fbpx
Compartilhe

Call center na agência de crédito: conheça as vantagens

3 minutos
Call CenterGestão
call center na agência de crédito

Ter um call center na agência de crédito pode trazer inúmeros benefícios, e pode ser a chave para alavancar o negócio. Mas, antes de mais nada, vamos entender o que são e porque eles podem te ajudar.

Os call centers surgiram das influências de algumas técnicas de marketing, vendas, telecomunicações e serviços corporativos de atendimento por telefone. Hoje, o faturamento no setor  representa um importante segmento empresarial no país, que cresce a 8% ano e alcança R$ 21 bilhões por ano.

Chamado também de telemarketing ou SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), os centros de ligações cresceram a partir da popularização do sistema Telebrás em 1988. Essa modalidade surgiu de conformidade com a expansão do setor do Código de Defesa do Consumidor, que dizia para as empresas disponibilizassem um serviço para atender as solicitações dos clientes.

Logo, ter um call center se tornou muito mais do que um meio de atender as solicitações de clientes, mas uma forma lucrativa de obter novos negócios. O call center na agência de crédito começou a trazer benefícios que logo foram evidenciados. 

Isso porque, esses serviços são, normalmente,  terceirizados. Isso ajuda ainda mais a alavancar o mercado. A terceirização é mais eficiente porque conta com profissionais preparados para ajudar em determinada função, poupando as empresas de treinamentos extras com uma equipe de colaboradores.

O call center na agência de crédito é apenas uma das áreas de atuação. Essa modalidade pode estar presente também em Serviço de Atendimento do Cliente (SAC), vendas de produtos ou serviços e cobrança.

Pontos positivos do call center na agência de crédito:

  • Interatividade com o cliente: aproxima a relação entre empresa e cliente, porque telefone confere um tom pessoal na relação;
  • Versatilidade: as estratégias de telemarketing podem ser modificadas  e adaptadas rapidamente;
  • Otimização: muitas informações podem ser repassadas em apenas uma ligação;
  • Controle: as chamadas podem ser gravadas e acompanhadas de perto;
  • Foco: diversas condições podem ser aplicadas a grandes grupos de clientes;
  • Cobertura: não há limite de distância;
  • Comodidade: o vendedor não precisa sair da cadeira para fazer uma venda;
  • Custo: é mais barato vender por telefone;
  • Velocidade: pode ser efetuadas mais de 70 chamadas por dia de conversação direta com o cliente.

O setor também se tornou uma porta de entrada para o mercado de trabalho de jovens e universitários.

Eventualmente, o serviço de call center é contratado por bancos, agências de crédito, lojas de varejo, seguradoras, planos de saúde e editoras. Tanto quando há aquecimento no mercado, ou quando há crise, o serviço mais procurado é o da venda. Mas, em tempos de crise também aumenta a demanda pelos serviços de cobranças.

Assim como em qualquer outro setor econômico, neste ramo dos call centers, o retorno não é imediato. É necessário acompanhar todo o funcionamento, buscando sempre melhorar a produtividade dos operadores, sobretudo trabalhar para diminuir o tempo de atendimento, realizar mais ligações com qualidade, investir em opções como URA, Callback, entre outros. Com o call center na agência de crédito funcionando, é possível lucrar e aproveitar o mercado que cresce por meio desse serviço bem estruturado e qualificado.

Gostou deste artigo? Melhore ainda mais a sua percepção sobre o assunto com esse eBook.

Como utilizar Call Center na sua agência de crédito

Veja também

script de cobrança
7 minutos
Correspondente Bancário
Configure e resolva problemas do seu headset | 3C Plus
plugins premium WordPress

Descubra como o discador automático pode acelerar a produtividade da sua empresa

Descarte até 91% das chamadas improdutivas e economize tempo, dinheiro e esforços