Utilizando SMS para cobranças

Utilizando SMS para cobranças

Há diversos motivos e situações para clientes entrarem nas listas de cobranças dentro de uma empresa.

Em 2018, o SPC realizou um levantamento e constatou que houve um aumento de 4,4% no número de brasileiros inadimplentes em relação ao ano anterior.

De acordo com o estudo, Nordeste e Sul são as regiões com maior aumento de dívidas, com 6,8% e 4,7%, respectivamente.  

Com os números, alternativas para as cobranças começaram a aparecer. Então, o SMS, uma das ferramentas mais eficazes para cobrança, surgiu como opção para reduzir os gastos e o tempo da equipe financeira.

Continue lendo esse post e descubra porque usar o SMS para cobranças é uma boa alternativa.

Confira!

O número de consumidores inadimplentes cresce a cada ano. 

Como comentamos, estudos de economistas, juntamente com o SPC, apontam que a inadimplência vem aumentando no Brasil ano a ano.

Apesar da restrição por parte dos bancos e comércios na concessão de crédito, a tendência é que a situação continue ruim por conta do cenário econômico delicado em que o país se encontra.

Em virtude a esse cenário econômico, bancos e agências de crédito estão se restringindo a fechar um maior número de contratos de empréstimos.

Por que o SMS é uma boa opção?

A mensagem surge como uma ótima estratégia. Seu custo chega a ser 96% menor do do que por ligações diretas.

cobrança por SMS é rápida, personalizada. Além disso, o contato por SMS garante taxa de retorno 20% a 30% maior nas renegociações de dívidas, segundo o Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança, o Igeoc (2017).

Utilizando o SMS, a empresa envia um recado sobre a dívida por mensagem e o cliente pode responder e até receber o código de barras para pagamento de forma segura em seu aparelho de celular.

A cobrança além de prática, é feita com uma abordagem diferente. Com uma linguagem mais informal, o SMS serve mais como um lembrete do que uma cobrança prestada, sem constranger o consumidor, sendo mais bem recebido pelos clientes.

Como fazer a cobrança por SMS?

Procure escrever o texto da sua SMS de maneira educada e gentil, como um verdadeiro lembrete para o pagamento, veja estes exemplos:

Agência de crédito: Olá Maria, não esqueça que sua fatura vence no dia 20/03 e já está disponível para pagamento. Ou pague pela internet usando o código: 123456789123456789.“

Banco: Bom dia Carlos, suas dívidas podem ser renegociadas em uma de nossas agências ou pelo telefone 0800-123456. Procure-nos e volte a ficar regularizado.”

Comércio: Olá Joana, tudo bem? Suas dívidas podem ser renegociadas em uma de nossas lojas. Procure um de nossos atendentes e confira as facilidades para a regularização.“

É importante atentar-se ao horário de envio das mensagens. Uma das maiores reclamações dos consumidores é das cobranças realizadas em horários inadequados.

Além disso, uma vez que você utilize o SMS para cobranças é importante, também, fornecer todos os dados necessários para que o cliente regularize a sua situação.

Por exemplo, muitas empresas, ao enviarem a mensagem, já incluem o número do código de barras. Dessa maneira caso o cliente queira regularizar a sua situação, ele terá a mãos o código para efetuar o pagamento da dívida.

Caso isso não seja possível, informe sempre dados para contato ou até mesmo endereços onde o consumidor pode colocar a dívida em dia. Também não se esqueça de adicionar o horário de atendimento da equipe.

Tudo isso tornará a mensagem realmente eficaz na sua função de cobrança.

Cuidados ao enviar SMS para cobranças

Contudo, é preciso tomar alguns cuidados na hora de utilizar esse tipo de estratégia. Isso porque o Código de Defesa do Consumidor é bem rigoroso no que diz respeito a coação para que o cliente pague, ou, ao uso de técnicas invasivas para tal.

O artigo 17 do CDC deixa bem claro:

É crime coagir, ameaçar, constranger e fazer afirmações falsas para intimidar o cliente em débito, ou ainda perturbá-lo em seu local de trabalho, descanso ou lazer em caso de cobrança de dívida“.

Por conta disso, na hora de usar SMS para cobranças, tome alguns cuidados básicos.

 

  • Cobranças apenas em horário comercial

 

Uma das questões mais importantes é realizar a cobrança via SMS sempre em horário comercial. Perturbar o cliente nos horários de descanso ou trabalho pode até mesmo virar uma ação judicial, tendo em vista o que está previsto em lei.

 

  • Autorização do cliente

 

Um aspecto também muito importante do SMS para cobranças é que ele só pode ser enviado perante autorização prévia do cliente. Se o consumidor começar a receber mensagens de cobrança sem nunca ter autorizado esse serviço, ele também pode recorrer às vias judiciais.

 

  • Tom da mensagem

 

O tom da mensagem também é algo importante. Como está previsto no Código de Defesa do Consumidor, ameaçar, coagir ou fazer falsas afirmações é crime.

Ou seja, se você usar um tom agressivo, ou afirmar que ações estão sendo tomadas sem veracidade de informações, isso pode desencadear ações judiciais.

Por isso o ideal é que, ao enviar um SMS para cobranças, você utilize um tom amigável. Você deve mostrar ao cliente que está oferecendo a ele a possibilidade de regularizar a situação financeira.

Os modelos que você viu acima são excelentes exemplos.

 

  • Envie mensagens apenas para o titular da dívida

 

Outro cuidado importante na hora de usar o SMS para cobranças é em relação ao destinatário da mensagem. É muito comum em lojas e bancos que nomes e contatos de pessoas conhecidas sejam colocados no cadastro.

Contudo, esses números nunca devem ser utilizados para a realização de cobranças. O Código de Defesa do Consumidor deixa claro que qualquer tipo de constrangimento que a empresa cause ao cliente é crime.

Caso você envie esse tipo de mensagem, para outras pessoas ligadas ao consumidor inadimplente, também corre o risco de ter que enfrentar uma ação judicial.

Por conta disso é importante se certificar de que o número do cliente inadimplente está correto.

Esses são apenas alguns dos cuidados básicos que a sua empresa deve tomar ao utilizar SMS para cobranças. Seguindo-os, dificilmente você terá algum tipo de problema por conta da estratégia de cobrança.

Cobrança via WhatsApp, é uma opção?

Os apps de comunicação têm dominado o nosso dia a dia. Porém, mesmo sendo popular e de grande utilidade, o WhatsApp pode ser menos eficaz para sua estratégia de cobrança.

Atualmente, o WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil. Porém, precisa de aperfeiçoamento para empresas realizarem contato com a base de clientes.

As pessoas ainda veem a ferramenta como algo mais recreativo do que um aplicativo que representa seriedade.

Além da possibilidade do devedor bloquear seu contato ou reportar spam, as mensagens em massa são ainda muito manuais.

Mas para quem tem preferência, ou até mesmo tem uma base de clientes cujo o contato é feito por celular, uma alternativa pode ser alinhar os dois meios em conjunto para comunicar uma cobrança, por exemplo.

Como otimizar o envio de SMS para cobranças

Para muitas empresas, o envio SMS para cobranças parece demandar de muito tempo e equipe. Afinal de contas, vários empreendimentos possuem centenas ou milhares de clientes cadastrados na lista de inadimplentes.

Fazer todo esse processo de forma manual é um cenário irreal para os dias de hoje.

Uma excelente alternativa é utilizar um software de envio de SMS para cobranças.

Através dele, além de otimizar todo esse processo de cobrança via mensagem, você também terá uma série de outras vantagens tais como:

 

  • Segmentação

 

Ao utilizar um software de SMS para cobranças, você poderá segmentar o envio de mensagens. Afinal de contas, os clientes devedores não são todos iguais.

Uma pessoa que recentemente adquiriu a dívida, tem mais chances de colocá-la em dia do que uma pessoa que já mantêm a dívida ativa há alguns meses ou até mesmo anos.

Logo, você precisa planejar abordagens diferenciadas para cada tipo de consumidor devedor. Assim, a probabilidade dele deixar a inadimplência de lado é bem maior.

 

  • Relatórios  

 

Assim como outras estratégias de marketing, o envio de SMS para cobranças precisa ser monitorado constantemente. É a partir de relatórios de desempenho que será possível verificar a eficácia ou não de campanhas.

A partir do momento que você tem um software que gera esses relatórios, e organiza todas as informações de forma otimizada, fica bem mais fácil analisar os dados.

Com isso, você poderá melhorar as suas abordagens, de modo que a estratégia de SMS para cobranças se torne cada vez mais eficiente.

 

  • Agendamento

 

Mais uma das vantagens de contar com esse tipo de solução é que você poderá agendar o envio de mensagens. Dessa forma você poderá otimizar toda a rotina de cobrança.

Você agenda o início ou fim das campanhas. se preferir, também é possível enviar as mensagens automaticamente, o que também reduz drasticamente o tempo gasto com essa tarefa.

 

  • Personalização

 

A personalização é outro fator importante na SMS para cobranças. A verdade é que mensagens direcionadas, como, por exemplo, aquelas que citam o nome do cliente, tendem a ser mais efetivas.

Com um software de envio de SMS para cobranças, você poderá personalizar as suas mensagens, fazendo com que elas tenham um apelo mais pessoal e direcionado.

O envio de SMS ainda é um meio eficaz para cobranças. Mas, caso não obtenha o resultado esperado, ele pode ser unido a outras estratégias como o envio de e-mail, redes sociais, telefone e notificação judicial.

Solicite um teste gratuito e realize envios do SMS 3C Plus. Aproveite também e baixe nosso conteúdo com dicas para uma cobrança eficiente!

 

Dicas para uma cobrança eficiente

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *