Como conseguir clientes para operação de cobrança: 3 dicas fundamentais

18/08/2021|Categorias:Call CenterCobrança

Dados apontam crescimento de consumidores inadimplentes no Brasil 

Com a alta nas taxas de devedores e mercado de trabalho fragilizado com a pandemia, empresas de cobrança tornam-se relevantes para a recuperação de crédito dos clientes .

É aí que a sua equipe pode brilhar: mesmo com o aumento da inadimplência, os índices de recuperação chegaram em 3,2% (acumulado em 2021).

As equipes de cobrança fazem a ponte para uma negociação entre empresa e cliente, desse modo, tem vantagens para ambos os lados.

O objetivo é acabar com as dívidas de forma rápida e amigável.

Como a economia brasileira segue incerta nesse período, as empresas de cobrança tornaram-se uma grande oportunidade de negócio.

Aqui no blog da 3C Plus, já comentamos como um sistema pode lhe ajudar nesses objetivos, quando há cobranças na crise.

Se você utilizou sua expertise para abrir um escritório de cobranças, deve ter se deparado com a ampla concorrência.

Para ajudar nos resultados do seu empreendimento, separamos 3 dicas de baixo investimento financeiro para você alcançar mais clientes:

1. Plano de Ação para Prospecção

Fundamental para a sua operação, o plano de ação para prospecção precisa ser bem elaborado para que sua execução seja assertiva. Para tanto, é necessário reunir informações sobre o seu negócio e sobre os clientes que deseja atingir.

Persona

Inicialmente, é preciso definir a sua persona (ou personas). Mais detalhado que o público-alvo, a persona representa o perfil do cliente ideal, de maneira mais humanizada e personalizada.

Uma boa persona tem suas características pessoais detalhadas, desde quem é, o que faz, seus desejos, necessidades e quais são suas dores nesse momento (a ideia é que a sua empresa possa solucionar os problemas com facilidade).

Essas definições serão um guia para que você saiba como falar e identificar os anseios do seu cliente, atendendo suas necessidades reais.

 Cadência

Com a persona definida, tenha visível a cadência da sua operação, que contemple cada etapa da jornada de prospecção.

Um fluxo de cadência é a organização e a execução de um plano pré-definido de tentativas de contato com o seu possível cliente e intervalos entre as atividades de interação com ele.

O objetivo é desenhar toda jornada da prospecção até fechar negócio, refinando as abordagens, otimizando os processos.

O objetivo é melhorar o contato para reduzir os esforços de cobrança, reduzindo a quantidade de contato até chegar no objetivo.

Script de venda

O script de venda é o roteiro que irá guiar sua equipe na jornada de captação de novos prospects, da forma mais assertiva possível, auxiliando o seu atendente a direcionar o melhor serviço para a necessidade do seu futuro cliente.

Esse documento é essencial para garantir a qualidade do contato da sua empresa, mantendo todos falando a mesma linguagem, evitando erros no momento de negociação.

Contudo, fique atento: o script de venda precisa ser revisto e atualizado com periodicidade.

2. Marketing Digital 

Quem não é visto, não é lembrado. Essa frase atemporal nunca fez tanto sentido quanto atualmente.

É um erro pensar que, por não oferecer um produto digital, a sua empresa não precisa de uma estratégia de Marketing Digital.

Faz muita diferença estar onde o seu futuro cliente está, por isso, marque presença nas redes sociais e pense na possibilidade de ter um blog para desenvolver um bom planejamento de marketing de conteúdo.

Com essa ferramenta, você produz conteúdos que esclarecem sobre o tema e pode se tornar uma autoridade no assunto na interne.

Dessa forma, além de estar bem ranqueado nas buscas, certamente as empresas que estão buscando por prestadores de serviço de cobrança serão atraídas pelo seu conteúdo, aumentando as taxas de conversão.

3. Programa de indicação 

Um cliente satisfeito compartilha, em média, com até 3 pessoas sobre sua experiência positiva.

Com incentivo, seu cliente pode se tornar um parceiro no Programa de indicação da sua operação de cobrança.

Criar um programa de indicação é benéfico para você, que vai contar com um número maior de contatos com perfil para se tornarem clientes como também para quem indicou.

Para isso, verifique como você pode atuar, concedendo uma bonificação para o cliente-parceiro, que pode ser um valor fechado por indicação e até pontuação para resgate de prêmios.

Dica bônus:

Fique atento também com quem contar como parceiro.

Um software específico para Call Center e um serviço de discador automático podem potencializar o seu negócio, diminuir seus custos e ainda oferecer dados para gerar relatórios importantes para sua empresa de cobrança.

Esses relatórios servem para acompanhamento interno e podem ser mostrados a prospects como ponto positivo, apontando que seu escritório tem condições reais de direcionar o caminho da negociação e recuperar um alto valor.

Gostou das dicas? Então não deixe de ver os modelos de mensagem de cobrança que preparamos nesse material para você.

Escrito por:

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Cadastre-se para receber nossos conteúdos