Cliente para empresa de cobrança

3CPlusCall Center, Cobrança0 Comentário

Como conseguir clientes para operações de cobranças: 3 dicas fundamentais

Entre 2011 e 2013, o Brasil teve um grande crescimento na disponibilidade de crédito em vários setores, quando o governo federal proporcionou uma ascensão de classes, ofertando poder de compra através da facilidade de financiamento.

Contudo, quando uma crise econômica provocou grande recessão em nosso país, a inadimplência aumentou como há tempos não ocorria.

Por isso, as cobranças judiciais também tiveram um grande aumento e, para amenizar os problemas, as empresas de operação de cobrança entraram em ação.

As equipes de cobrança fazem a ponte para uma negociação entre empresa e cliente na qual ninguém acabe com muitos revezes. A ideia é acabar com as dívidas de forma rápida e amigável.

Aqui no blog da 3C Plus, já comentamos como um sistema pode lhe ajudar nesses objetivos, quando há cobranças na crise.

Como a economia brasileira não voltou a decolar, as empresas de cobrança tornaram-se, também, uma oportunidade de negócio.

Se você utilizou sua expertise para abrir um escritório de cobranças, se deparou com uma ampla concorrência.

Para sobreviver no mercado, separamos três dicas, de baixo investimento financeiro, para você conseguir mais clientes. Confira:

 

1. Saiba a quem e como se vender

As grandes empresas, com milhares de clientes, podem parecem bastante atraentes, mas em geral são pequenas e médias que precisam muito dos serviços prestados por uma agência de cobrança e ainda não possuem uma.

Por isso, um bom começo é conhecer seu mercado e região.

Trace uma região de atuação e prepare um bom material para se apresentar, especificando o tipo de serviço que sua empresa presta, frisando a abordagem ao cliente, o percentual de negociações fechadas, qual o tempo médio para realização de um acordo, como seus colaboradores são treinados, qual o roteiro do seu script de vendas e inicie uma estratégia de prospecção.

Utilize também as redes sociais para ser encontrado. Uma boa estratégia é o inbound marketing.

Com ele, você pode produzir conteúdos que esclareçam sobre o tema e, através de buscas, quem procura por respostas chega ao seu escritório de cobrança.

Além disso, com o compartilhamento de informações, você também pode se consolidar como autoridade no assunto.

 

2. Conheça a sua concorrência

Outra estratégia bem eficaz é estudar a fundo a sua concorrência.

Procure saber como outros escritórios de cobrança trabalham, seus números, seus pontos fortes e seus gargalos, se inspirar nos acertos e não repetir os erros.

Neste estudo, também é possível perceber lacunas que podem ser preenchidas, enxergando novos nichos de mercado e oportunidades de negócio.

Imprescindível, no entanto, é que você não tenha medo de quem está disputando mercado com o seu escritório, mas enxergue essa concorrência como oportunidade de sempre melhorar os serviços prestados.

Oferecer diferenciais da concorrência sempre atrai novos clientes.

 

3. Escolha muito bem a sua equipe e seus parceiros

Se existe uma propaganda que sempre traz bons resultados, essa é certamente o boca a boca.

Boas indicações rendem novos clientes, mas só acontecem quando oferecemos um serviço que encanta.

E, para encantar, só há uma maneira: ter uma equipe de colaboradores qualificados para o bom atendimento.

Por isso, invista no processo de contratação no seu escritório de cobrança.

Geralmente, os escritórios utilizam o formato de Call Center para fazer os contatos. Além de escolher bons atendentes, vale investir em treinamento.

Uma equipe bem treinada, com um bom script e flexibilidade para atuar fora dele certamente farão um serviço diferenciado, que vai render faturamento, indicações e novos clientes.

Fique atento também a quem contar como parceiro.

Um software específico para Call Center e um serviço de telefonia VoIP podem potencializar o seu negócio, diminuir seus custos e ainda oferecer dados para gerar relatórios importantes para sua empresa de cobrança.

Esses relatórios servem para acompanhamento interno e podem ser mostrados a prospects como ponto positivo, apontando que seu escritório tem condições reais de direcionar ao caminho da negociação.

E aí, você já coloca algumas dessas dicas em prática?

Conte-nos o resultado nos comentários!

 

A Importância da Internet para a Telefonia VoIP

Escrito por: 3CPlus
Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *