Modelos de mensagens para cobrança através de SMS, WhatsApp e e-mail

Dentro de um call center, o tempo da sua operação é precioso. Por isso é preciso focar sempre na otimização dos processos de atendimento ao cliente. Uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é implantando em sua operação uma régua de cobrança com modelos de mensagens prontas.

Porém, não basta ter um ou dois modelos prontos a serem aplicados. Isso porque existem fatores que devem ser considerados na hora de enviar uma mensagem: a etapa do processo de cobrança e o canal usado para contatar seu cliente.

Primeiramente, é preciso compreender as etapas da cobrança. Elas são:

Cobrança preventiva

A cobrança preventiva se trata de uma mensagem enviada apenas para lembrar seu cliente que a conta está prestes a vencer. Ou seja, antes da data final do pagamento.

Verificação do pagamento

Um dia após o vencimento, sua empresa pode contatar seus clientes para verificar se eles já realizaram o pagamento.

Cobrança após o vencimento

Após o vencimento de uma conta, é necessário esperar um período de 3 dias para a compensação do pagamento.

Depois dessa espera, se o valor continuar em aberto, é hora de realizar esta etapa da cobrança. 

Cobrança com o valor atualizado da dívida

Outra etapa desse tipo de operação é o envio da cobrança com o valor atualizado, levando em consideração os juros existentes devido ao atraso do cliente até o momento. 

Aviso final

Em alguns casos, mesmo depois de todas as abordagens realizadas, o cliente segue sem realizar o pagamento da sua dívida. 

Neste momento, é hora de fazer o aviso final e avisar que, caso a conta não seja pega ou negociada, serão tomadas as devidas providências com os órgãos competentes.

Mensagem de quitação

Por fim, depois que o pagamento é realizado, é hora de enviar uma mensagem de quitação. Nela você agradece informando que o valor total da dívida está pago.

Use os 36 modelos de mensagem abaixo para criar as mensagens de cada etapa da sua régua de cobrança e garantir a efetividade desse processo: