fbpx

O movimento que faz o futuro! A 3C Plus celebra sua primeira década de existência! #3CPlus10anos 

Compartilhe

UX na prática: como tratamos a experiência do usuário no desenvolvimento do nosso produto

4 minutos
Produto 3C Plus
A experiência do usuário é prioridade em tudo no produto da 3C Plus. Confira como funciona, na prática, o UX por aqui.

É fato: o nosso dia a dia está cada vez mais digitalizado e automático. Diante disso, a boa experiência do usuário (UX) tornou-se um diferencial competitivo para empresas que desejam se destacar no mercado.

Aqui na 3C Plus, a priorização do UX não é apenas uma estratégia, é parte integrante da nossa filosofia de trabalho.

Por isso, entrevistamos a especialista em UX, Alanis Machado, e, neste artigo, vamos te contar o que ela trouxe sobre como tratamos a experiência do usuário no desenvolvimento do nosso produto.

Confira:

Compromisso com o UX desde o início

Como falamos, a experiência do usuário permeia todas as etapas do desenvolvimento do produto, resultando em um sistema que não apenas atende, mas supera as expectativas dos nossos clientes.

Desde o momento em que uma ideia é concebida até a entrega dela, nosso foco principal é entender e atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes.

Assim, ao iniciar um novo projeto, nosso primeiro passo é questionar: como vamos melhorar a experiência do cliente com isso, e qual necessidade dele iremos atender?

Fazer isso nos ajuda a garantir que empregaremos nossos recursos de forma eficaz, concentrando-nos em soluções que realmente agregam valor aos nossos usuários.

Confira um pouco mais sobre o assunto no vídeo abaixo:

Estudo e análise

Por aqui, toda ação de UX tem sempre muito estudo por trás.

Nos dedicamos muito em entender o perfil e necessidade do nosso cliente, além de estarmos constantemente estudando novidades e boas práticas para a construção do nosso trabalho.

Além disso, todas as ações que tomamos são cuidadosamente analisadas e validadas no dia a dia dos nossos parceiros, o que nos ajuda a entender a nossa assertividade e os próximos passos.

Envolvimento de toda a equipe na experiência do usuário

Nosso compromisso com a experiência do usuário vai além da equipe de UX design.

Cada membro da equipe de produto desempenha um papel importantíssimo no processo, e é isso que nos ajuda a proporcionar uma boa experiência aos usuários: o envolvimento e dedicação de todos nesse propósito.

Todos são incentivados a contribuir com suas ideias e perspectivas, o que garante que nossa solução seja centrada no usuário em todos os aspectos.

Além disso, nosso time utiliza a metodologia do Atomic Design, que divide a construção de templates em pequenas etapas de um todo. Isso nos ajuda a entender e dividir as tarefas do projeto, otimizando o resultado.

Sensibilidade e acessibilidade no UX

Porém, além de garantir a usabilidade do nosso produto, também nos preocupamos muito com a acessibilidade dele.

Testamos cuidadosamente cores, fontes e layouts para garantir que nosso produto seja acessível a todos os usuários, sem exceção. 

Assim, nosso produto pode ser usado por todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiências visuais ou outras necessidades especiais.

Foco sempre no usuário final

Por mais que cada pessoa do nosso time tenha uma opinião sobre como conduzir nossas tarefas, isso não é levado em conta.

Por aqui, evitamos pensar em como nós gostaríamos de fazer, e nos concentramos nas necessidades reais dos usuários.

Portanto, para isso, precisamos estudar muito e ouvir atentamente o feedback dos clientes. Assim, podemos garantir que nosso produto atenda verdadeiramente às expectativas e demandas do mercado.

Melhorias contínuas e inovação no UX

Estamos sempre buscando maneiras de melhorar nosso produto.

Através de canais de comunicação abertos e um ambiente de trabalho colaborativo, incentivamos a troca de ideias e a busca por soluções criativas para os desafios que enfrentamos.

Além disso, também temos como prática a validação das ideias. Para isso, utilizamos vários métodos, incluindo pesquisas de mercado, entrevistas com clientes e testes de usabilidade. Assim, garantimos que estamos no caminho certo desde o início.

Conclusão

Na 3C Plus, o UX não é apenas uma parte no desenvolvimento, mas é a essência de tudo o que fazemos.

Dessa forma, com uma metodologia totalmente centrada no usuário, buscamos encantar e fidelizar nossos clientes, proporcionando-lhes uma boa experiência em cada interação com nosso produto.

E é esse compromisso com a excelência em tudo o que fazemos que nos faz ter a certeza de que cresceremos para sempre! Certamente, queremos ter você ao nosso lado neste processo.

Por isso, acompanhe as nossas redes sociais e fique ligado nos nossos artigos do blog. Assim, você pode acompanhar mais conteúdos como este. 

Até a próxima!

Veja também

mensagens que vendem
6 dicas para vender mais consignado
6 minutos
Correspondente Bancário
Os altos índices de inadimplência na Black Friday podem servir como grandes oportunidades para os call centers de recuperação de crédito. Confira as dicas para preparar sua operação.
plugins premium WordPress