Prefixo 0303: o que muda para as operações de telemarketing

24/03/2022|Categorias:Call CenterNotíciasVendas

Nova regra definida pela Anatel obriga empresas que ofertam serviços e produtos por ligações e mensagens a se identificarem ao consumidor usando o novo código.

No final de 2021 a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou o uso obrigatório do prefixo 0303 para empresas de telemarketing. O objetivo da medida, que começou a valer em março de 2022, é auxiliar os consumidores na identificação desse tipo de ligação e garantir o direito deles de decidir se vão aceitar ou não a chamada.

O telemarketing ativo consiste na prática de contactar leads e clientes com a finalidade de oferecer produtos e serviços. Esse contato é uma forma de estimular o relacionamento do cliente com a empresa e pode ser feito tanto por ligações quanto por mensagens, inclusive textos e áudios enviados por aplicativos.

O novo prefixo entrou em vigor para empresas que usam rotas de telefonia móvel no dia 10 de março de 2022. Já aquelas que têm contrato com operadoras de telefonia fixa o prazo para implantação do código é 08 de junho de 2022. Confira com detalhes o que muda para as operações de telemarketing.

O que diz a regra do prefixo 0303?

O documento que estabelece a obrigatoriedade do prefixo 0303 é o Ato nº 10413, publicado pela Anatel no dia 24 de novembro de 2021 no Diário Oficial da União. No arquivo constam as regras e orientações sobre a obtenção e utilização do novo código, confira os pontos principais:

  • O Código Não Geográfico 303 é de uso exclusivo para atividades de telemarketing ativo
  • O código será utilizado junto ao prefixo nacional 0 e seguido pelo número da empresa: 0303 N7N6N5N4N3N2N1
  • O número com o prefixo deve aparecer claramente no visor do aparelho do consumidor
  • Só é permitido a reserva de um código por CNPJ
  • As operadoras de telefonia devem realizar o bloqueio de chamadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor
Lista de regras sobre o prefixo 0303 presentes no Ato nº 10413 da Anatel
Regras sobre o prefixo para telemarketing ativo estão elencadas no décimo item do Ato nº 10413

Como fazer a reserva do código?

Para realizar a reserva do código a empresa que utiliza atividades de telemarketing ativo precisa acessar o novo Sistema de Administração do Plano de Numeração, o nSAPN. Após selecionar o CNG 303 é possível consultar os códigos gerados automaticamente pelo sistema, ou consultar a disponibilidade de um código específico escolhido pela empresa.

Site do nSAPN onde deve ser feita a reserva do código 303

Após selecionar o código desejado é necessário preencher um formulário com o nome completo da empresa, o CNPJ e um e-mail para contato. Não esqueça de selecionar na caixa “tipo” a opção “pessoa jurídica”. Após revisar as informações é só clicar em confirmar a reserva.

Concluído esse passo a empresa deve encaminhar as informações do código, incluindo o protocolo de reserva, para a operadora de telefonia que presta serviço a ela.

Preparamos um tutorial para ajudar você a reservar o código 303: clique aqui e confira.

Quais empresas não precisam usar o prefixo 0303?

Conforme destacado anteriormente, a medida é válida apenas para empresas que usam telemarketing ativo. Logo, call centers de cobrança e empresas que realizam pesquisas por telefone não devem utilizar o prefixo 0303.

Empresas com telemarketing receptivo não têm a obrigação de usar o código 0303, já que não realizam chamadas ou envio de mensagens com ofertas. Entretanto, caso a empresa use ambos os modelos de telemarketing, ela é orientada pela Anatel a usar o mesmo número da operação ativa, com o prefixo 0303, também para a operação receptiva.

Como fica o uso de ferramentas de ligação?

A nova regra interfere também no uso de algumas ferramentas de ligação utilizadas por empresas para as campanhas de oferta de produtos e serviços.

Bina inteligente

A bina inteligente é um recurso que altera o código de área – o DDD – das ligações feitas por empresas para o mesmo código telefônico da região do cliente contactado. Além disso, a bina também gera um número aleatório a cada chamada realizada. Dessa forma, o consumidor recebe uma ligação com o mesmo DDD que o seu e com números diferentes, o que dificultava a identificação da origem da ligação.

Agora, com o prefixo 0303 as empresas com atividades de telemarketing ativo não podem mais fazer uso da bina inteligente. Isso porque, a regra definida pela Anatel obriga as empresas a terem um único número – com o prefixo 0303 – para realizar campanhas de telemarketing ativo. Dessa forma é proibido variar o número que será visto pelo consumidor em seu aparelho.

Além disso, o código 0303 é válido para todo o território nacional, logo não aparecerá mais o DDD em chamadas feitas por empresas que usam telemarketing ativo.

Discador automático

O discador automático é o principal recurso utilizado por empresas de telemarketing para aumentar o volume de chamadas. Como o próprio nome já indica, a ferramenta realiza a discagem automática de uma variedade de números e transfere as ligações para os atendentes.

Os consumidores que não desejam mais receber chamadas com prefixo 0303 podem solicitar o bloqueio desses contatos para suas operadoras. Nesse caso, as empresas de telemarketing devem retirar os números desses consumidores da sua lista de mailing. Ou então, para tornar o processo mais fácil, a melhor opção é usar um discador automático com detecção inteligente de chamadas improdutivas. Assim, quando forem realizadas ligações para esses números, o próprio discador irá constatar o bloqueio e realizar o descarte da chamada.

A 3C Plus, além de contar com discador automático com descarte de chamadas improdutivas, usa telefonia fixa do tipo STFC. Portanto, nossos clientes têm até junho para se adequar a regra. Outra vantagem é o suporte especializado oferecido pela 3C Plus que tem como objetivo auxiliar o cliente durante todo o processo de adaptação ao novo prefixo.

Fale agora com um de nossos especialistas e descubra outras vantagens em usar a solução da 3C Plus em suas campanhas de telemarketing.

Escrito por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Cadastre-se para receber nossos conteúdos