5 maiores aprendizados no Consig Summit 2022

[featuredInternaPostBlog]
[metaInternaPostBlog]

“Esse é o evento que veio para mudar a vida de vocês”, e o João Neto, fundador da Fontes Promotora e do Consig Summit 2022, tinha razão quando disse essa frase. O time da 3C Plus participou, nos dias 8 e 9 de setembro, do evento financeiro que se tornou o maior do mundo. 

O Palco Principal, a Arena Corban e a Arena Digital receberam profissionais das áreas de crédito consignado, marketing, finanças e empreendedorismo. Mas quais insights tiramos da nossa participação em um evento tão grandioso? Separamos 5 aprendizados no Consig Summit 2022!

1. Evoluir é essencial para o mercado

Há menos de 1 ano, estivemos no primeiro Consig Summit, quando o evento tinha uma proporção menor e a nossa marca também. Foi lá que identificamos a urgente necessidade de evolução. De acordo com o Ney Pereira, CEO da 3C Plus, “o maior aprendizado nessa edição é entender que nós podemos fazer coisas muito maiores do que a gente imaginava. Dessa forma, em termos de autoridade, branding, percebemos nessa edição que tudo o que planejamos, conseguimos entregar. A gente é capaz de fazer algo diferente nesse mercado e tornar a 3C Plus a maior empresa do canal do correspondente bancário”, afirmou.

Além da visão interna, a percepção de evolução da 3C Plus também veio do meio externo. De acordo com Eron Pereira, correspondente bancário e head de redes sociais da Fontes Promotora, “hoje vocês vieram com força, com gás total. Falando em termos de produto também, vieram agregando muito. Antes o sistema não atendia o home office com uma posição só, então vocês vieram com o produto muito bem posicionado”.

Aprendizados no Consig Summit 2022
Palco principal, um dos cenários de maiores insights no Consig Summit 2022.
(Reprodução: Hégon Teixeira)

2. Ouvir o público é primordial

A Arena Corban foi palco para o head de parcerias da startup, Alan Armstrong, que mostrou para mais de 2 mil pessoas o poder do sistema e tecnologia da 3C Plus. De acordo com a Franciele Belarmino, proprietária da Acert Agência de Crédito que utiliza o sistema há 1 ano e que acompanhou a palestra, “tudo o que eles mencionaram aqui referente a tecnologia, de ouvir a ligação do consultor, de saber onde ele ‘tá’ errando, a 3C completa perfeitamente. Afinal, é a melhor discadora para o correspondente bancário”.

Gestão + inovação = sucesso

Aliás, o palco também contou com a Lívia Alvim, superintendente executiva da Lev Negócios, que trouxe uma reflexão muito importante: “o poder da gestão é o que guia a operação”. Em conversa com a nossa equipe, ela falou da importância de tecnologias como a 3C Plus para uma gestão ainda mais efetiva. “É impossível você ser gestor sem controle e sem análise de indicadores. Você precisa ter um discador onde consegue acompanhar a produtividade do seu time, aumentar o nível de contato com a pessoa certa, quanto tempo que o operador fica em uma ligação, se ele tá conseguindo reter aquele cliente”, destacou Lívia.

“É impossível você ser gestor sem controle e sem análise de indicadores”.

Lívia Alvim, superintendente da Lev Negócios

Em princípio, desde que a tecnologia 3C Plus surgiu com o propósito de democratizar o acesso a ferramentas em nuvem de telefonia IP, a inovação foi uma das palavras que sempre fizeram parte da rotina de trabalho. Segundo o CTO da startup, Diogo Hartmann, o Consig Summit serviu para que pudéssemos mostrar a evolução do nosso produto: “tivemos muitas mudanças, principalmente com relação às normas da Anatel. A gente teve que se adequar muito rápido. Eu colocaria a principal mudança o Filtro Inteligente, onde o 3C Plus remove agora todos aqueles números que a gente sabe que não vão gerar um contato efetivo. Nem discamos mais para esses contatos. Com isso, tivemos um ganho muito legal com relação a produtividade e redução de custos”.

Importância das funcionalidades

Em concordância a isso, o head de produto Henrique Amorim, falou sobre o retorno do público com relação às novas funcionalidades da 3C Plus: “a nova função de filtro inteligente teve um retorno excepcional. Tanto dos clientes que vieram aqui falar “obrigado, ajudou muito e reduziu muito nosso custo de telefonia”, quanto pras novas oportunidades, que quando escutam sobre o filtro inteligente falam “é fantástico, isso vai realmente aumentar a produtividade no meu call center”.

A marca foi reforçada ao longo de todo o evento
A 3C Plus reforçou a marca de maior discador automático do canal do correspondente bancário.
(Reprodução: Hégon Teixeira)

3. Histórias são construídas sem medo

Um dos momentos mais marcantes de todo o Consig Summit veio da fala do Alan na Arena Corban, enquanto mostrava a eficiência dos grandes call centers em pequenas operações de trabalho. “A história que vim contar hoje só existe porque nós deixamos o medo de lado”, explicou o head de parcerias.

Com certeza, nossa primeira participação no Consig envolveu insegurança, levando em conta o momento atípico que nós vivíamos. “O evento do ano passado foi o primeiro evento que a 3C participou depois de um período de pandemia. Então, com certeza nós estávamos muito nervosos. Não sabíamos como aconteceria o evento, e foi um evento também que acabou acontecendo em um período pequeno para organização. Esse ano está tudo maior, e acredito também que ter participado da primeira edição nos trouxe muito aprendizado e bagagem. Nos preparamos como empresa, como equipe, e, principalmente, confiamos muito mais nos resultados do canal do correspondente”, afirmou a COO Diandra Ribas.

Desafios importantes para a startup

Ademais, na segunda edição do Consig Summit, foi possível ver o amadurecimento de todo o time: “a gente nunca pode duvidar de nada. Logo no início do evento tínhamos uma dúvida se o evento iria entregar todo esse número de pessoas, toda essa projeção. Aqui percebemos que não podemos duvidar de nada. Afinal, quando é posto energia em algo, isso acontece”, ressaltou o CMO da 3C Plus, Wagner Wolff.

Similarmente, outro exemplo de coragem veio da palestra “O Correspondente do Futuro”, com um dos maiores líderes no mercado de crédito consignado, Richard Nunes. Ele afirmou que “se você não se desafia, você não cresce”. Assim, nossa evolução como maior discador automático no canal do correspondente bancário veio por encararmos os desafios de verdade.

Estivemos na Arena Corban mostrando nosso sistema aos visitantes
Alan Armstrong palestrando na Arena Corban.
(Reprodução: Hégon Teixeira)

4. Um time é o reflexo da liderança

Ainda na palestra “Pequenos Corbans, Grandes Negócios”, ministrada pela Lívia Alvim, pudemos destacar a importância das lideranças para o progresso de muitas empresas. A empreendedora enfatizou um dos maiores segredos para uma gestão eficiente no meio dos correspondentes bancários: “fazer com que o seu time aprenda com você”.

Semelhantemente, vimos esse exemplo aplicado no nosso time, quando a head comercial da 3C Plus, Jaqueline Souza, mostrou a importância de eventos como o Consig Summit para equipes como a que ela lidera: “eu acho que é importante para que eles possam sentir na pele também o que é o contato presencial com o cliente, para que eles possam ver as tecnologias que estão tendo no mercado, para que eles sintam a vibe de um evento assim. As pessoas chegam procurando a gente, falando o nosso nome. Acho que quando ficamos lá dentro do escritório a sensação é boa, mas quando a gente tem isso pele a pele é muito melhor e tem uma proporção muito maior”.

A importância da liderança foi um dos maiores assuntos do Consig Summit
Parte dos líderes do time 3C Plus.
(Reprodução: Hégon Teixeira)

5. As pessoas devem estar no centro das ações

Não à toa, esse é um dos valores que mais destacamos na 3C Plus, e pudemos identificar a concordância entre os maiores nomes do mercado com esta mesma afirmação, e foi um dos aprendizados no Consig Summit 2022.

Certamente, para a fundadora da Escola do Crédito, Rayane Silva, o evento serviu para enfrentar barreiras que dentro de uma operação de call center geralmente são ignoradas: “às vezes, quando a gente ‘tá’ na nossa bolha não conseguimos entender, e só quando nós participamos de um evento como esse é que a gente tem acesso a todo esse networking, sistemas. É aqui que conseguimos ter uma visão real, tanto do potencial do mercado, quanto das formas para atingir melhor os resultados”.

Todo o momento é aprendizado

Do mesmo modo, a troca de contato também se mostrou importante para o Mario Neto, gerente comercial da Fontes Promotora, que enfatizou que “todo o momento é aprendizado, seja em uma palestra ou aguardando ali para tomar um cafézinho. Trocar ideia é essencial”. 

As parcerias foram essenciais durante todo o evento
Uma das maiores parcerias do mercado de crédito consignado: Fontes Promotora + 3C Plus.
(Reprodução: Hégon Teixeira)

Além disso, outro item evidenciado no Consig Summit foi a rapidez do suporte e do atendimento ao cliente 3C Plus. De acordo com Daiana Ibiapino, proprietária da Aliança Soluções Financeiras que utiliza a tecnologia há 6 meses, “o sistema tem um bom suporte, ele tem várias ferramentas dentro da própria plataforma que já ajudam a avaliar o mailing. Você consegue ver ali se tá dando muita caixa postal, você tem uma autonomia no visual para entender a qualidade dos telefones que estão sendo tratados ali naquela base, isso é muito bom. Tudo isso eu consigo com a 3C Plus”.

A partir disso, as expectativas são ainda maiores daqui para frente. O CEO Ney evidenciou que “até o final do ano de 2022, queremos nos  tornar a empresa mais conhecida do mercado, e aí a gente quer colher os frutos em geração de leads. O que eu percebi nesse Consig é que a gente já fez isso. Tudo o que construímos nesses últimos 5 meses fez com que fossemos reconhecidos como a maior empresa, a maior discadora do mercado, então acredito que a gente tá com a nossa missão definida no mercado pra esse ano. Podemos pensar agora nos próximos passos, até na construção de novas ICPs, ampliar tudo o que já fizemos nesse mercado e aplicar em outros mercados, porque a gente vai ter o mesmo sucesso”.

Escrito por:

[categoriasPostBlog]

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Cadastre-se para receber nossos conteúdos