fbpx
Compartilhe

Régua de Relacionamento: você já usa em seu Call Center?

5 minutos
Call Center
Régua de Relacionamento

Já ouviu falar na régua de relacionamento para Call Center?

Essa é uma estratégia poderosa para conseguir vendas, prospectar clientes e ainda fidelizar clientes antigos.

A régua de relacionamento é formada por um conjunto de ferramentas, ações e estratégias para melhorar o contato da empresa com os clientes.

Não importa a fase em que o cliente esteja no funil de vendas, seja no topo, no meio ou no fundo, a régua de relacionamento pode e deve ser utilizada: o principal objetivo é fazer com que a empresa fique na mente do cliente.

Vamos falar mais sobre ela?

O que é a régua de relacionamento?

Quando o cliente conhece uma empresa, se relaciona com ela e se recorda dos processos que ela emprega, dos seus diferenciais e benefícios, as chances de compra ou de voltar a fazer negócio se elevam, não é mesmo?

É para acompanhar toda essa jornada entre consumidor e negócio que a régua de relacionamento existe.

Ela é basicamente um conjunto de ações que vão desde os processos de marketing, lá no início da divulgação, até o pós venda, na retenção do cliente.

Com a régua nós conseguimos definir um “passo a passo” do que deve ser feito para ter o melhor resultado, alinhando os times de Call Center, Marketing e Planejamento.

Além de melhorar a relação com os clientes, estabelecendo um vínculo muito mais forte, a régua de relacionamento contribui para aumentar a conversão da empresa e, consequentemente, o número de vendas.

Como montar uma régua de relacionamento?

Se você não aplica a régua de relacionamento para Call Center, é preciso saber: para que essa estratégia funcione, é necessário que todas as áreas contribuam com informações úteis.

Todos os times da empresa devem funcionar em conjunto e harmonia.

Para começar, a equipe de marketing do Call Center deve fornecer dados a respeito do produto que está sendo vendido (qual é o produto, como ele funciona, de que forma o produto se relaciona com a empresa, qual o posicionamento da marca etc).

Essas serão as informações básicas para a definição do lead qualificado para a empresa, o custo para prospecção de clientes, o tempo de vida do lead e outros dados sensíveis.

Como é possível observar, a montagem da régua de relacionamento depende muito da parceria entre o Call Center e o setor de marketing.

Para montar uma régua, o primeiro passo é definir a ordem das ações a serem tomadas por algum time.

Dentro de cada ponto você, gestor, pode criar com sua equipe estratégias de desenvolvimento e melhorias.

Vamos exemplificar:

Vamos supor que seu time de Call Center está trabalhando em uma campanha de vendas de um produto. Sua régua provavelmente terá os seguintes processos:

  1. Prospecção de novos e potenciais clientes
  2. Qualificação dos leads capturados
  3. Venda realizada
  4. Pós-venda.

Porém, como acompanhar o cliente nessa jornada? A qualificação do lead, será trabalhada em quanto tempo, com quantas ligações, quantas campanhas?

É pegando a jornada de compra comum do cliente e colocando mini-estratégias no meio do caminho que a régua do relacionamento se compõe.

Por exemplo, na prospecção de novos e potenciais clientes, como esse trabalho será realizado? Seria interessante ter diversos formulários com objetivos diferentes para o time de Call Center realizar ligações assertivas?

Ou quem sabe uma segunda e terceira campanha acontecendo com operadores focados em puxar consumidores para testes gratuitos, novos produtos ou para conhecer mais do que está sendo ofertado?

A régua de relacionamento é um parâmetro que seus operadores de Call Center podem seguir em qualquer etapa, seja na prospecção, vendas, pós-vendas ou cobrança.

Elencar esse processo de pequenas ações auxilia todo o time a saber como estruturar um ótimo script, para sempre melhorar.

Quais as principais vantagens?

A régua de relacionamento para Call Center apresenta uma série de vantagens. Uma delas diz respeito às metas internas da empresa.

É comum que esse modelo de negócios conte com metas a serem batidas a cada período.

Para dar conta de fechar o mês com as vendas acima do esperado para determinado produto, é fundamental que a régua de relacionamento seja aplicada em todas as etapas da relação com o cliente.

Assim você conhece melhor como seus operadores estão trabalhando e onde estão os possíveis gargalos das operações.

Outra vantagem da aplicação da régua de relacionamento é identificar o melhor momento para realizar uma ação.

Exemplo disso é a cobrança de dívidas por telefone, que hoje em dia é colocada em uma posição da régua posterior às tentativas de cobrança por e-mail.

Também é possível observar a vantagem da régua de relacionamento no que diz respeito ao número de vendas.

Quanto mais claro é o relacionamento com o cliente, melhores são os argumentos e mais assertivas as abordagens por parte dos vendedores.

Lembra quando falamos que para a criação da régua de relacionamentos é necessário o contato direto entre o Call Center e o setor de marketing?

Essa é vista como outra vantagem dessa estratégia: a integração entre os setores da empresa.

Como melhorar a gestão a partir disso?

A régua de relacionamento proporciona uma gestão muito mais inteligente e eficiente dos processos.

Trata-se de um recurso a ser explorado para a melhoria dos resultados globais em um Call Center.

A régua de relacionamento está à disposição dos gestores e empreendedores, permitindo a melhoria do atendimento com os clientes em todas as etapas do empreendimento.

Gestão de Call Center

Veja também

indicadores de cobrança
Correspondente bancário precisa de vínculo via CNPJ ou CLT para atuar
5 minutos
Correspondente Bancário
PABX
3 minutos
Correspondente Bancário
plugins premium WordPress