

Para deixar o processo de cobrança mais ágil, utilize uma plataforma de gestão que integre todas as informações provenientes do seu CRM de cobrança em apenas um lugar. Isso somado às ligações feitas automaticamente podem trazer ótimos resultados, como economia de tempo do operador e mais assertividade na negociação da dívida.

Além disso, lembre-se que a estratégia mais adequada para cobranças é através do método Rapport. Mas, o que é isso?

O Rapport pode ser compreendido como a tentativa de estabelecer uma linha comunicativa prezando a empatia, a afinidade e a conexão com aquele cliente em situação de vulnerabilidade.

Se o cliente está inadimplente, procure saber o porquê e ofereça opções viáveis e alcançáveis para que a dívida seja acertada de forma agradável e amigável para todas as partes envolvidas.

Saiba mais sobre como o discador automático aliado a um sistema de gestão pode aumentar os seus resultados nas cobranças

Discador automático para venda de crédito consignado

Vender por telefone é uma opção muito atrativa, pois permite que o call center alcance um vasto público de forma barata e rápida. Estar no segmento de crédito consignado também é uma ótima opção, pois o atual cenário de juros baixos viabiliza essa possibilidade para pessoas físicas.

Então, ao trabalhar com crédito consignado, é preciso prestar atenção em dois aspectos: encontrar clientes e focar em sua fidelização. Como fazer isso?

Primeiramente, o discador automático permite que você estabeleça contato com mais pessoas diariamente, aumentando as chances de conversão com pessoas interessadas em crédito consignado. 

Faça as perguntas certas ao cliente e ofereça à resolução de problemas, como:

  • Você sabe o quanto sua dívida pode aumentar em um curto espaço de tempo? 
  • Como você se sentiria quitando sua dívida do cartão de crédito e restabelecendo seu limite?
  • O que acha de realizar o seu sonho?

São alguns exemplos comuns de uso do dinheiro do crédito consignado.

Elabore scripts baseados em personas, isso é, um perfil no qual muitos consumidores podem se enquadrar e se identificar. Lembre-se que o atendimento personalizado é a chave para o sucesso. E isso vai de encontro com a fidelização desse novo cliente.

Aqui estão dicas extras para a fidelização do cliente:

  1. Oferecer juros baixos para se sobressair entre a concorrência;
  2. Ser rápido ao disponibilizar o crédito;
  3. Deixar o processo menos burocrático possível (ninguém gosta de burocracia e papelada, certo?);
  4. Consultar o histórico do cliente para assegurar o empréstimo, e, em casos de quitação, quando as parcelas estão acabando, pense em oferecer um novo produto;
  5. Disponibilizar ferramentas e canais para que o cliente estabeleça comunicação com a sua instituição, como SAC, e-mail, número de telefone, ou seja, um call center completo e multicanal. Em resumo: esteja disponível!

Confira mais dicas para aumentar os resultados em empresas de crédito consignado!

Como melhorar a performance do discador automático?

Finalmente, vamos entender como melhorar a performance do discador automático para aumentar a produtividade no call center:

  • Fazer a higienização do mailing: o mailing é o banco de dados de onde o discador automático busca os números para efetivas ligações. Remover números improdutivos otimiza o tempo do discador;
  • Habilitar a detecção de caixa postal: com o discador automático da 3C Plus, é possível eliminar números nos quais as chamadas caem diretamente na caixa postal, novamente priorizando a listagem de números responsivos;
  • Limitar o tempo de discagem e de espera: essa funcionalidade pode ser a principal estratégia para que a produtividade aumente, pois o tempo dos agentes do call center é otimizado e não há o desperdício de tempo entre uma ligação e outra;
  • Habilitar a rediscagem: o sistema da 3C Plus permite que o mesmo número seja chamado até 10 vezes, caso a ligação tenha falhado em tentativas anteriores por motivos adversos. 

Contudo, para um melhor aproveitamento da ferramenta, recomenda-se que até 4 rediscagem sejam feitas, pois as chances de ser atendido caem a cada nova tentativa.

  • Diminuir os intervalos para evitar o abandono de chamadas: o operador pode fazer alguns intervalos durante o expediente de trabalho e se ausentar do discador. Porém, quando o intervalo é rápido, entre 5 a 10 minutos, é recomendado que o operador ative o intervalo padrão do sistema. 

Em intervalos maiores, é melhor que o operador saia do sistema e entre novamente quando retornar.

Por fim é importante destacar que o discador automático ideal para o seu call center está integrado a um sistema de gestão completo para o seu negócio. Por isso, na hora de escolher uma tecnologia para auxiliar na rotina de operações, é importante ser certeiro!

Para optar pela tecnologia certa para suas necessidades, confira o eBook:

Software para cobrança, qual a importância?

Escrito por:

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Cadastre-se para receber nossos conteúdos