fbpx
Compartilhe

Coaching de Vendas para Inside Sales

6 minutos
Correspondente Bancário
Inside Sales

O modelo de vendas internas, conhecido tradicionalmente como Inside Sales, é um dos mais indicados para empresas que desejam obter resultados minimizando custos.

Trata-se de um modelo baseado em equipes de venda internas.

Nada de deslocamento e contato direto com os clientes.

Os funcionários se utilizam de recursos tecnológicos, como e-mail, redes sociais, chamadas de vídeo e telefone para vender produtos e serviços.

Mas como conseguir maximizar as vendas?

Nesse artigo vamos falar sobre a importância de realizar coaching de vendas para alcançar melhores resultados.

A importância do Coaching para uma equipe de Inside Sales

Um dos grandes objetivos de aderir ao modelo Inside Sales é a redução de custos e aumento da produtividade.As vendas através de equipes internas possuem mais controle de ações, processos otimizados e podem ser o diferencial nas vendas.

O grande desafio dos empreendedores, porém, é manter esse sistema de vendas motivado, sem perder a eficiência.

Para isso, estão usando do Coaching. Uma metodologia já conhecida, um treinamento rápido, intenso e voltado para a obtenção de resultados.

Quando aplicado em equipes, o Coaching tem o poder de despertar o interesse coletivo e individual pelo sucesso contínuo da empresa.

Como começar o Coaching para Inside Sales?

O primeiro passo para aplicar as técnicas de Coaching com seu time de vendas é saber qual o propósito ou como o sucesso dessa tática será medido.

Portanto, defina:

  • Números
  • Atitudes desejadas
  • Metas a serem alcançadas

Cada colaborador deve possuir uma atividade e objetivo a ser alcançado.

Sabemos que em Inside Sales, tudo é sobre os números. Portanto, colete dados, informações, métricas e tudo o que você tiver ao seu alcance para melhorar o Coaching em Vendas.

Após isso, trace um plano. Métricas, características, habilidades: o que precisa ser melhorado e quando? Resolvendo um ponto por vez fica mais simples ver tanto a evolução da equipe quanto os resultados das vendas.

Para que um time de vendas consiga resultados satisfatórios, é fundamental que esteja engajado e motivado. Equipes desanimadas, desalinhadas com a cultura da empresa, sem domínio das ferramentas utilizadas, acabam gerando prejuízo para a empresa.

Cabe aos gestores e empreendedores, adotar técnicas capazes de despertar todo o potencial da equipe.

O que fazer com a equipe?

O primeiro passo do Coach é o alinhamento de expectativas. Ao mesmo tempo que a empresa tem seus objetivos a serem batidos, cada vendedor possui habilidades que precisam ser melhoradas, individualmente. Este é um momento para equilibrar essas duas pontas.

Após isso, revise!

Reunião Individual: Vendedores e Coaches podem se reunir periodicamente para conversar, receber feedbacks, avaliar scripts, rever ligações, ter uma revisão de informações e analisar todas as atividades e habilidades individuais.

Revisão de Informações: Entendendo como o funil de vendas funciona, quais os processos e como agir em cada etapa, fica mais simples analisar as informações e entender as oportunidades e gargalos para destravar alguns processos, manter um bom relacionamento e melhorar.

Críticas: Entendeu os pontos fortes da jornada? E os pontos fracos? O vendedor tem algo a melhorar com os prospects e clientes, ou em algum processo? Foque em críticas construtivas e treinamentos específicos para estes casos.

Por exemplo: na reunião individual, coach e vendedor analisaram os números e viram que aquela pessoa possui um grande gargalo na fase do funil destinada a qualificação. O foco do coaching daquela semana, pode ser exatamente em cima de evoluir este ponto.

Três Pilares do Coaching de Vendas.

Sabendo como o coaching funciona, com reunião, análise e melhorias, fica mais simples compreender os 3 pilares do Coaching de Vendas, e o que dizer em cada momento.

Esses pilares foram definidos pelo Infinity Delivers e esquematiza como começar a trabalhar.

1. A ligação.

Avalie e trabalhe com seu time discursos, pitches, aberturas, técnicas de fechamentos e follow-up, como lidar com objeções, como fazer e responder perguntas e quais as formas mais efetivas na hora da prospecção de clientes.

2. Aparências

Essas são as habilidades de cada vendedor que vêm com o tempo, mas sempre podem ser trabalhadas e melhoradas. Entonação de voz, linguagem apropriada, como manter uma conversa, termos técnicos e outros. Seu público precisa compreender o que seu time está falando, antes de qualquer coisa.

3. Comportamentos

Essas são nossas atitudes no dia a dia. Como os vendedores estão agindo? Pontualidade, ética, eficiência, consistência, produtividade.

O coaching de vendas tende a melhorar resultados trabalhando cada característica. Reforçamos: se necessário, trabalhe apenas uma característica e habilidade por vez.

Como a tecnologia pode motivar essa equipe

A tecnologia, aliada ao coaching de vendas para Inside Sales, ajuda gestores e empreendedores a motivar suas equipes internas.

Para obter bons resultados é fundamental saber explorar os recursos tecnológicos.

Quando os colaboradores contam com ferramentas, programas e sistemas automatizados, conseguem focar no que importa: vender aos clientes.

Portanto, forneça à sua equipe bons sistemas, computadores e um ótimo ambiente de trabalho. Assim, o coaching em vendas será voltado para melhorias pessoais e capacitação individual, e não material.

Ao reduzir o desgaste com tarefas operacionais, os vendedores já sentem-se muito mais engajados. Sem falar no sentimento de valor, tendo em vista a preocupação da empresa com o bem-estar dos seus colaboradores.

As relações interpessoais e profissionais alcançam um nível de equilíbrio ideal, capaz de gerar um ambiente muito mais propício para que resultados apareçam.

A importância de gravar as ligações

Um dos cuidados que devem ser tomados, principalmente por empresas que se baseiam no momento de Inside Sales, é a gravação das ligações realizadas.

Trata-se de um hábito que proporciona segurança e comodidade para todos os envolvidos.

Para o coach de vendas, as gravações são fundamentais para análise e revisão do que está sendo melhorado.

Por isso, opte por um sistema que facilite esse acesso. Gravações diretamente no seu CRM, na ficha do cliente, com possibilidade de filtros e acesso a relatórios. Quer saber como?

Conheça mais sobre o WebPhone 3C+. Ele realiza ligações direto do seu CRM, possui integrações com vários CRMs do mercado e pode ser um grande aliado do seu Coaching de Vendas.

Ligue direto do seu CRM

Veja também

Correspondente bancário precisa de vínculo via CNPJ ou CLT para atuar
5 minutos
Correspondente Bancário
PABX
3 minutos
Correspondente Bancário
Prefixo 0303 precisa aparecer na tela do consumidor
plugins premium WordPress