Comissão

3CPlusCobrança, Telefonia0 Comentário

Comissão de empresa de cobrança (como essas empresas ganham dinheiro)

Em tempos de crise, a inadimplência aumenta. Conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em setembro de 2018, a parcela de famílias com dívidas chegou a 60,7%, e o desemprego já atingia mais de 12 milhões de brasileiros.

O movimento natural deste momento é que as pessoas busquem alternativas para garantir sua renda. O espírito empreendedor volta com tudo e, quem tem alguma experiência com cobranças, viu uma ótima oportunidade neste segmento.

Mas como monetizar uma empresa de cobrança?

Se você se interessa pelo assunto, continue lendo este artigo que iremos explicar como funciona o serviço, além de trazer dicas preciosas para quem deseja ingressar neste mercado.

Vou conseguir ganhar dinheiro com uma empresa de cobrança?

Quanto mais pessoas endividadas, mais se tornam necessários os serviços de cobrança.

Mesmo assim é bom saber que esse tipo de negócio pode funcionar de duas maneiras distintas.

A primeira delas é se tornar uma terceirizada de médias e grandes empresas. Nesse caso, sua empresa se torna responsável pela carteira de cobrança. A outra é pegar devedores de várias empresas, mas sem uma frequência constante.

O primeiro caso é o mais lucrativos, mas também mais difícil de angariar clientes. O segundo é mais comum e, caso o serviço da sua cobradora se destaque, é possível ter bastante sucesso.

No começo, é mais comum que uma cobradora trabalhe mais tentando receber cheques sem fundo, crediários atrasados, promissórias, duplicatas. Esse é o tipo de ação que dá mais trabalho e tem uma lucratividade menor.

O nicho mais lucrativo é, sem dúvida, aquele que envolve bens em garantia, como financiamento de veículos e imóveis, mas para chegar lá é preciso paciência.

Outro trabalho de formiguinha diz respeito a captação de clientes.

Se você tiver um investimento inicial maior, será mais fácil captar clientes. Com esse investimento você poderá contratar um bom vendedor, com uma boa rede de contatos, que vai impulsionar esse início de empresa.

Taxa de sucesso

Como já vimos, há diversos fatores que interferem diretamente na forma como uma empresa de cobrança ganha dinheiro, mas um item comum a quase todas é a chamada “taxa de sucesso”.

Esse processo engloba cobrar/pagar/receber. Ou seja, a cobradora só ganha quando consegue receber.

As comissões variam de acordo com a dívida: se é uma cobrança comum ou extra-judicial.

Nas cobranças judiciais, costuma-se praticas de 20% a 30% de comissão sobre o valor recebido. Nas cobranças em carteira, essa porcentagem varia de acordo com o tempo de vencimento.

As práticas mais comuns são 25% para os vencidos a mais de 1 ano, 20% a mais de seis meses, 15% até seis meses e de 3% a 5% as recém vencidas. Em geral, são dívidas já registradas pelos serviços de proteção ao crédito.

Quanto pagar aos colaboradores?

Se a sua empresa contar com colaboradores que sejam responsáveis por essa cobrança, há duas formas de recompensá-los bastante comuns.

A primeira é pagar de 2% a 4% de comissão, caso também receba pelo processo de “taxa de sucesso”. Caso você opte por pagar fixo+comissão, essa porcentagem cai para de 0,5% a 1%.

O que mais preciso saber para rentabilizar uma empresa de cobrança?

Escolher as ferramentas corretas podem facilitar muito o processo e, portanto, tornar a empresa mais lucrativa.

A escolha dos funcionários, por exemplo, e dos treinamentos que eles vão receber, podem fazer uma equipe muito produtiva.

Escolher um software de gestão especializada em Call Center de cobrança também possibilita um aumento na rentabilidade, pois possui ferramentas focadas em otimizar processos e auxiliar no dia a dia dessas empresas.

Com um ótimo VoIP você reduz custos e realiza chamadas mais seguras, via internet. Já comentamos aqui como o VoIP ajuda no dia a dia das ligações.

Além disso, conte com um discador automático. Os discadores são grandes aliados nesse tipo de operação e campanha.

Quer saber mais sobre as ferramentas tecnológicas disponíveis para esse tipo de negócio?

Entre em contato e descubra como fazer uma cobrança efetiva se optar por investir neste mercado.

Escrito por: 3CPlus
Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *