ROI do Call Center

3CPlusCall Center, Gestão0 Comentário

ROI do Call Center: como medir o retorno do seu investimento?

Todos os grandes empresários e empreendedores sabem bem que, mesmo em tempos de crise, é preciso investir — se não para crescer, para se tornar competitivo e sobreviver à concorrência, cada vez mais acirrada.

Mas, principalmente neste caso, de investimentos em tempos de crise, é preciso de estudo e planejamento para que se tenha retorno.

Quem amplia os investimento deseja ver prosperar o seu negócio, e para alcançar o objetivo da empresa é preciso ser assertivo e medir constantemente se os passos dados estão corretos, a que velocidade as melhorias estão caminhando e se estão sendo eficientes.

Você sabe como medir o retorno dos investimentos que faz no seu Call Center?

Continue lendo este artigo, entenda mais sobre a principal métrica para essa medição e veja como ela pode direcionar ao caminho das conquistas.

Retorno sobre investimento

A principal métrica para medir o retorno sobre o investimento é o ROI (do inglês return of investment), que analisa os investimentos feito nos mais diversos setores para uma visão real das ações.

Se o ROI da sua empresa é positivo, então você está fazendo os investimento certos. Caso ele seja negativo, então é hora de mudar de estratégia.

Um ROI positivo significa que a receita gerada é maior do que o investimento realizado.

Por isso, se o indicador apontar para números negativos, é hora de repensar sobre o que está fazendo, encontrar a resolução de gargalos antes de fazer novos investimentos.

Assim funciona com todas as empresas, e com os Call Centers não é diferente. Este indicador é capaz de ajudar na tomada de decisões e fazer prosperar o seu negócio.

Se você ainda não adotou esse importante medidor na sua central, então confira nossas dicas para obter resultados significativos.

Como calcular o ROI?

Mesmo sendo uma métrica comum, há muitas dúvidas sobre como calcular o ROI. Sua fórmula é simples:

ROI = (investimento – custo / custo x 100)

Para aplicar essa fórmula, é preciso definir um período de tempo, como um mês, um semestre ou um ano.

O resultado deste cálculo representa o retorno do investimento realizado.

Para os Call Centers, alguns complementos podem ser feitos a esta conta.

Se você deseja atendimento mais rápido e reduzir seus custos com telefonia, por exemplo, pode calcular sobre o investimento em tecnologias, como telefonia VoIP e discadores automáticos.

Veja quanto sua equipe lucrou a mais com essa aceleração para saber se valeu a pena.

Outro fator importante é entender qual o papel do Call Center: vendas diretas, sac, cobranças, pós-venda. Tudo isso pode impactar no resultado final.

Para isso, é preciso de dados como quanto custa sua equipe, o valor das tecnologias, horas extras, gastos adicionais.

Com o resultado dessa métrica em mãos, é só definir objetivos, escolhendo se a meta é baixar os custos ou aumentar os resultados, de acordo com a realidade da sua empresa.

Como alinhar os investimento aos resultados?

Dependendo de qual for o objetivo, e também o resultado do cálculo do seu ROI, alguns investimentos apresentam resultados garantidos. Entre eles estão:

  • Apostar em tecnologias de ponta
  • Investir no treinamento de sua equipe
  • Otimizar custos operacionais
  • Adotar procedimentos de melhorias contínuas

Agora que você já sabe como calcular o ROI do seu Call Center e tem ideias de como fazer novos investimentos, que tal conhecer melhor a 3C Plus?

Solicite uma demonstração e vamos te contar tudo o que somos capazes de fazer pelo seu Call Center.

Escrito por: 3CPlus
Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *