3CPlusCobrança, Produtividade0 Comentário

Cobrança na crise: como um sistema pode melhorar o resultado?

Conforme dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgado em junho de 2018, 59,1% das famílias brasileiras estão endividadas, sendo que 24,2% estão inadimplentes, com contas em atraso.

Devido aos números desanimadores, o que não falta aos Call Centers de cobrança é trabalho.

Por isso, a gestão deste tipo de empresa passa a ser muito mais complexa, e demanda eficiência operacional para um bom relacionamento com o cliente, estratégia importante para recuperação do crédito.

Este é o momento em que contar com um sistema de gestão especializado pode fazer muita diferença na busca por bons resultados em cobrança, sempre auxiliando as equipes para que os processos tenham o andamento correto.

Há várias maneiras de contornar a inadimplência.

Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, vamos esclarecer no que um software especializado em Call Center de cobranças pode auxiliar neste momento de crise e, por consequência, aliviar a sobrecarga de trabalho das equipes.

Um sistema consegue centralizar todas as informações

No momento de realizar uma cobrança, é importante que o operador tenha em mãos todos os dados do devedor para, inclusive, traçar um perfil e decidir a melhor maneira de abordagem.

A maioria das pessoas que possui dívidas não queria estar naquela situação, mas por algum motivo (seja desemprego, aumento nas despesas, prioridades de gastos) aquela conta precisou ser atrasada.

Para auxiliar nesse processo, um software pode armazenar todas as informações necessárias no momento da negociação.

Dessa forma, estabelecendo esse histórico, o operador terá muito mais chances de acertar na argumentação e recuperar os valores em atraso.

Veja outros seis benefícios de um software para o operador de Call Center.

Até as cobranças pedem uma medida certa

Como já foi dito, ninguém quer ser um devedor, por isso é preciso, mesmo que com firmeza, ter sensibilidade no momento da cobrança.

Quando os Call Centers passam da conta no número de ligações, é comum que o devedor se sinta encurralado e até mesmo passe a ignorar as ligações.

Por outro lado, algumas pessoas que não conseguem ser contatadas tem também o direito a negociar seus débitos, e precisam de atendimento em horários especiais.

Mais chato ainda é quando o pagamento já foi efetuado e os cobradores continuam ligando desmedidamente.

Com um software especializado, é possível manter a lista dos contatos qualificados (acordo fechado e nunca mais ligar para esse contato, por exemplo) e evitar que isso aconteça.

Além disso, para um primeiro contato, pode ser utilizado o envio de SMS, uma estratégia simpática, que pode trazer retornos.

Isso porque o indicado é que se informe, primeiramente, o vencimento, lembrando da dívida em atraso. É uma maneira delicada de avisar quem está inadimplente.

Esse é um recurso também disponibilizado pelos sistemas especializados.

Discagem automática poupa muito tempo aos operadores

Em épocas em que o volume de trabalho é grande, não são só os erros de timing que prejudicam o desempenho das equipes.

Números inválidos e incorretos fazem com que os operadores percam tempo.

Mas as discagens automáticas com detector de caixa postal são responsáveis por os operadores conseguirem conversar com muito mais pessoas, otimizando tempo e aumentando a produtividade, potencializando os resultados.

Ligar na hora certa é uma das estratégias infalíveis quando se fala em cobrança, e não perder tempo com ligações inadequadas evita muitas saias justas.

Conseguiu visualizar quais são os motivos pelos quais um sistema pode melhorar o resultado das cobranças?

Entre em contato conosco que teremos prazer em lhe dar todas as diretrizes para driblar a inadimplência e tornar-se mais efetivo e produtivo nas cobranças.

Cobrança eficiente

Escrito por: 3CPlus
Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *