fbpx

Como lidar com devedores difíceis

como lidar com devedores difíceis

A inadimplência está presente em empresas de diferentes tamanhos, e lidar com ela não é uma tarefa fácil. Porém, quando se conhece o tipo de cada cliente, o processo para recuperação de crédito torna-se mais simplificado.

Portanto, é imprescindível que sejam utilizadas estratégias, garantindo ações mais assertivas no processo de cobrança. Neste artigo abordaremos os tipos de credores e como lidar com devedores difíceis. 

Tipos de devedores

Para saber quais estratégias devem ser tomadas e como aplicá-las na sua operação de recuperação de crédito, é necessário conhecer o tipo de devedor. Assim, fica muito mais fácil saber como abordá-los, o que, consequentemente, torna a negociação mais assertiva.

Por isso, separamos os credores por perfis, permitindo que você tenha mais controle da sua operação. Além disso, facilitando os pagamentos de cada cliente.

Existem 4 tipos de devedores, são eles:

Devedor desorganizado

Como o próprio nome já diz, este tipo de inadimplente é apenas desorganizado com as finanças. Na maior parte dos casos, esse tipo de devedor atrasa os pagamentos por falta de planejamento.

Sendo assim, de todos os tipos de devedores, ele é o mais fácil de lidar. Comumente, são pessoas que gastam muito e possuem certa compulsão por compras. Por isso, geralmente, pede renegociação de juros e realiza a quitação na primeira negociação.

Devedor ocasional

Este tipo de inadimplente busca sempre manter suas contas em dia. Porém, acaba se tornando devedor por algum motivo. 

Por ser uma pessoa que acaba devendo por motivos muito específicos, não gosta das cobranças.

Portanto, a abordagem deve ser feita com cautela para evitar que o cliente fique com más impressões. 

Devedor negligente

Uma característica comum deste devedor é o esquecimento e falta de planejamento. Sendo assim, costuma ter a vida financeira bem desorganizada e não dá muita atenção para isso.

Portanto, as negociações com esse cliente são mais complexas, tendo a necessidade de uma comunicação clara com relação aos acordos e datas de quitações.

Mau pagador

É um perfil que não se preocupa muito com as cobranças e vê isso como algo comum. Por isso, de todos os devedores, este é o mais difícil de cobrar.

Portanto, por muitas vezes, a negociação não acontece de forma amigável e só a cobrança extrajudicial não resolve, sendo necessárias algumas medidas mais firmes, como partir para a cobrança judicial. 

Tipos de devedores

Porém, para a abordagem de cada perfil, são necessárias várias estratégias, que vamos te contar aqui.

Estratégias de cobrança 

Uma operação de qualidade é sinônimo de resultados de sucesso. Por isso, após conhecer cada perfil de devedor, é necessário saber quais estratégias são aplicáveis ao negócio.

Essas estratégias são como um quebra-cabeças, todas as peças precisam se encaixar para o resultado final ser harmônico.

Prepare-se para a negociação

Negociar não é uma tarefa fácil. Por isso, estar sempre munido de meios para começar a negociação é fundamental.

A primeira delas é conhecer seu cliente, como já te apresentamos aqui. Isso inclui ter todas as informações do seu público. Esse trabalho fica mais fácil quando se tem um sistema integrado ao outro.

Outra etapa essencial para a preparação da negociação é saber comunicar-se de forma clara e objetiva.

Saber comunicar-se também abrange saber ouvir! Mostrar-se interessado pela situação do seu cliente é de grande valia. Assim, é possível entender o porquê ele tornou-se inadimplente e encontrar soluções mais possíveis para o problema que ele está enfrentando no momento.

Tenha um script de cobrança

O script de cobrança é um roteiro que orienta como o operador deve agir durante o contato com o devedor.

Ele funciona como uma base para:

  • Ter uma padronização na qualidade do atendimento;
  • Personalizar a proposta do cliente;
  • Minimizar erros;
  • Estabelecer uma manutenção de relacionamento;
  • Otimizar tempo na operação.

Tendo um script de cobrança bem elaborado é possível partir para outros passos.

Utilize o funil de cobrança

O funil de cobrança é uma estratégia que auxilia na gestão das negociações de dívidas. Para isso, ele divide o processo em três etapas: topo, meio e fundo.

No topo do funil, temos o objetivo de contatar os clientes. Nessa etapa é necessário atentar-se se os dados estão atualizados na sua base para otimizar o processo.

No meio, o intuito é converter o débito em pagamento. Porém, como esses clientes já foram contatados, o esforço deve ser voltado a garantir que eles cumpram com o compromisso de quitar a dívida. 

O fundo do funil é o momento de acompanhar as negociações. Afinal, se pressupõe que o cliente já iniciou o pagamento, portanto, é necessário manter o contato para garantir que o débito será quitado.

Utilize a tecnologia a seu favor

Essa é a etapa mais importante de toda a estratégia. Pois, utilizando a tecnologia é possível atingir os objetivos em menos tempo e com muito mais qualidade.

Escolher o canal certo para abordar seu cliente também entra nessa etapa. Para isso, é necessário contar com ferramentas que te entregue várias possibilidades de performar muito mais.

Aí é que entra a solução da  3C Plus, uma ferramenta omnichannel para quem busca mais assertividade. A tecnologia conta com discador automático, SMS, WhatsApp e rotas de telefonia.

Além disso, dentro de cada um dos tópicos, é possível contar com diversas funcionalidades.

Por exemplo, para cobrar um cliente com perfil de devedor desorganizado é possível utilizar o sms. Através dessa funcionalidade, é possível lembrá-lo de que a dívida está próxima do vencimento.

Se você quer performar muito mais e ter resultados reais, conte com a tecnologia que só a 3C Plus pode te oferecer. Agende uma demonstração totalmente gratuita agora mesmo.  

Estratégias de cobrança

Para mais conteúdos assim, nos acompanhe nas redes sociais e fique ligado no nosso blog. Fazendo isso, você ficará atualizado de todas as tendências do mercado. 

Agende uma demo e comece a eliminar a ociosidade da sua operação agora com a 3C Plus!

Carla Fernandes

Carla Fernandes

Carla Fernandes

Carla Fernandes

Veja mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Central de atendimento:
11 4063-7921

© 2023 3C PLUS®. Política de privacidade

plugins premium WordPress

Descubra como o discador automático pode acelerar a produtividade da sua empresa

Descarte até 91% das chamadas improdutivas e economize tempo, dinheiro e esforços