fbpx
Compartilhe

Multiprodutos: porque diversificar sua oferta de crédito consignado

4 minutos
Correspondente BancárioVendas
multiprodutos

O mercado nunca está parado, sempre havendo alguma mudança que interfere nas ofertas de crédito por parte dos correspondentes bancários. Por isso, além de evitar os principais erros ao vender crédito, estes devem contar com multiprodutos em sua carteira.

Agindo desta forma, o corban não fica dependente de um único produto ou convênio, o que só traz vantagens à sua operação.

Continue a leitura deste artigo e conheça as principais razões para diversificar sua oferta de crédito consignado:

Diversificação do portfólio de produtos

Como já falamos, é importante não depender exclusivamente de um único serviço financeiro no ramo dos correspondentes bancários.

Uma empresa neste setor deve oferecer uma variedade de produtos, como empréstimos, financiamentos, seguros, consórcios, abertura de contas, pagamento de contas, entre outros.

Isso permite atender a diferentes necessidades dos clientes e diversificar as suas fontes de receita, reduzindo a dependência de um único serviço financeiro específico.

Risco do mercado

Depender de um único produto significa colocar todos os ovos em uma única cesta. Esta ação, portanto, se torna bem arriscada, tendo em vista que o mercado está sempre se movimentando.

Se houver uma mudança na legislação que rege as regras do consignado, por exemplo, empresas que contam com poucos produtos se verão em uma posição vulnerável.

Dessa forma, estas terão de enfrentar dificuldades financeiras e precisarão aprender sobre novas mercadorias de forma rápida, sendo que o tempo de resposta de venda não é imediato. Sendo assim, a operação que passar por esta situação pode ter dificuldades para se adaptar rapidamente e se realocar.

Um exemplo disso é o que aconteceu em abril deste ano, quando o governo decidiu reduzir a taxa teto do crédito consignado para beneficiários do INSS, inviabilizando o principal produto na prateleira dos corbans.

Concorrência

Em um mercado competitivo, é extremamente importante contar com multiprodutos para se destacar dos concorrentes.

Afinal, se a concorrência possui um portfólio completo de linhas de crédito, direcionado a PF e PJ, o negócio que depende exclusivamente de um único ítem pode perder participação no setor rapidamente.

Aqui, uma boa dica é contar com um bom script e um funil de vendas para suas ofertas. Assim, sua operação estará preparada para vender aos clientes.

Ciclo de vida do produto

Todos os produtos têm um ciclo de vida, que inclui as fases de desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio.

No caso do ramo de correspondentes bancários, por exemplo, vamos considerar a linha de crédito para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos: os aumentos salariais são em épocas distintas, e a liberação de novos artigos (como o cartão benefício, por exemplo) ou aprovação de margem extra não ocorrem simultaneamente.

Quem trabalha com multiprodutos, consegue aproveitar todas as oportunidades dentro do ciclo de vida dos seus produtos, não tendo que esperar as condições ideais para gerar receita na sua operação.

Diversificação da fonte de receitas 

Atender uma variedade de convênios permite que o negócio diversifique suas fontes de receita.

Assim, se um convênio não estiver indo bem, outros podem compensar as perdas e manter a saúde financeira da empresa.

Além disso, essa atitude também reduz a dependência de um único segmento de clientes, tornando a operação mais lucrativa.

Inovação e crescimento

Depender de um único público-alvo limita as oportunidades de crescimento da empresa. Ao diversificar seu portfólio, a operação pode inovar, explorar novos mercados e atender às diferentes necessidades dos clientes.

Além disso, ao diversificar sua oferta, a operação é capaz de se adaptar às mudanças nas demandas do mercado, o que permite que ela cresça e permaneça relevante a longo prazo.

Por fim, é importante ressaltar que o momento certo para uma operação ampliar seu portfólio de produtos/convênios pode variar dependendo de vários fatores. São eles: o estágio de desenvolvimento da empresa, as reservas financeiras (importantes para viabilizar a expansão), novas estratégias de vendas, ou oportunidades de crescimento. 

Contar com multiprodutos e não depender exclusivamente de um único convênio ajuda a mitigar riscos, enfrentar a concorrência, lidar com os ciclos de vida dos convênios, garantir uma fonte diversificada de receita e promover o crescimento e a inovação da empresa.

Veja também

Prefixo 0303 precisa aparecer na tela do consumidor
Ferramenta all-in-one: a nova aposta para 2024
5 minutos
Correspondente Bancário
Softphone
plugins premium WordPress