Checklist para revolucionar a sua operação de crédito consignado!

Descubra estratégias práticas e efetivas para aumentar muito suas vendas, alcançando e atraindo novos clientes.

Introdução

Se você está buscando alternativas e estratégias para alavancar as vendas, a primeira coisa que você precisa saber é que, para vender mais, é necessário alcançar mais clientes. Atualmente chamamos esse processo de aumentar a boca do funil.

 

Por exemplo, se você tem uma operação de consignado onde seus colaboradores trabalham com a discagem manual, o primeiro passo para virar a chave é analisar com quantos clientes eles precisam falar para gerar uma venda.

 

Se a cada 10 clientes contatados eles fecham 1 contrato, então é necessário que esse vendedor fale com mais clientes para elevar o número de contratos fechados. Nisso, a função do gestor é analisar esses indicadores e buscar ferramentas que auxiliem no processo de prospecção da equipe.

 

Atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas para elevar o índice de prospecção é o discador automático. Ele automatiza as chamadas que normalmente são realizadas de forma manual pelos vendedores.

 

Dessa forma você vai aumentar a produtividade da equipe, terá as informações sobre o dia a dia dos seus colaboradores na palma da mão e terá dados para identificar onde estão as falhas na sua empresa.


Porém, antes de contratar um discador automático, é preciso ajustar alguns detalhes para que você aproveite ao máximo essa tecnologia que já auxiliou diversos correspondentes a alavancar as vendas. Por isso, preparamos este checklist que apresenta o passo a passo que você deve seguir para revolucionar as suas vendas e ter muito mais resultados com sua empresa de crédito consignado.

Investimento

Agora que você já sabe a função da discadora, você deve estar imaginando a sua empresa totalmente produtiva com seus colaboradores falando com os clientes o tempo todo e fechando vários contratos.

 

Mas antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que para que esse sonho se torne realidade é necessário fazer um bom investimento, tanto de dinheiro quanto de tempo!

 

Por isso, a primeira coisa que você precisa saber para ter sucesso usando essa ferramenta é que você precisa se comprometer a investir no discador por pelo menos 6 meses.

 

Por esse motivo, é importante ter um caixa que permita fazer essa implementação com tranquilidade, até porque no primeiro mês você irá passar pelo processo de adaptação e deve ter disposição para aprender, analisar e ajustar os detalhes do sistema. Por isso existe a probabilidade de que a produção caia nesse período.

Preparação

Mas se você estiver disposto a passar por esses desafios da implementação, você precisa adaptar a estrutura da empresa antes mesmo de contratar a ferramenta.

Por isso vou te apresentar pontos essenciais para que a discadora funcione perfeitamente na sua empresa.

1. INTERNET

A discadora utiliza tecnologia VoIP e, por isso, é imprescindível ter uma conexão com a internet de boa qualidade para ter o retorno desejado, porque de nada adianta contratar a ferramenta se sua internet deixar a desejar.

 

As conexões feitas via VoIP são do tipo UDP, nas quais as informações precisam ser enviadas e recebidas da maneira mais rápida possível. Com sinais de áudio transmitidos através da internet, uma conexão instável pode prejudicar essa troca de informações. 

 

Acredite, uma hora sem internet é bastante capital desperdiçado. Sobre isso você pode se informar melhor lendo o artigo: A importância da internet para a utilização da telefonia VoIP

 

Além disso, é preciso uma velocidade mínima que garanta a qualidade da ligação: 50 kbps por agente logado simultaneamente.

2. EQUIPAMENTOS

Para garantir a qualidade do processo, garanta que todos os seus computadores estejam com sistemas operacionais atualizados, livre de vírus e totalmente seguros contra ciberataques. 

 

Além disso, troque as máquinas que são muito antigas, lentas, ou que prejudicam a produtividade dos seus operadores. Computadores que suportem todos os sistemas que você utiliza no dia a dia, sem travar ou ter muita lentidão, garantem que sua equipe não sairá prejudicada pela tecnologia obsoleta.

 

Cuide também de detalhes simples, mas que farão toda a diferença em seus atendimentos. Tenha em todas as mesas:

  • Computadores com saída de áudio e microfone.
  • Bons navegadores. (Caso você seja cliente 3C Plus, recomendamos o uso do Google Chrome) 
  • Headsets de qualidade

3. INFORMAÇÃO

Assim que você se programar e fazer os ajustes necessários na empresa, será necessário estruturar o mailing. Afinal, é lá que estão todos os contatos. 

 

Um mailing completo, atualizado e livre de erros, vai ajudar na performance do seu discador automático. Caso contrário, a equipe de atendimento terá mais retrabalho que acertos. Alguns erros são bastante comuns na hora de administrar um mailing, e sobre isso vamos falar a seguir.

 

  • CADASTRO

Utilizando uma discadora você poderá adaptar quais informações deseja que apareçam para seu operador, mas é preciso ter em mente quais informações são realmente necessárias e eliminar tudo que é desnecessário. Além de tornar o preenchimento do cadastro mais rápido, isso elimina diversas probabilidades de erros.

 

  • FILTROS

Um bom mailing é sempre a estratégia que rende melhores resultados e, consequentemente, aumenta a produtividade nas ligações devido à assertividade. Utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de seu mailing é uma ótima escolha, já que você poderá fazer filtros por tipo, região, perfil do cliente e horários de maior disponibilidade.

 

  • HIGIENIZAÇÃO

Como já foi visto antes, de nada adianta um mailing gigante e cheio de erros, que só gera retrabalho a toda equipe. É importante que os números ruins sejam removidos da base de dados, e essa é uma tarefa que deve ser feita periodicamente. Confira algumas dicas para higienizar o mailing da sua empresa.

4. SISTEMAS

Depois de importar o mailing e fazer os ajustes necessários, as ligações ficarão a todo vapor e você terá as primeiras informações em relação à produtividade da equipe, poderá conferir o tempo que o seu vendedor permaneceu em ligação e ocioso, identificará o número de ligações efetuadas, o status das ligações e várias outras métricas importantes.

 

Também é possível integrar o seu software de discagem automática com um sistema de consulta ou CRM multiplicando os resultados que, isoladamente, já são excelentes para essas ferramentas. 

 

O casamento entre os dois oferece o que é mais importante a sua empresa: agilidade, segurança e praticidade. O resultado é o ganho em produtividade e eficiência e, consequentemente, a redução de gastos

 

Se você ainda não sabe muito bem como escolher um software, preparamos algumas dicas.

5. EQUIPE

Ao analisar os dados você terá um direcionamento melhor do que deve ser ajustado para aumentar as vendas, mas antes de tudo o ideal é que todos tenham espaço para conhecer a ferramenta, tirar dúvidas e saber tudo o que o discador faz e pode fazer.

 

Nem sempre ter uma nova tecnologia é simples, portanto, este tempo de aprendizagem é fundamental. 

 

Por fim, recomendamos também ter em sua equipe líderes responsáveis por medir os resultados de todo o time. Pessoas que conheçam as estratégias usadas, as metas que precisam ser alcançadas e como as ferramentas funcionam.

 

Elas são essenciais para a produtividade nunca cair, além de serem pessoas a quem toda a equipe pode recorrer caso precise.

Conclusão

Esperamos tê-lo ajudado a otimizar a contratação de um discador automático. Saiba que essa é uma ferramenta essencial para empresas que precisam realizar muitas ligações e que pode ajudar a fazer muito mais com muito menos. 

 

Por isso, seria uma pena desperdiçar todo seu potencial com uma empresa despreparada para recebê-la. Na hora de cumprir o checklist, não esqueça de procurar por empresas que estejam alinhadas e comprometidas com o seu objetivo, resultados e com a melhoria de seus dados operacionais. 

 

Continue nos acompanhando e esteja sempre atualizado!