4 mandamentos para vender mais por telefone

Engana-se quem acredita que vender por telefone está com os dias contados

Ao pensar em evolução, temos dados concretos: o surgimento da televisão não causou o fim das rádios, o desenvolvimento da internet não extinguiu a televisão.

Da mesma maneira, o avanço das vendas pela internet não é um fator que impossibilite a captação e conversão de vendas com televendas – muito pelo contrário – adotando as medidas certas, sua operação pode crescer.

Apesar da internet ter conquistado um importante espaço nos últimos anos nesse aspecto, com o uso de boas práticas e dicas funcionais você também irá conseguir vender mais por telefone, prospectar novos clientes e alavancar o faturamento da empresa.

Preparado?

1. Veja a prospecção como uma necessidade

Independentemente do tamanho da sua operação, da quantidade de posições e quantos clientes tem na sua carteira:

No setor de vendas é essencial enxergar a prospecção como algo importante para o seu negócio.

Com isso ter tempo dedicado unicamente para trabalhar com ela.

Antes de iniciar as abordagens por telefone, entenda qual é a sua solução.

Estude os pontos fortes que precisam ser ressaltados e quais os melhores argumentos para fechar a negociação.

Cada ligação é única e sua equipe precisará estar preparada para não perder venda! 

A partir do momento em que você inserir a prospecção de clientes em primeiro plano, a sua empresa com certeza irá ter retorno de mais vendas por telefone.

2. Discador Automático

Quanto tempo a sua equipe dedica realizando chamadas manuais?

Pensando que é preciso consultar as listas de contato, fazer a discagem esperando o tempo da chamada, classificando as ligações em planilhas, sem contar quando a ligação cai na caixa postal, o que desanima o operador depois de realizar toda a operação. 

Além de baixa produtividade, essa rotina pode ser o motivo pelo qual a sua equipe não está batendo as metas e alcançando bons resultados. 

Com o discador automático, seu operador estará focado no que realmente importa: em realizar a melhor abordagem.

Além do tempo otimizado com as discagens automáticas, seu operador ficará menos ocioso, sem perder tempo com atividades que não geram resultados para a sua operação, como ficar procurando novos contatos na lista para começar a atividade. 

Essa solução irá aumentar o volume de ligações realizadas, impactando diretamente no seu índice de vendas sem precisar aumentar o tamanho da equipe!

3. Crie rapport

Do francês, rapporter significa criar uma relação, estabelecer um vínculo e é exatamente isso que você precisa fazer ao entrar em contato com o prospect.

O objetivo é gerar confiança para que a pessoa do outro lado da linha sinta-se à vontade para falar com o seu operador e ter a melhor impressão nesse contato, de modo natural e leve.

Existem três palavras chaves que irão te ajudar no processo de criar rapport: afinidade, conexão e empatia.

Com isso, é possível adotar boas práticas que vão enriquecer o atendimento da sua equipe:

  • É primordial ser educado e ter delicadeza durante o contato;
  • Saiba quem é o seu cliente e qual o perfil dele;
  • Tenha todas as informações sobre o seu contato na tela do seu computador, pois será um diferencial que pode ajudar a fechar negócio. Saber manejar as informações é essencial para conduzir uma boa conversa. 
  • Tem um ditado que diz “vista as sandálias dos outros”, que significa que é preciso saber se colocar no lugar do próximo para entender sua jornada, dores e necessidades. Entenda o momento do cliente e como você pode ajudá-lo. 

4. Utilize um script para vender mais por telefone

Desenvolver um roteiro de argumentação é essencial para vender mais por telefone.

Ao seguir um roteiro pré-definido você passa a ter um direcionamento melhor durante a prospecção de um cliente, dando a ele respostas concretas e rápidas sobre seus questionamentos, agilidade e assertividade que todo mundo espera.

Tente avaliar anteriormente a possibilidade de descontos ou brindes, estude muito sobre seu produto ou serviço para que mesmo em situações desfavoráveis como indecisão ou insegurança tenha mais sucesso em suas vendas.

Agora que você tem nas mãos dicas valiosas para vender mais por telefone, basta colocar em prática e garantir que suas vendas por telefone lhe rendem bons lucros.

Escrito por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Cadastre-se para receber nossos conteúdos